LEITURA: RETRATOS E CONCEPÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagnan, Celso Leopoldo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Queirós, Eliane Provate
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2975
Resumo: A prática e os hábitos de leitura são temas recorrentes na Academia, sobretudo a partir dos anos 80. Apesar disso, discutir como inserir a leitura entre jovens e adultos ainda é uma necessidade. Considerando isso, o presente artigo quer tratar sobre motivos que impediriam a leitura de ser prática de fato comum e habitual, como ver TV, por exemplo. Em busca de explicações, baseia-se em pesquisas realizadas pelo Instituto Pró-livro, intituladas Retratos de leitura no Brasil, que já teve quatro edições desde 2001. Em apoio, buscamos na literatura especializada as principais concepções de leitura utilizadas como práticas pedagógicas pela Escola, de modo a estabelecer relações entre essa prática e os resultados obtidos pela pesquisa. Em conclusão, o não desenvolvimento universal do gosto em ler estaria ligado à predominância da leitura utilitarista, com finalidades específicas.
id UNIABEU-1_ea0b3986f7fd098cbc45efde8df01394
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/2975
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling LEITURA: RETRATOS E CONCEPÇÕESA prática e os hábitos de leitura são temas recorrentes na Academia, sobretudo a partir dos anos 80. Apesar disso, discutir como inserir a leitura entre jovens e adultos ainda é uma necessidade. Considerando isso, o presente artigo quer tratar sobre motivos que impediriam a leitura de ser prática de fato comum e habitual, como ver TV, por exemplo. Em busca de explicações, baseia-se em pesquisas realizadas pelo Instituto Pró-livro, intituladas Retratos de leitura no Brasil, que já teve quatro edições desde 2001. Em apoio, buscamos na literatura especializada as principais concepções de leitura utilizadas como práticas pedagógicas pela Escola, de modo a estabelecer relações entre essa prática e os resultados obtidos pela pesquisa. Em conclusão, o não desenvolvimento universal do gosto em ler estaria ligado à predominância da leitura utilitarista, com finalidades específicas.Revista UniabeuFunadespPagnan, Celso LeopoldoQueirós, Eliane Provate2018-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2975Revista Uniabeu; v. 10, n. 26 (2017): Revista UNIABEU; 94-1092179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2975/pdfDireitos autorais 2018 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-23T21:21:06Zoai:ojs2.abeu.local:article/2975Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2018-01-23T21:21:06Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA: RETRATOS E CONCEPÇÕES
title LEITURA: RETRATOS E CONCEPÇÕES
spellingShingle LEITURA: RETRATOS E CONCEPÇÕES
Pagnan, Celso Leopoldo
title_short LEITURA: RETRATOS E CONCEPÇÕES
title_full LEITURA: RETRATOS E CONCEPÇÕES
title_fullStr LEITURA: RETRATOS E CONCEPÇÕES
title_full_unstemmed LEITURA: RETRATOS E CONCEPÇÕES
title_sort LEITURA: RETRATOS E CONCEPÇÕES
author Pagnan, Celso Leopoldo
author_facet Pagnan, Celso Leopoldo
Queirós, Eliane Provate
author_role author
author2 Queirós, Eliane Provate
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Funadesp
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagnan, Celso Leopoldo
Queirós, Eliane Provate
dc.subject.none.fl_str_mv

description A prática e os hábitos de leitura são temas recorrentes na Academia, sobretudo a partir dos anos 80. Apesar disso, discutir como inserir a leitura entre jovens e adultos ainda é uma necessidade. Considerando isso, o presente artigo quer tratar sobre motivos que impediriam a leitura de ser prática de fato comum e habitual, como ver TV, por exemplo. Em busca de explicações, baseia-se em pesquisas realizadas pelo Instituto Pró-livro, intituladas Retratos de leitura no Brasil, que já teve quatro edições desde 2001. Em apoio, buscamos na literatura especializada as principais concepções de leitura utilizadas como práticas pedagógicas pela Escola, de modo a estabelecer relações entre essa prática e os resultados obtidos pela pesquisa. Em conclusão, o não desenvolvimento universal do gosto em ler estaria ligado à predominância da leitura utilitarista, com finalidades específicas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2975
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2975/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Uniabeu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Uniabeu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 10, n. 26 (2017): Revista UNIABEU; 94-109
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170820299784192