O significado do coletivo para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saucedo, Kellys Regina Rodio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fontanella, Denise, Rossetto, Elisabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NUPEM (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5414
Resumo:  Este artigo propõe reexões acerca do papel do coletivo no desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deciência. Trata-se de um estudo qualitativo, construído a partir de pesquisa bibliográca com ênfase na psicologia histórico cultural. Apresenta-se, neste texto, um breve histórico das concepções sociais sobre a deciência e elementos do pensamento desenvolvido por Vigotski (1997) sobre a psicologia comparativa e a “pedagogia do coletivo”. Parte-se do princípio de que essas reexões propiciarão, no contexto educacional, ações com vistas a minimizar as consequências secundárias, originadas pela privação do social e do cultural, privação esta que afeta o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
id UNESPAR_dd386251acedd9596938d93efe188789
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5414
network_acronym_str UNESPAR
network_name_str Revista NUPEM (Online)
repository_id_str
spelling O significado do coletivo para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deficiência Este artigo propõe reexões acerca do papel do coletivo no desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deciência. Trata-se de um estudo qualitativo, construído a partir de pesquisa bibliográca com ênfase na psicologia histórico cultural. Apresenta-se, neste texto, um breve histórico das concepções sociais sobre a deciência e elementos do pensamento desenvolvido por Vigotski (1997) sobre a psicologia comparativa e a “pedagogia do coletivo”. Parte-se do princípio de que essas reexões propiciarão, no contexto educacional, ações com vistas a minimizar as consequências secundárias, originadas pela privação do social e do cultural, privação esta que afeta o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.Universidade Estadual do Paraná2017-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/541410.33871/nupem.v6i11.234Revista NUPEM; Vol. 6 No. 11 (2014): Revista NUPEM; 57-68Revista NUPEM; Vol. 6 Núm. 11 (2014): Revista NUPEM; 57-68Revista NUPEM; v. 6 n. 11 (2014): Revista NUPEM; 57-682176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5414/3442Copyright (c) 2017 Kellys Regina Rodio Saucedo, Denise Fontanella, Elisabeth Rossettohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSaucedo, Kellys Regina RodioFontanella, DeniseRossetto, Elisabeth2022-06-02T22:08:19Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5414Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:19Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv O significado do coletivo para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deficiência
title O significado do coletivo para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deficiência
spellingShingle O significado do coletivo para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deficiência
Saucedo, Kellys Regina Rodio
title_short O significado do coletivo para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deficiência
title_full O significado do coletivo para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deficiência
title_fullStr O significado do coletivo para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deficiência
title_full_unstemmed O significado do coletivo para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deficiência
title_sort O significado do coletivo para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deficiência
author Saucedo, Kellys Regina Rodio
author_facet Saucedo, Kellys Regina Rodio
Fontanella, Denise
Rossetto, Elisabeth
author_role author
author2 Fontanella, Denise
Rossetto, Elisabeth
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saucedo, Kellys Regina Rodio
Fontanella, Denise
Rossetto, Elisabeth
description  Este artigo propõe reexões acerca do papel do coletivo no desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deciência. Trata-se de um estudo qualitativo, construído a partir de pesquisa bibliográca com ênfase na psicologia histórico cultural. Apresenta-se, neste texto, um breve histórico das concepções sociais sobre a deciência e elementos do pensamento desenvolvido por Vigotski (1997) sobre a psicologia comparativa e a “pedagogia do coletivo”. Parte-se do princípio de que essas reexões propiciarão, no contexto educacional, ações com vistas a minimizar as consequências secundárias, originadas pela privação do social e do cultural, privação esta que afeta o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5414
10.33871/nupem.v6i11.234
url https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5414
identifier_str_mv 10.33871/nupem.v6i11.234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5414/3442
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Kellys Regina Rodio Saucedo, Denise Fontanella, Elisabeth Rossetto
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Kellys Regina Rodio Saucedo, Denise Fontanella, Elisabeth Rossetto
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista NUPEM; Vol. 6 No. 11 (2014): Revista NUPEM; 57-68
Revista NUPEM; Vol. 6 Núm. 11 (2014): Revista NUPEM; 57-68
Revista NUPEM; v. 6 n. 11 (2014): Revista NUPEM; 57-68
2176-7912
2175-7429
reponame:Revista NUPEM (Online)
instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron:UNESPAR
instname_str Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron_str UNESPAR
institution UNESPAR
reponame_str Revista NUPEM (Online)
collection Revista NUPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
repository.mail.fl_str_mv nupemrevista@gmail.com||
_version_ 1754838753934835712