Autoerotismo em sala de aula: o que pensam, como reagem e dizem fazer os professores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ricardo Desidério da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Maia, Ana Cláudia Bortolozzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6590
Resumo: Percebendo-se a necessidade de uma discussão sobre a temática da sexualidade nas escolas e principalmente na formação dos docentes este estudo qualitativo investigou o relato de professores sobre o autoerotismo de seus alunos e alunas na sala de aula: o que pensam, como reagem e dizem fazer em sua prática docente. Participaram 9 professores, de ambos os sexos, que responderam a uma entrevista projetiva para posterior análise de conteúdo. Os resultados demonstram que os professores, apesar de considerarem importante este trabalho com seus alunos, manifestam dificuldade em falar sobre o tema, indicando inclusive que partem de suas concepções pessoais e não baseados em teorias, evidenciando assim, carência na sua formação para lidar com educação sexual na escola. Conclui-se que os professores ainda percebem a sexualidade a partir de mitos e tabus, especialmente sobre o autoerotismo e, nesse sentido, é importante investir na formação acadêmica de professores para que possam desenvolver de modo pedagógico, contínuo e sistemático, projetos de educação sexual na escola.
id UNESP-15_b91e6dd73c525ff25da08179ed20d981
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6590
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Autoerotismo em sala de aula: o que pensam, como reagem e dizem fazer os professores?Percebendo-se a necessidade de uma discussão sobre a temática da sexualidade nas escolas e principalmente na formação dos docentes este estudo qualitativo investigou o relato de professores sobre o autoerotismo de seus alunos e alunas na sala de aula: o que pensam, como reagem e dizem fazer em sua prática docente. Participaram 9 professores, de ambos os sexos, que responderam a uma entrevista projetiva para posterior análise de conteúdo. Os resultados demonstram que os professores, apesar de considerarem importante este trabalho com seus alunos, manifestam dificuldade em falar sobre o tema, indicando inclusive que partem de suas concepções pessoais e não baseados em teorias, evidenciando assim, carência na sua formação para lidar com educação sexual na escola. Conclui-se que os professores ainda percebem a sexualidade a partir de mitos e tabus, especialmente sobre o autoerotismo e, nesse sentido, é importante investir na formação acadêmica de professores para que possam desenvolver de modo pedagógico, contínuo e sistemático, projetos de educação sexual na escola.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/659010.21723/riaee.v8i3.6590Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 3 (2013); 678-687Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 3 (2013); 678-6871982-55872446-860610.21723/riaee.v8i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6590/4847Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ricardo Desidério daMaia, Ana Cláudia Bortolozzi2017-11-08T17:35:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6590Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T17:35:01Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoerotismo em sala de aula: o que pensam, como reagem e dizem fazer os professores?
title Autoerotismo em sala de aula: o que pensam, como reagem e dizem fazer os professores?
spellingShingle Autoerotismo em sala de aula: o que pensam, como reagem e dizem fazer os professores?
Silva, Ricardo Desidério da
title_short Autoerotismo em sala de aula: o que pensam, como reagem e dizem fazer os professores?
title_full Autoerotismo em sala de aula: o que pensam, como reagem e dizem fazer os professores?
title_fullStr Autoerotismo em sala de aula: o que pensam, como reagem e dizem fazer os professores?
title_full_unstemmed Autoerotismo em sala de aula: o que pensam, como reagem e dizem fazer os professores?
title_sort Autoerotismo em sala de aula: o que pensam, como reagem e dizem fazer os professores?
author Silva, Ricardo Desidério da
author_facet Silva, Ricardo Desidério da
Maia, Ana Cláudia Bortolozzi
author_role author
author2 Maia, Ana Cláudia Bortolozzi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ricardo Desidério da
Maia, Ana Cláudia Bortolozzi
description Percebendo-se a necessidade de uma discussão sobre a temática da sexualidade nas escolas e principalmente na formação dos docentes este estudo qualitativo investigou o relato de professores sobre o autoerotismo de seus alunos e alunas na sala de aula: o que pensam, como reagem e dizem fazer em sua prática docente. Participaram 9 professores, de ambos os sexos, que responderam a uma entrevista projetiva para posterior análise de conteúdo. Os resultados demonstram que os professores, apesar de considerarem importante este trabalho com seus alunos, manifestam dificuldade em falar sobre o tema, indicando inclusive que partem de suas concepções pessoais e não baseados em teorias, evidenciando assim, carência na sua formação para lidar com educação sexual na escola. Conclui-se que os professores ainda percebem a sexualidade a partir de mitos e tabus, especialmente sobre o autoerotismo e, nesse sentido, é importante investir na formação acadêmica de professores para que possam desenvolver de modo pedagógico, contínuo e sistemático, projetos de educação sexual na escola.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6590
10.21723/riaee.v8i3.6590
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6590
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v8i3.6590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6590/4847
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 3 (2013); 678-687
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 3 (2013); 678-687
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v8i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853459832832