Covid – 19: Cuidados farmacêuticos durante a pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cagnazzo, Túlio di Orlando
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Chiari-Andréo, Bruna Galdorfini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/973
Resumo: O novo Coronavírus, causador da doença respiratória COVID-19, já infectou mais de 5 milhões de pessoas em 181 países, causando diversos problemas econômicos e sociais no mundo. Ainda não há tratamento ou vacina eficaz, então os esforços para redução da transmissão são foco do sistema de saúde. Em epidemias de doenças contagiosas, profissionais de saúde correm um risco maior do que a população em geral de se contaminar. Nesse contexto, o farmacêutico exerce papel importante no controle da transmissão da doença e na atenção às necessidades da comunidade durante a crise, disseminando informações sobre a doença, além de monitorar reações advindas do uso de medicamentos. Sendo assim, o trabalho proposto visa detalhar a função do farmacêutico na linha de frente ao combate a COVID-19 e esclarecer seu envolvimento no controle e prevenção da pandemia. Para alcançar este objetivo, bases de dados, como Google Acadêmico, Scielo, Science Direct e PubMed, foram utilizadas na busca de evidências sobre o novo Coronavírus, bem como da atuação dos farmacêuticos neste cuidado à população. Os unitermos utilizados foram: Coronavírus, COVID-19, SARS-CoV-2, Pharmaceutical care, Healthcare workers. Desta forma, obteve-se informações de publicações entre os anos 2003 a 2020 para esta revisão. Com este estudo podemos inferir que farmácias se tornaram o primeiro contato de muitos indivíduos contaminados com o atendimento de saúde especializado. Com isto, este profissional torna-se importante no controle do medo coletivo e da falta de informação, que devem ser combatidos através de informações confiáveis, contribuindo para redução da sobrecarga sobre o sistema de saúde.
id UNIARA_9c7b3ea0b7bcddba3c38d364a334c0db
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/973
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling Covid – 19: Cuidados farmacêuticos durante a pandemiapandemiacoronavírusCOVID-19profissionais da saúdecuidados farmacêuticosO novo Coronavírus, causador da doença respiratória COVID-19, já infectou mais de 5 milhões de pessoas em 181 países, causando diversos problemas econômicos e sociais no mundo. Ainda não há tratamento ou vacina eficaz, então os esforços para redução da transmissão são foco do sistema de saúde. Em epidemias de doenças contagiosas, profissionais de saúde correm um risco maior do que a população em geral de se contaminar. Nesse contexto, o farmacêutico exerce papel importante no controle da transmissão da doença e na atenção às necessidades da comunidade durante a crise, disseminando informações sobre a doença, além de monitorar reações advindas do uso de medicamentos. Sendo assim, o trabalho proposto visa detalhar a função do farmacêutico na linha de frente ao combate a COVID-19 e esclarecer seu envolvimento no controle e prevenção da pandemia. Para alcançar este objetivo, bases de dados, como Google Acadêmico, Scielo, Science Direct e PubMed, foram utilizadas na busca de evidências sobre o novo Coronavírus, bem como da atuação dos farmacêuticos neste cuidado à população. Os unitermos utilizados foram: Coronavírus, COVID-19, SARS-CoV-2, Pharmaceutical care, Healthcare workers. Desta forma, obteve-se informações de publicações entre os anos 2003 a 2020 para esta revisão. Com este estudo podemos inferir que farmácias se tornaram o primeiro contato de muitos indivíduos contaminados com o atendimento de saúde especializado. Com isto, este profissional torna-se importante no controle do medo coletivo e da falta de informação, que devem ser combatidos através de informações confiáveis, contribuindo para redução da sobrecarga sobre o sistema de saúde.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/97310.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i1.973Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 23 n. 1 (2020): Janeiro-Abril; 161-1782527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/973/pdfCopyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinarinfo:eu-repo/semantics/openAccessCagnazzo, Túlio di OrlandoChiari-Andréo, Bruna Galdorfini2020-06-21T22:03:32Zoai:ojs.revistarebram.com:article/973Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2020-06-21T22:03:32Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv Covid – 19: Cuidados farmacêuticos durante a pandemia
title Covid – 19: Cuidados farmacêuticos durante a pandemia
spellingShingle Covid – 19: Cuidados farmacêuticos durante a pandemia
Cagnazzo, Túlio di Orlando
pandemia
coronavírus
COVID-19
profissionais da saúde
cuidados farmacêuticos
title_short Covid – 19: Cuidados farmacêuticos durante a pandemia
title_full Covid – 19: Cuidados farmacêuticos durante a pandemia
title_fullStr Covid – 19: Cuidados farmacêuticos durante a pandemia
title_full_unstemmed Covid – 19: Cuidados farmacêuticos durante a pandemia
title_sort Covid – 19: Cuidados farmacêuticos durante a pandemia
author Cagnazzo, Túlio di Orlando
author_facet Cagnazzo, Túlio di Orlando
Chiari-Andréo, Bruna Galdorfini
author_role author
author2 Chiari-Andréo, Bruna Galdorfini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cagnazzo, Túlio di Orlando
Chiari-Andréo, Bruna Galdorfini
dc.subject.por.fl_str_mv pandemia
coronavírus
COVID-19
profissionais da saúde
cuidados farmacêuticos
topic pandemia
coronavírus
COVID-19
profissionais da saúde
cuidados farmacêuticos
description O novo Coronavírus, causador da doença respiratória COVID-19, já infectou mais de 5 milhões de pessoas em 181 países, causando diversos problemas econômicos e sociais no mundo. Ainda não há tratamento ou vacina eficaz, então os esforços para redução da transmissão são foco do sistema de saúde. Em epidemias de doenças contagiosas, profissionais de saúde correm um risco maior do que a população em geral de se contaminar. Nesse contexto, o farmacêutico exerce papel importante no controle da transmissão da doença e na atenção às necessidades da comunidade durante a crise, disseminando informações sobre a doença, além de monitorar reações advindas do uso de medicamentos. Sendo assim, o trabalho proposto visa detalhar a função do farmacêutico na linha de frente ao combate a COVID-19 e esclarecer seu envolvimento no controle e prevenção da pandemia. Para alcançar este objetivo, bases de dados, como Google Acadêmico, Scielo, Science Direct e PubMed, foram utilizadas na busca de evidências sobre o novo Coronavírus, bem como da atuação dos farmacêuticos neste cuidado à população. Os unitermos utilizados foram: Coronavírus, COVID-19, SARS-CoV-2, Pharmaceutical care, Healthcare workers. Desta forma, obteve-se informações de publicações entre os anos 2003 a 2020 para esta revisão. Com este estudo podemos inferir que farmácias se tornaram o primeiro contato de muitos indivíduos contaminados com o atendimento de saúde especializado. Com isto, este profissional torna-se importante no controle do medo coletivo e da falta de informação, que devem ser combatidos através de informações confiáveis, contribuindo para redução da sobrecarga sobre o sistema de saúde.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/973
10.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i1.973
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/973
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i1.973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/973/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 23 n. 1 (2020): Janeiro-Abril; 161-178
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174606893678592