O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the Countryside

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Druzian, Franciele
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Meurer, Ane Carine, Zimermmann, Angelita, Dezotti, Aline Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NERA
Texto Completo: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/3296
Resumo: O texto é um estudo inserido no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Com a finalidade de investigar, nas esferas teórica e prática, sobre o lugar – do campo -, com o viés centrado na Educação Infantil, buscou-se fazer um estudo do lugar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A investigação trata o lugar como uma categoria significativa para contextualização sócio-histórica do espaço. Para isso, utilizou-se da abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores da Geografia e da Educação do Campo, com o objetivo de trazer à discussão aspectos importantes da relação lugar e escolas do meio rural e suas imbricações com o processo de ensino e de aprendizagem, em interface com os sujeitos dessa relação. Essa proposta pretende contribuir para o fortalecimento da ideia de que a concepção de lugar é uma ferramenta-chave para o conhecimento dentro da Educação Infantil no campo.
id UNESP-25_21409fcb9c5ee35dafab5e598b4b6842
oai_identifier_str oai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/3296
network_acronym_str UNESP-25
network_name_str Revista NERA
repository_id_str
spelling O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the CountrysideLugareducação do campoescola do meio ruralO texto é um estudo inserido no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Com a finalidade de investigar, nas esferas teórica e prática, sobre o lugar – do campo -, com o viés centrado na Educação Infantil, buscou-se fazer um estudo do lugar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A investigação trata o lugar como uma categoria significativa para contextualização sócio-histórica do espaço. Para isso, utilizou-se da abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores da Geografia e da Educação do Campo, com o objetivo de trazer à discussão aspectos importantes da relação lugar e escolas do meio rural e suas imbricações com o processo de ensino e de aprendizagem, em interface com os sujeitos dessa relação. Essa proposta pretende contribuir para o fortalecimento da ideia de que a concepção de lugar é uma ferramenta-chave para o conhecimento dentro da Educação Infantil no campo.Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP2016-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/329610.47946/rnera.v0i30.3296REVISTA NERA; n. 30 (19); 205-2281806-6755reponame:Revista NERAinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/3296/3328Druzian, FrancieleMeurer, Ane CarineZimermmann, AngelitaDezotti, Aline Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-07T01:32:10Zoai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/3296Revistahttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/indexPUBhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/oairevistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br1806-67551806-6755opendoar:2021-01-07T01:32:10Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the Countryside
title O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the Countryside
spellingShingle O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the Countryside
Druzian, Franciele
Lugar
educação do campo
escola do meio rural
title_short O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the Countryside
title_full O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the Countryside
title_fullStr O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the Countryside
title_full_unstemmed O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the Countryside
title_sort O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the Countryside
author Druzian, Franciele
author_facet Druzian, Franciele
Meurer, Ane Carine
Zimermmann, Angelita
Dezotti, Aline Freitas
author_role author
author2 Meurer, Ane Carine
Zimermmann, Angelita
Dezotti, Aline Freitas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Druzian, Franciele
Meurer, Ane Carine
Zimermmann, Angelita
Dezotti, Aline Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Lugar
educação do campo
escola do meio rural
topic Lugar
educação do campo
escola do meio rural
description O texto é um estudo inserido no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Com a finalidade de investigar, nas esferas teórica e prática, sobre o lugar – do campo -, com o viés centrado na Educação Infantil, buscou-se fazer um estudo do lugar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A investigação trata o lugar como uma categoria significativa para contextualização sócio-histórica do espaço. Para isso, utilizou-se da abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores da Geografia e da Educação do Campo, com o objetivo de trazer à discussão aspectos importantes da relação lugar e escolas do meio rural e suas imbricações com o processo de ensino e de aprendizagem, em interface com os sujeitos dessa relação. Essa proposta pretende contribuir para o fortalecimento da ideia de que a concepção de lugar é uma ferramenta-chave para o conhecimento dentro da Educação Infantil no campo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/3296
10.47946/rnera.v0i30.3296
url https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/3296
identifier_str_mv 10.47946/rnera.v0i30.3296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/3296/3328
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA NERA; n. 30 (19); 205-228
1806-6755
reponame:Revista NERA
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista NERA
collection Revista NERA
repository.name.fl_str_mv Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br
_version_ 1797048084726808576