Reformulação curricular dos cursos de Terapia Ocupacional: resultados e desafios de um percurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zimmermann,Ana Beatriz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moreira,Adriana Belmonte, Silva,Derivan Brito da, Jorge,Iranise Moro Pereira, Camargo,Maria Jose Gugelmin De, Mariotti,Milton Carlos, Castanharo,Regina Celia Titotto, Pereira,Rita Aparecida Bernardi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100217
Resumo: Este artigo relata o processo de reformulação curricular do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná ocorrido no período de 2013 a 2016. As justificativas para a reformulação foram: a necessidade de alinhamento com as atuais políticas públicas nacionais e os parâmetros nacionais e internacionais para formação profissional. O processo ocorreu de modo participativo e problematizador, culminando em uma matriz curricular delineada por eixos e ênfases específicas, com 3.305 horas distribuídas em cinco anos. A proposta pedagógica contempla a diversidade teórico-prática e didático-metodológica dos docentes. Consideraram-se também: a especificidade da formação em período noturno, o perfil dos estudantes ingressantes, a necessidade de redução nos índices de retenção e evasão, e as mudanças no mercado de trabalho. O desafio agora é a implantação gradativa e a avaliação continuada do novo currículo, de modo a garantir a formação esperada.
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