Qualification elements of scientific research in the field of educational policies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Consaltér, Evandro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fávero, Altair Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/850
Resumo: O presente estudo é resultadode uma investigação bibliográfica de cunho analítico sobre a constituição do campo de pesquisa em educação e da sua derivação à linha de pesquisa em políticas educacionais. Para tal, primeiramente expomos algumas considerações sobre a constituição do campo de pesquisa em educação a partir dos achados de André (2001), Bourdieu (1996), Charlot (2006), Tello (2013) e Gatti (2002). Em seguida, contextualizamos a linha de pesquisa Politicas Educacionais a partir, sobretudo, das definições de Stephen Ball (2006). Trataremos, em especial, das definições teóricas e metodológicas, bem como de alguns elementos epistemológicos e de ordem pragmática, como recortes temporais e localização da pesquisa. Por fim, apresentamos algumas considerações finais iniciais sobre os requisitos básicos para a realização de boas pesquisas nessa linha investigativa e, a partir delas, a possibilidade de qualificação das políticas de estado para a educação.  
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