THE COMPLEX AND NECESSARY EXERCISE OF OBJECTIFYING RESEARCH IN EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Camila Ferreira da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11934
Resumo: Trata-se de uma resenha crítica da obra "Educational theory informing educational research:scenarios and lines of flight", organizada por Mariana Gaio Alves, Nair Rios Azevedo e Teresa Golçalves e publicada em dezembro de 2013 em Lisboa, Portugal. Aobra em questão reúne pesquisadores de diferentes nacionalidades e com linhas de interesses distintas (além das organizadoras, estamos falando de Gert Biesta, Antonio Bernal Guerrro e Joaquín García Carrasco) e chama atenção, dentre outros elementos, pelo motivo em torno do qual estes pesquisadores reuniram-se: a necessidade de refletir sobre o cotidiano das práticas acadêmicas na área da Educação. As próprias experiências de investigação, docência e orientação de estudantes de pós-graduação vivenciadas pelos autores serviram de base para a materialização das reflexões em torno da teorização em Educação que marcam o livro. A importância da temática e a profundidade com a qual é objetivada pelos autores são elementos que atestam a relevância da obra e sua capacidade de provocar o leitor a pensar e repensar o universo da Educação em ambiente acadêmico, seja esse leitor um estudante de doutoramento ou mesmo um pesquisador já estabelecido no campo científico.
id UNESP-7_29d0f8670620748e264c30f89c69919b
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/11934
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling THE COMPLEX AND NECESSARY EXERCISE OF OBJECTIFYING RESEARCH IN EDUCATIONEL EJERCICIO COMPLEJO Y NECESARIO PARA OBJETIVAR LA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓNO COMPLEXO E NECESSÁRIO EXERCÍCIO DE OBJETIVAR A INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃOEducaçãoInvestigaçãoEpistemologiaCampo acadêmico.Pesquisa em EducaçãoTrata-se de uma resenha crítica da obra "Educational theory informing educational research:scenarios and lines of flight", organizada por Mariana Gaio Alves, Nair Rios Azevedo e Teresa Golçalves e publicada em dezembro de 2013 em Lisboa, Portugal. Aobra em questão reúne pesquisadores de diferentes nacionalidades e com linhas de interesses distintas (além das organizadoras, estamos falando de Gert Biesta, Antonio Bernal Guerrro e Joaquín García Carrasco) e chama atenção, dentre outros elementos, pelo motivo em torno do qual estes pesquisadores reuniram-se: a necessidade de refletir sobre o cotidiano das práticas acadêmicas na área da Educação. As próprias experiências de investigação, docência e orientação de estudantes de pós-graduação vivenciadas pelos autores serviram de base para a materialização das reflexões em torno da teorização em Educação que marcam o livro. A importância da temática e a profundidade com a qual é objetivada pelos autores são elementos que atestam a relevância da obra e sua capacidade de provocar o leitor a pensar e repensar o universo da Educação em ambiente acadêmico, seja esse leitor um estudante de doutoramento ou mesmo um pesquisador já estabelecido no campo científico.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Não Avaliado por Paresapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1193410.18675/1981-8106.vol27.n54.p202-208Educação: Teoria e Prática; Vol. 27 No. 54 (2017); 202 - 208Educação: Teoria e Prática; Vol. 27 Núm. 54 (2017); 202 - 208Educação: Teoria e Prática; v. 27 n. 54 (2017); 202 - 2081981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11934/8149https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11934/10991Copyright (c) 2017 Educação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Camila Ferreira da Silva2019-10-25T13:16:28Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/11934Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2019-10-25T13:16:28EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv THE COMPLEX AND NECESSARY EXERCISE OF OBJECTIFYING RESEARCH IN EDUCATION
EL EJERCICIO COMPLEJO Y NECESARIO PARA OBJETIVAR LA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN
O COMPLEXO E NECESSÁRIO EXERCÍCIO DE OBJETIVAR A INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO
title THE COMPLEX AND NECESSARY EXERCISE OF OBJECTIFYING RESEARCH IN EDUCATION
spellingShingle THE COMPLEX AND NECESSARY EXERCISE OF OBJECTIFYING RESEARCH IN EDUCATION
Lopes, Camila Ferreira da Silva
Educação
Investigação
Epistemologia
Campo acadêmico.
Pesquisa em Educação
title_short THE COMPLEX AND NECESSARY EXERCISE OF OBJECTIFYING RESEARCH IN EDUCATION
title_full THE COMPLEX AND NECESSARY EXERCISE OF OBJECTIFYING RESEARCH IN EDUCATION
title_fullStr THE COMPLEX AND NECESSARY EXERCISE OF OBJECTIFYING RESEARCH IN EDUCATION
title_full_unstemmed THE COMPLEX AND NECESSARY EXERCISE OF OBJECTIFYING RESEARCH IN EDUCATION
title_sort THE COMPLEX AND NECESSARY EXERCISE OF OBJECTIFYING RESEARCH IN EDUCATION
author Lopes, Camila Ferreira da Silva
author_facet Lopes, Camila Ferreira da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Camila Ferreira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Investigação
Epistemologia
Campo acadêmico.
Pesquisa em Educação
topic Educação
Investigação
Epistemologia
Campo acadêmico.
Pesquisa em Educação
description Trata-se de uma resenha crítica da obra "Educational theory informing educational research:scenarios and lines of flight", organizada por Mariana Gaio Alves, Nair Rios Azevedo e Teresa Golçalves e publicada em dezembro de 2013 em Lisboa, Portugal. Aobra em questão reúne pesquisadores de diferentes nacionalidades e com linhas de interesses distintas (além das organizadoras, estamos falando de Gert Biesta, Antonio Bernal Guerrro e Joaquín García Carrasco) e chama atenção, dentre outros elementos, pelo motivo em torno do qual estes pesquisadores reuniram-se: a necessidade de refletir sobre o cotidiano das práticas acadêmicas na área da Educação. As próprias experiências de investigação, docência e orientação de estudantes de pós-graduação vivenciadas pelos autores serviram de base para a materialização das reflexões em torno da teorização em Educação que marcam o livro. A importância da temática e a profundidade com a qual é objetivada pelos autores são elementos que atestam a relevância da obra e sua capacidade de provocar o leitor a pensar e repensar o universo da Educação em ambiente acadêmico, seja esse leitor um estudante de doutoramento ou mesmo um pesquisador já estabelecido no campo científico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Não Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11934
10.18675/1981-8106.vol27.n54.p202-208
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11934
identifier_str_mv 10.18675/1981-8106.vol27.n54.p202-208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11934/8149
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11934/10991
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação: Teoria e Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação: Teoria e Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 27 No. 54 (2017); 202 - 208
Educação: Teoria e Prática; Vol. 27 Núm. 54 (2017); 202 - 208
Educação: Teoria e Prática; v. 27 n. 54 (2017); 202 - 208
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1788170981596987392