Educação infantil inclusiva: estudo comparativo das propostas pedagógicas dos centros de educação infantil na cidade Maringá/Brasil e em Guadalajara/Espanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Maria de Jesus Cano
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Dall'Ácqua, Maria Júlia Canazza, Heredero, Eladio Sebastián
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6284
Resumo: Este trabalho resulta de estudos decorrentes da execução de um projeto de pesquisa de campo para estudar sobre as condições que envolvem o processo de inclusão e identificar/analisar como se dá a aprendizagem e o desenvolvimento de 15 crianças com deficiência que freqüentam a Educação Infantil do sistema regular de ensino, segundo a percepção de profissionais e familiares, na cidade de Maringá/Brasil e em Guadalajara5/Espanha. Objetiva conhecer as propostas pedagógicas dos centros de educação infantil das duas cidades e analisar os fundamentos norteadores que embasam a prática docente no que se refere à educação das crianças em geral e da criança que apresenta deficiência. Trata-se de um estudo comparativo, realizado por meio de análise documental das Propostas Pedagógicas dos centros de Educação Infantil. Os resultados mostraram semelhanças e diferenças nos documentos dos centros dos dois contextos quanto à forma de elaboração das propostas, no que diz respeito à maneira de discutir e estabelecer os princípios norteadores para a organização da escola e da prática docente, bem como com relação aos princípios de uma escola inclusiva, à disponibilidade de recursos humanos, metodológicos e materiais. Conclui-se que os documentos dos contextos analisados cumprem a importante função de ajudar na sistematização das ações docentes e organização dos centros. Embora defendam os pressupostos de uma escola inclusiva, nos documentos dos centros em Maringá não consta a provisão dos recursos necessários para o atendimento da criança com deficiência.
id UNESP-15_d76c8d04a4779a66dca67d6bbf9c6b5f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6284
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação infantil inclusiva: estudo comparativo das propostas pedagógicas dos centros de educação infantil na cidade Maringá/Brasil e em Guadalajara/EspanhaEste trabalho resulta de estudos decorrentes da execução de um projeto de pesquisa de campo para estudar sobre as condições que envolvem o processo de inclusão e identificar/analisar como se dá a aprendizagem e o desenvolvimento de 15 crianças com deficiência que freqüentam a Educação Infantil do sistema regular de ensino, segundo a percepção de profissionais e familiares, na cidade de Maringá/Brasil e em Guadalajara5/Espanha. Objetiva conhecer as propostas pedagógicas dos centros de educação infantil das duas cidades e analisar os fundamentos norteadores que embasam a prática docente no que se refere à educação das crianças em geral e da criança que apresenta deficiência. Trata-se de um estudo comparativo, realizado por meio de análise documental das Propostas Pedagógicas dos centros de Educação Infantil. Os resultados mostraram semelhanças e diferenças nos documentos dos centros dos dois contextos quanto à forma de elaboração das propostas, no que diz respeito à maneira de discutir e estabelecer os princípios norteadores para a organização da escola e da prática docente, bem como com relação aos princípios de uma escola inclusiva, à disponibilidade de recursos humanos, metodológicos e materiais. Conclui-se que os documentos dos contextos analisados cumprem a importante função de ajudar na sistematização das ações docentes e organização dos centros. Embora defendam os pressupostos de uma escola inclusiva, nos documentos dos centros em Maringá não consta a provisão dos recursos necessários para o atendimento da criança com deficiência.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2013-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/628410.21723/riaee.v7i4.6284Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 4 (2012); 15-32Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 4 (2012); 15-321982-55872446-860610.21723/riaee.v7i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6284/4695Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Maria de Jesus CanoDall'Ácqua, Maria Júlia CanazzaHeredero, Eladio Sebastián2017-11-07T21:06:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6284Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T21:06:03Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação infantil inclusiva: estudo comparativo das propostas pedagógicas dos centros de educação infantil na cidade Maringá/Brasil e em Guadalajara/Espanha
title Educação infantil inclusiva: estudo comparativo das propostas pedagógicas dos centros de educação infantil na cidade Maringá/Brasil e em Guadalajara/Espanha
spellingShingle Educação infantil inclusiva: estudo comparativo das propostas pedagógicas dos centros de educação infantil na cidade Maringá/Brasil e em Guadalajara/Espanha
Miranda, Maria de Jesus Cano
title_short Educação infantil inclusiva: estudo comparativo das propostas pedagógicas dos centros de educação infantil na cidade Maringá/Brasil e em Guadalajara/Espanha
title_full Educação infantil inclusiva: estudo comparativo das propostas pedagógicas dos centros de educação infantil na cidade Maringá/Brasil e em Guadalajara/Espanha
title_fullStr Educação infantil inclusiva: estudo comparativo das propostas pedagógicas dos centros de educação infantil na cidade Maringá/Brasil e em Guadalajara/Espanha
title_full_unstemmed Educação infantil inclusiva: estudo comparativo das propostas pedagógicas dos centros de educação infantil na cidade Maringá/Brasil e em Guadalajara/Espanha
title_sort Educação infantil inclusiva: estudo comparativo das propostas pedagógicas dos centros de educação infantil na cidade Maringá/Brasil e em Guadalajara/Espanha
author Miranda, Maria de Jesus Cano
author_facet Miranda, Maria de Jesus Cano
Dall'Ácqua, Maria Júlia Canazza
Heredero, Eladio Sebastián
author_role author
author2 Dall'Ácqua, Maria Júlia Canazza
Heredero, Eladio Sebastián
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Maria de Jesus Cano
Dall'Ácqua, Maria Júlia Canazza
Heredero, Eladio Sebastián
description Este trabalho resulta de estudos decorrentes da execução de um projeto de pesquisa de campo para estudar sobre as condições que envolvem o processo de inclusão e identificar/analisar como se dá a aprendizagem e o desenvolvimento de 15 crianças com deficiência que freqüentam a Educação Infantil do sistema regular de ensino, segundo a percepção de profissionais e familiares, na cidade de Maringá/Brasil e em Guadalajara5/Espanha. Objetiva conhecer as propostas pedagógicas dos centros de educação infantil das duas cidades e analisar os fundamentos norteadores que embasam a prática docente no que se refere à educação das crianças em geral e da criança que apresenta deficiência. Trata-se de um estudo comparativo, realizado por meio de análise documental das Propostas Pedagógicas dos centros de Educação Infantil. Os resultados mostraram semelhanças e diferenças nos documentos dos centros dos dois contextos quanto à forma de elaboração das propostas, no que diz respeito à maneira de discutir e estabelecer os princípios norteadores para a organização da escola e da prática docente, bem como com relação aos princípios de uma escola inclusiva, à disponibilidade de recursos humanos, metodológicos e materiais. Conclui-se que os documentos dos contextos analisados cumprem a importante função de ajudar na sistematização das ações docentes e organização dos centros. Embora defendam os pressupostos de uma escola inclusiva, nos documentos dos centros em Maringá não consta a provisão dos recursos necessários para o atendimento da criança com deficiência.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6284
10.21723/riaee.v7i4.6284
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6284
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v7i4.6284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6284/4695
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 4 (2012); 15-32
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 4 (2012); 15-32
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v7i4
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1788171041883815936