Processo de institucionalização da educação ambiental: tendências, correntes e concepções
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6184 |
Resumo: | A educação ambiental vem se formando numa rede de concepções, pormeio de diálogos e disputas de sentidos diante da relação sociedade-natureza.Assim, este artigo teve como objetivo analisar a narrativa da educaçãoambiental, focando suas tendências e concepções que vem permeando odiscurso dos profissionais educadores ambientais. As várias concepções sobreo ambiente propiciam uma diversidade que pode ser enriquecida, emperspectiva sincrônica, pela combinação dos elementos entre as concepçõeseminentemente complementares que apresentam diversos caminhos,resultados da evolução histórica da própria institucionalização da educaçãoambiental. Considera-se que a educação ambiental está construindo novasformas de pensar e agir diante das suas múltiplas correntes, as quais têmpermeado as discussões do processo formativo da educação ambiental. |
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Processo de institucionalização da educação ambiental: tendências, correntes e concepçõesA educação ambiental vem se formando numa rede de concepções, pormeio de diálogos e disputas de sentidos diante da relação sociedade-natureza.Assim, este artigo teve como objetivo analisar a narrativa da educaçãoambiental, focando suas tendências e concepções que vem permeando odiscurso dos profissionais educadores ambientais. As várias concepções sobreo ambiente propiciam uma diversidade que pode ser enriquecida, emperspectiva sincrônica, pela combinação dos elementos entre as concepçõeseminentemente complementares que apresentam diversos caminhos,resultados da evolução histórica da própria institucionalização da educaçãoambiental. Considera-se que a educação ambiental está construindo novasformas de pensar e agir diante das suas múltiplas correntes, as quais têmpermeado as discussões do processo formativo da educação ambiental.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/618410.18675/2177-580X.vol4.n1.p159-175Pesquisa em Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2009); 159-1752177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6184/4535Morales, Angélica Góis Müllerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-17T14:09:20Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6184Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-17T14:09:20Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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