A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONCEPÇÃO E CONSTRUÇÃO CORPORAL: DESAFIOS PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2018 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista UNIABEU (2010) |
Download full: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2847 |
Summary: | O presente estudo tem como objetivo analisar e abordar os padrões de beleza impostos pela mídia e a atuação do Professor de Educação Física em uma possível intervenção dentro do contexto histórico, social e escolar. A metodologia utilizada foi do tipo empírica qualitativa, e aplicamos em cinco professores atuantes na Educação Física escolar, e para discutirmos essas questões relacionando com o referencial teórico primário, utilizamos Goldenberg, 2002 e Soares, 2006. Diante das discussões, nota-se que com o avanço da tecnologia, a mídia atrelou-se no dia a dia e na vida escolar dos alunos, de maneira que, em sua maioria, espelham-se no que veem e tentam reproduzir no seu cotidiano. A Educação Física toma-se a falar sobre o conhecimento corporal e as suas derivações, assim, tornando o profissional de Educação Física um interventor fundamental para as novas abordagens de concepções corporais que existem dentro do contexto escolar com temáticas pedagógicas para a obtenção de um amplo conceito de cultura e aceitação corporal. |
id |
UNIABEU-1_fe634c2f0737e98adc3bc437149cd771 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/2847 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONCEPÇÃO E CONSTRUÇÃO CORPORAL: DESAFIOS PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICACiências Sociais AplicadasEducação Física, Mídia, Concepção Corporal.O presente estudo tem como objetivo analisar e abordar os padrões de beleza impostos pela mídia e a atuação do Professor de Educação Física em uma possível intervenção dentro do contexto histórico, social e escolar. A metodologia utilizada foi do tipo empírica qualitativa, e aplicamos em cinco professores atuantes na Educação Física escolar, e para discutirmos essas questões relacionando com o referencial teórico primário, utilizamos Goldenberg, 2002 e Soares, 2006. Diante das discussões, nota-se que com o avanço da tecnologia, a mídia atrelou-se no dia a dia e na vida escolar dos alunos, de maneira que, em sua maioria, espelham-se no que veem e tentam reproduzir no seu cotidiano. A Educação Física toma-se a falar sobre o conhecimento corporal e as suas derivações, assim, tornando o profissional de Educação Física um interventor fundamental para as novas abordagens de concepções corporais que existem dentro do contexto escolar com temáticas pedagógicas para a obtenção de um amplo conceito de cultura e aceitação corporal.Revista UniabeuRoza, Rayane FonsecaTeixeira, Carlos Eduardo Senareli2018-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2847Revista Uniabeu; v. 11, n. 27 (2018): Revista UNIABEU; 180-1952179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2847/pdfDireitos autorais 2018 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-17T21:34:05Zoai:ojs2.abeu.local:article/2847Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2018-05-17T21:34:05Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONCEPÇÃO E CONSTRUÇÃO CORPORAL: DESAFIOS PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONCEPÇÃO E CONSTRUÇÃO CORPORAL: DESAFIOS PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONCEPÇÃO E CONSTRUÇÃO CORPORAL: DESAFIOS PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA Roza, Rayane Fonseca Ciências Sociais Aplicadas Educação Física, Mídia, Concepção Corporal. |
title_short |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONCEPÇÃO E CONSTRUÇÃO CORPORAL: DESAFIOS PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONCEPÇÃO E CONSTRUÇÃO CORPORAL: DESAFIOS PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONCEPÇÃO E CONSTRUÇÃO CORPORAL: DESAFIOS PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONCEPÇÃO E CONSTRUÇÃO CORPORAL: DESAFIOS PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONCEPÇÃO E CONSTRUÇÃO CORPORAL: DESAFIOS PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Roza, Rayane Fonseca |
author_facet |
Roza, Rayane Fonseca Teixeira, Carlos Eduardo Senareli |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Carlos Eduardo Senareli |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roza, Rayane Fonseca Teixeira, Carlos Eduardo Senareli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas Educação Física, Mídia, Concepção Corporal. |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas Educação Física, Mídia, Concepção Corporal. |
description |
O presente estudo tem como objetivo analisar e abordar os padrões de beleza impostos pela mídia e a atuação do Professor de Educação Física em uma possível intervenção dentro do contexto histórico, social e escolar. A metodologia utilizada foi do tipo empírica qualitativa, e aplicamos em cinco professores atuantes na Educação Física escolar, e para discutirmos essas questões relacionando com o referencial teórico primário, utilizamos Goldenberg, 2002 e Soares, 2006. Diante das discussões, nota-se que com o avanço da tecnologia, a mídia atrelou-se no dia a dia e na vida escolar dos alunos, de maneira que, em sua maioria, espelham-se no que veem e tentam reproduzir no seu cotidiano. A Educação Física toma-se a falar sobre o conhecimento corporal e as suas derivações, assim, tornando o profissional de Educação Física um interventor fundamental para as novas abordagens de concepções corporais que existem dentro do contexto escolar com temáticas pedagógicas para a obtenção de um amplo conceito de cultura e aceitação corporal. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2847 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2847/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Uniabeu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Uniabeu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 11, n. 27 (2018): Revista UNIABEU; 180-195 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170819869868032 |