Processo de institucionalização da educação ambiental: tendências, correntes e concepções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morales, Angélica Góis Müller
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6184
Resumo: A educação ambiental vem se formando numa rede de concepções, pormeio de diálogos e disputas de sentidos diante da relação sociedade-natureza.Assim, este artigo teve como objetivo analisar a narrativa da educaçãoambiental, focando suas tendências e concepções que vem permeando odiscurso dos profissionais educadores ambientais. As várias concepções sobreo ambiente propiciam uma diversidade que pode ser enriquecida, emperspectiva sincrônica, pela combinação dos elementos entre as concepçõeseminentemente complementares que apresentam diversos caminhos,resultados da evolução histórica da própria institucionalização da educaçãoambiental. Considera-se que a educação ambiental está construindo novasformas de pensar e agir diante das suas múltiplas correntes, as quais têmpermeado as discussões do processo formativo da educação ambiental.
id UNESP-3_504f944ea152efdfb0b901826b481be4
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6184
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Processo de institucionalização da educação ambiental: tendências, correntes e concepçõesA educação ambiental vem se formando numa rede de concepções, pormeio de diálogos e disputas de sentidos diante da relação sociedade-natureza.Assim, este artigo teve como objetivo analisar a narrativa da educaçãoambiental, focando suas tendências e concepções que vem permeando odiscurso dos profissionais educadores ambientais. As várias concepções sobreo ambiente propiciam uma diversidade que pode ser enriquecida, emperspectiva sincrônica, pela combinação dos elementos entre as concepçõeseminentemente complementares que apresentam diversos caminhos,resultados da evolução histórica da própria institucionalização da educaçãoambiental. Considera-se que a educação ambiental está construindo novasformas de pensar e agir diante das suas múltiplas correntes, as quais têmpermeado as discussões do processo formativo da educação ambiental.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/618410.18675/2177-580X.vol4.n1.p159-175Pesquisa em Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2009); 159-1752177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6184/4535Morales, Angélica Góis Müllerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-17T14:09:20Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6184Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-17T14:09:20Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de institucionalização da educação ambiental: tendências, correntes e concepções
title Processo de institucionalização da educação ambiental: tendências, correntes e concepções
spellingShingle Processo de institucionalização da educação ambiental: tendências, correntes e concepções
Morales, Angélica Góis Müller
title_short Processo de institucionalização da educação ambiental: tendências, correntes e concepções
title_full Processo de institucionalização da educação ambiental: tendências, correntes e concepções
title_fullStr Processo de institucionalização da educação ambiental: tendências, correntes e concepções
title_full_unstemmed Processo de institucionalização da educação ambiental: tendências, correntes e concepções
title_sort Processo de institucionalização da educação ambiental: tendências, correntes e concepções
author Morales, Angélica Góis Müller
author_facet Morales, Angélica Góis Müller
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morales, Angélica Góis Müller
description A educação ambiental vem se formando numa rede de concepções, pormeio de diálogos e disputas de sentidos diante da relação sociedade-natureza.Assim, este artigo teve como objetivo analisar a narrativa da educaçãoambiental, focando suas tendências e concepções que vem permeando odiscurso dos profissionais educadores ambientais. As várias concepções sobreo ambiente propiciam uma diversidade que pode ser enriquecida, emperspectiva sincrônica, pela combinação dos elementos entre as concepçõeseminentemente complementares que apresentam diversos caminhos,resultados da evolução histórica da própria institucionalização da educaçãoambiental. Considera-se que a educação ambiental está construindo novasformas de pensar e agir diante das suas múltiplas correntes, as quais têmpermeado as discussões do processo formativo da educação ambiental.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6184
10.18675/2177-580X.vol4.n1.p159-175
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6184
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol4.n1.p159-175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6184/4535
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2009); 159-175
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1788170881261895680