O uso de portfólios na pedagogia universitária: uma experiência em cursos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sordi,Mara Regina Lemes
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva,Margarida Montejano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000400018
Resumo: Descreve-se experiência de construção de matriz para análise de portfólios em um curso de licenciatura em enfermagem, com destaque para as aprendizagens mútuas e múltiplas do processo. Um dos desafios é potencializar o uso de portfólios evitando que este padeça de um subjetivismo que dificulte a sustentação do diálogo que se trava entre aluno/professor, que não pode prescindir de evidências sem as quais se enfraquece a dimensão educativa da avaliação. O estudo sistematiza princípios que garantem uma lógica de avaliação inovadora, constituindo-se recurso de formação tanto para docente quanto discentes envolvidos, contribuindo para o exercício da reflexão sobre o material produzido e compilado no portfólio.
id UNESP-8_3bcdc09b7e1bc706fa9835368d7ebd64
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832010000400018
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling O uso de portfólios na pedagogia universitária: uma experiência em cursos de enfermagemAvaliaçãoPortfólioTrabalho pedagógico em saúdeFormação de professoresPedagogia universitáriaEnfermagemDescreve-se experiência de construção de matriz para análise de portfólios em um curso de licenciatura em enfermagem, com destaque para as aprendizagens mútuas e múltiplas do processo. Um dos desafios é potencializar o uso de portfólios evitando que este padeça de um subjetivismo que dificulte a sustentação do diálogo que se trava entre aluno/professor, que não pode prescindir de evidências sem as quais se enfraquece a dimensão educativa da avaliação. O estudo sistematiza princípios que garantem uma lógica de avaliação inovadora, constituindo-se recurso de formação tanto para docente quanto discentes envolvidos, contribuindo para o exercício da reflexão sobre o material produzido e compilado no portfólio.UNESP2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000400018Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.14 n.35 2010reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832010005000018info:eu-repo/semantics/openAccessSordi,Mara Regina LemesSilva,Margarida Montejanopor2010-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832010000400018Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2010-12-10T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de portfólios na pedagogia universitária: uma experiência em cursos de enfermagem
title O uso de portfólios na pedagogia universitária: uma experiência em cursos de enfermagem
spellingShingle O uso de portfólios na pedagogia universitária: uma experiência em cursos de enfermagem
Sordi,Mara Regina Lemes
Avaliação
Portfólio
Trabalho pedagógico em saúde
Formação de professores
Pedagogia universitária
Enfermagem
title_short O uso de portfólios na pedagogia universitária: uma experiência em cursos de enfermagem
title_full O uso de portfólios na pedagogia universitária: uma experiência em cursos de enfermagem
title_fullStr O uso de portfólios na pedagogia universitária: uma experiência em cursos de enfermagem
title_full_unstemmed O uso de portfólios na pedagogia universitária: uma experiência em cursos de enfermagem
title_sort O uso de portfólios na pedagogia universitária: uma experiência em cursos de enfermagem
author Sordi,Mara Regina Lemes
author_facet Sordi,Mara Regina Lemes
Silva,Margarida Montejano
author_role author
author2 Silva,Margarida Montejano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sordi,Mara Regina Lemes
Silva,Margarida Montejano
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Portfólio
Trabalho pedagógico em saúde
Formação de professores
Pedagogia universitária
Enfermagem
topic Avaliação
Portfólio
Trabalho pedagógico em saúde
Formação de professores
Pedagogia universitária
Enfermagem
description Descreve-se experiência de construção de matriz para análise de portfólios em um curso de licenciatura em enfermagem, com destaque para as aprendizagens mútuas e múltiplas do processo. Um dos desafios é potencializar o uso de portfólios evitando que este padeça de um subjetivismo que dificulte a sustentação do diálogo que se trava entre aluno/professor, que não pode prescindir de evidências sem as quais se enfraquece a dimensão educativa da avaliação. O estudo sistematiza princípios que garantem uma lógica de avaliação inovadora, constituindo-se recurso de formação tanto para docente quanto discentes envolvidos, contribuindo para o exercício da reflexão sobre o material produzido e compilado no portfólio.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000400018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000400018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832010005000018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.14 n.35 2010
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958518832005120