Revisitar processos: revisão da matriz curricular do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nicolau, Stella Maris [UNIFESP], Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP], Rossit, Rosana Aparecida Salvador [UNIFESP], Maximino, Viviane Santalucia [UNIFESP], Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/55658
https://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0824
Resumo: O presente artigo relata o processo de revisão da matriz curricular do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo no período de 2012 a 2014. Foram quatro etapas e como resultado tem-se 4.320 horas distribuídas ao longo de quatro anos em período integral, destacando-se os seguintes aspectos: diminuição da carga horária total; mudanças nas atividades práticas em Terapia Ocupacional; flexibilização curricular com introdução de módulos eletivos; maior articulação entre eixos e módulos; e fortalecimento da área de Fundamentos e Pesquisa em Terapia Ocupacional. O processo trouxe diversas questões enfrentadas no cotidiano institucional e demonstrou que a reformulação curricular é parte de um processo contínuo quando o conjunto dos atores participantes expressam dúvidas e perguntas sobre uma formação destinada ao fortalecimento de uma Terapia Ocupacional voltada às políticas públicas brasileiras.
id UFSP_6e5d2d7a5989b5440e80a98b22e9ec4e
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/55658
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]Nicolau, Stella Maris [UNIFESP]Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]Rossit, Rosana Aparecida Salvador [UNIFESP]Maximino, Viviane Santalucia [UNIFESP]Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]2020-07-20T16:31:02Z2020-07-20T16:31:02Z2018Interface-Comunicacao Saude Educacao. Botucatu, v. 22, n. 65, p. 527-538, 2018.1414-3283https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/55658https://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0824S1414-32832018000200527.pdfS1414-3283201800020052710.1590/1807-57622016.0824WOS:000432176700018O presente artigo relata o processo de revisão da matriz curricular do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo no período de 2012 a 2014. Foram quatro etapas e como resultado tem-se 4.320 horas distribuídas ao longo de quatro anos em período integral, destacando-se os seguintes aspectos: diminuição da carga horária total; mudanças nas atividades práticas em Terapia Ocupacional; flexibilização curricular com introdução de módulos eletivos; maior articulação entre eixos e módulos; e fortalecimento da área de Fundamentos e Pesquisa em Terapia Ocupacional. O processo trouxe diversas questões enfrentadas no cotidiano institucional e demonstrou que a reformulação curricular é parte de um processo contínuo quando o conjunto dos atores participantes expressam dúvidas e perguntas sobre uma formação destinada ao fortalecimento de uma Terapia Ocupacional voltada às políticas públicas brasileiras.This paper is the report of the review process of the Occupational Therapy course curricular framework of the Federal university of Sao Paulo from 2012 to 2014. The four stages comprise 4320 hours distributed over four years in a full time period highlighting the following aspects: reduction of total hour schedule, change of composition of practical activities in Occupational Therapy, curricular flexibilization with the introduction of electives courses and articulation between disciplines, consolidating Research and Fundamentals of Occupational Therapy. These are some of the questions that present themselves on a daily basis, and showed that the curricular reformulation should be included in a continuous process, whenever the stakeholder pose doubts and questions about the way to strengthen of the Occupational Therapy as part of the Brazilian public policies.Univ Fed Sao Paulo Unifesp, Curso Terapia Ocupac, Dept Saude Educ & Soc, Rua Silva Jardim 136, BR-11015020 Santos, SP, BrazilUnifesp, Dept Saude Clin & Inst, Santos, SP, BrazilUnifesp, Curso Terapia Ocupac, Dept Gestao & Cuidados Saude, Santos, SP, BrazilUniv Fed Sao Paulo Unifesp, Curso Terapia Ocupac, Dept Saude Educ & Soc, Rua Silva Jardim 136, BR-11015020 Santos, SP, BrazilUnifesp, Dept Saude Clin & Inst, Santos, SP, BrazilUnifesp, Curso Terapia Ocupac, Dept Gestao & Cuidados Saude, Santos, SP, BrazilWeb of Science527-538porUniv Estadual Paulista-UnespInterface-Comunicacao Saude EducacaoEnsino superiorTerapia ocupacionalCurrículoHigher educationOccupation therapyCurriculumRevisitar processos: revisão da matriz curricular do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São PauloReviewing processes: the Occupational Therapy curricular framework of the Federal University of Sao PauloRevisitar procesos: revisión de la matriz curricular del curso de Terapia Ocupacional de la Universidad Federal de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBotucatuv. 2265info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1414-32832018000200527.pdfapplication/pdf143880${dspace.ui.url}/bitstream/11600/55658/1/S1414-32832018000200527.pdffaa7c2752da71c87d5e06a65130f1c3dMD51open accessTEXTS1414-32832018000200527.pdf.txtS1414-32832018000200527.pdf.txtExtracted texttext/plain45349${dspace.ui.url}/bitstream/11600/55658/5/S1414-32832018000200527.pdf.txt3d9663bb47478892c758e47af1f620d3MD55open accessTHUMBNAILS1414-32832018000200527.pdf.jpgS1414-32832018000200527.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5596${dspace.ui.url}/bitstream/11600/55658/7/S1414-32832018000200527.pdf.jpg9e804e41d20bae45eb111311280274ceMD57open access11600/556582023-06-05 19:15:18.534open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/55658Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:15:18Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Revisitar processos: revisão da matriz curricular do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Reviewing processes: the Occupational Therapy curricular framework of the Federal University of Sao Paulo
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Revisitar procesos: revisión de la matriz curricular del curso de Terapia Ocupacional de la Universidad Federal de São Paulo
title Revisitar processos: revisão da matriz curricular do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo
spellingShingle Revisitar processos: revisão da matriz curricular do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo
Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]
Ensino superior
Terapia ocupacional
Currículo
Higher education
Occupation therapy
Curriculum
title_short Revisitar processos: revisão da matriz curricular do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo
title_full Revisitar processos: revisão da matriz curricular do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo
title_fullStr Revisitar processos: revisão da matriz curricular do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo
title_full_unstemmed Revisitar processos: revisão da matriz curricular do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo
title_sort Revisitar processos: revisão da matriz curricular do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo
author Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]
author_facet Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]
Nicolau, Stella Maris [UNIFESP]
Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]
Rossit, Rosana Aparecida Salvador [UNIFESP]
Maximino, Viviane Santalucia [UNIFESP]
Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]
author_role author
author2 Nicolau, Stella Maris [UNIFESP]
Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]
Rossit, Rosana Aparecida Salvador [UNIFESP]
Maximino, Viviane Santalucia [UNIFESP]
Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]
Nicolau, Stella Maris [UNIFESP]
Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]
Rossit, Rosana Aparecida Salvador [UNIFESP]
Maximino, Viviane Santalucia [UNIFESP]
Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Terapia ocupacional
Currículo
topic Ensino superior
Terapia ocupacional
Currículo
Higher education
Occupation therapy
Curriculum
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education
Occupation therapy
Curriculum
description O presente artigo relata o processo de revisão da matriz curricular do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo no período de 2012 a 2014. Foram quatro etapas e como resultado tem-se 4.320 horas distribuídas ao longo de quatro anos em período integral, destacando-se os seguintes aspectos: diminuição da carga horária total; mudanças nas atividades práticas em Terapia Ocupacional; flexibilização curricular com introdução de módulos eletivos; maior articulação entre eixos e módulos; e fortalecimento da área de Fundamentos e Pesquisa em Terapia Ocupacional. O processo trouxe diversas questões enfrentadas no cotidiano institucional e demonstrou que a reformulação curricular é parte de um processo contínuo quando o conjunto dos atores participantes expressam dúvidas e perguntas sobre uma formação destinada ao fortalecimento de uma Terapia Ocupacional voltada às políticas públicas brasileiras.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-20T16:31:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-20T16:31:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Interface-Comunicacao Saude Educacao. Botucatu, v. 22, n. 65, p. 527-538, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/55658
https://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0824
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1414-3283
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S1414-32832018000200527.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S1414-32832018000200527
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622016.0824
dc.identifier.wos.none.fl_str_mv WOS:000432176700018
identifier_str_mv Interface-Comunicacao Saude Educacao. Botucatu, v. 22, n. 65, p. 527-538, 2018.
1414-3283
S1414-32832018000200527.pdf
S1414-32832018000200527
10.1590/1807-57622016.0824
WOS:000432176700018
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/55658
https://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Interface-Comunicacao Saude Educacao
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 527-538
dc.coverage.none.fl_str_mv Botucatu
dc.publisher.none.fl_str_mv Univ Estadual Paulista-Unesp
publisher.none.fl_str_mv Univ Estadual Paulista-Unesp
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/55658/1/S1414-32832018000200527.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/55658/5/S1414-32832018000200527.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/55658/7/S1414-32832018000200527.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv faa7c2752da71c87d5e06a65130f1c3d
3d9663bb47478892c758e47af1f620d3
9e804e41d20bae45eb111311280274ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460341840084992