Educação infantil inclusiva: estudo comparativo das propostas pedagógicas dos centros de educação infantil na cidade Maringá/Brasil e em Guadalajara/Espanha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6284 |
Resumo: | Este trabalho resulta de estudos decorrentes da execução de um projeto de pesquisa de campo para estudar sobre as condições que envolvem o processo de inclusão e identificar/analisar como se dá a aprendizagem e o desenvolvimento de 15 crianças com deficiência que freqüentam a Educação Infantil do sistema regular de ensino, segundo a percepção de profissionais e familiares, na cidade de Maringá/Brasil e em Guadalajara5/Espanha. Objetiva conhecer as propostas pedagógicas dos centros de educação infantil das duas cidades e analisar os fundamentos norteadores que embasam a prática docente no que se refere à educação das crianças em geral e da criança que apresenta deficiência. Trata-se de um estudo comparativo, realizado por meio de análise documental das Propostas Pedagógicas dos centros de Educação Infantil. Os resultados mostraram semelhanças e diferenças nos documentos dos centros dos dois contextos quanto à forma de elaboração das propostas, no que diz respeito à maneira de discutir e estabelecer os princípios norteadores para a organização da escola e da prática docente, bem como com relação aos princípios de uma escola inclusiva, à disponibilidade de recursos humanos, metodológicos e materiais. Conclui-se que os documentos dos contextos analisados cumprem a importante função de ajudar na sistematização das ações docentes e organização dos centros. Embora defendam os pressupostos de uma escola inclusiva, nos documentos dos centros em Maringá não consta a provisão dos recursos necessários para o atendimento da criança com deficiência. |
id |
UNESP-15_d76c8d04a4779a66dca67d6bbf9c6b5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6284 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação infantil inclusiva: estudo comparativo das propostas pedagógicas dos centros de educação infantil na cidade Maringá/Brasil e em Guadalajara/EspanhaEste trabalho resulta de estudos decorrentes da execução de um projeto de pesquisa de campo para estudar sobre as condições que envolvem o processo de inclusão e identificar/analisar como se dá a aprendizagem e o desenvolvimento de 15 crianças com deficiência que freqüentam a Educação Infantil do sistema regular de ensino, segundo a percepção de profissionais e familiares, na cidade de Maringá/Brasil e em Guadalajara5/Espanha. Objetiva conhecer as propostas pedagógicas dos centros de educação infantil das duas cidades e analisar os fundamentos norteadores que embasam a prática docente no que se refere à educação das crianças em geral e da criança que apresenta deficiência. Trata-se de um estudo comparativo, realizado por meio de análise documental das Propostas Pedagógicas dos centros de Educação Infantil. Os resultados mostraram semelhanças e diferenças nos documentos dos centros dos dois contextos quanto à forma de elaboração das propostas, no que diz respeito à maneira de discutir e estabelecer os princípios norteadores para a organização da escola e da prática docente, bem como com relação aos princípios de uma escola inclusiva, à disponibilidade de recursos humanos, metodológicos e materiais. Conclui-se que os documentos dos contextos analisados cumprem a importante função de ajudar na sistematização das ações docentes e organização dos centros. Embora defendam os pressupostos de uma escola inclusiva, nos documentos dos centros em Maringá não consta a provisão dos recursos necessários para o atendimento da criança com deficiência.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2013-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/628410.21723/riaee.v7i4.6284Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 4 (2012); 15-32Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 4 (2012); 15-321982-55872446-860610.21723/riaee.v7i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6284/4695Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Maria de Jesus CanoDall'Ácqua, Maria Júlia CanazzaHeredero, Eladio Sebastián2017-11-07T21:06:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6284Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T21:06:03Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação infantil inclusiva: estudo comparativo das propostas pedagógicas dos centros de educação infantil na cidade Maringá/Brasil e em Guadalajara/Espanha |
title |
Educação infantil inclusiva: estudo comparativo das propostas pedagógicas dos centros de educação infantil na cidade Maringá/Brasil e em Guadalajara/Espanha |
spellingShingle |
Educação infantil inclusiva: estudo comparativo das propostas pedagógicas dos centros de educação infantil na cidade Maringá/Brasil e em Guadalajara/Espanha Miranda, Maria de Jesus Cano |
title_short |
Educação infantil inclusiva: estudo comparativo das propostas pedagógicas dos centros de educação infantil na cidade Maringá/Brasil e em Guadalajara/Espanha |
title_full |
Educação infantil inclusiva: estudo comparativo das propostas pedagógicas dos centros de educação infantil na cidade Maringá/Brasil e em Guadalajara/Espanha |
title_fullStr |
Educação infantil inclusiva: estudo comparativo das propostas pedagógicas dos centros de educação infantil na cidade Maringá/Brasil e em Guadalajara/Espanha |
title_full_unstemmed |
Educação infantil inclusiva: estudo comparativo das propostas pedagógicas dos centros de educação infantil na cidade Maringá/Brasil e em Guadalajara/Espanha |
title_sort |
Educação infantil inclusiva: estudo comparativo das propostas pedagógicas dos centros de educação infantil na cidade Maringá/Brasil e em Guadalajara/Espanha |
author |
Miranda, Maria de Jesus Cano |
author_facet |
Miranda, Maria de Jesus Cano Dall'Ácqua, Maria Júlia Canazza Heredero, Eladio Sebastián |
author_role |
author |
author2 |
Dall'Ácqua, Maria Júlia Canazza Heredero, Eladio Sebastián |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Maria de Jesus Cano Dall'Ácqua, Maria Júlia Canazza Heredero, Eladio Sebastián |
description |
Este trabalho resulta de estudos decorrentes da execução de um projeto de pesquisa de campo para estudar sobre as condições que envolvem o processo de inclusão e identificar/analisar como se dá a aprendizagem e o desenvolvimento de 15 crianças com deficiência que freqüentam a Educação Infantil do sistema regular de ensino, segundo a percepção de profissionais e familiares, na cidade de Maringá/Brasil e em Guadalajara5/Espanha. Objetiva conhecer as propostas pedagógicas dos centros de educação infantil das duas cidades e analisar os fundamentos norteadores que embasam a prática docente no que se refere à educação das crianças em geral e da criança que apresenta deficiência. Trata-se de um estudo comparativo, realizado por meio de análise documental das Propostas Pedagógicas dos centros de Educação Infantil. Os resultados mostraram semelhanças e diferenças nos documentos dos centros dos dois contextos quanto à forma de elaboração das propostas, no que diz respeito à maneira de discutir e estabelecer os princípios norteadores para a organização da escola e da prática docente, bem como com relação aos princípios de uma escola inclusiva, à disponibilidade de recursos humanos, metodológicos e materiais. Conclui-se que os documentos dos contextos analisados cumprem a importante função de ajudar na sistematização das ações docentes e organização dos centros. Embora defendam os pressupostos de uma escola inclusiva, nos documentos dos centros em Maringá não consta a provisão dos recursos necessários para o atendimento da criança com deficiência. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6284 10.21723/riaee.v7i4.6284 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6284 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v7i4.6284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6284/4695 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 4 (2012); 15-32 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 4 (2012); 15-32 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v7i4 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1788171041883815936 |