FEDERALISMO, COMPETÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL: BRASIL UM PAÍS INCLUSIVO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Dirceu Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Direitos Fundamentais e Democracia
Texto Completo: https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/717
Resumo: O intento que gravita sobre o tema federalismo ainda se apresenta como um tema de grande divergência interpretativa, principalmente no tocante a inclusão social de pessoas e grupos vulneráveis. Importante, todavia, fazer uma releitura do instituto sob a ótica da inclusão social no Brasil. Neste contexto é que se apresenta de maneira muito peculiar a repartição de competências, seguindo um viés federativo, pelo qual ocorre a divisão de competências e atribuições aos entes federativos. Assim, consideradas todas estas vertentes inerentes a um Estado federativo é que devemos vislumbrar a inclusão social no cenário jurídico contemporâneo, em princípio, uma responsabilidade estatal, a qual deverá ser efetivada pelos mesmos entes que compõem o Estado federal. Há que se aferir até que momento cada ente é responsável por uma real inclusão social, e ainda, até que ponto isso poderá influir diretamente na administração pública, de modo à que, outrora poderá digladiar-se com o fenômeno da reserva do possível, e assim defrontando-se com a limitação orçamentária do Estado. No intuito de atender a proposta desse estudo, a metodologia aplicada concentrou-se na revisão da literatura e de textos (clássicos e contemporâneos) relevantes para o tema. Portanto, é nítido o embate entre administração pública e inclusão social, devendo-se harmonizar este convívio, sem que com isso tenhamos que restringir a aplicação de um deles.
id UNIBRASIL-1_49e5685a3c27c79e9ae4c283d8c7cfc0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/717
network_acronym_str UNIBRASIL-1
network_name_str Revista Direitos Fundamentais e Democracia
repository_id_str
spelling FEDERALISMO, COMPETÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL: BRASIL UM PAÍS INCLUSIVO?federalismorepartição de competênciasadministração pública e inclusão social.O intento que gravita sobre o tema federalismo ainda se apresenta como um tema de grande divergência interpretativa, principalmente no tocante a inclusão social de pessoas e grupos vulneráveis. Importante, todavia, fazer uma releitura do instituto sob a ótica da inclusão social no Brasil. Neste contexto é que se apresenta de maneira muito peculiar a repartição de competências, seguindo um viés federativo, pelo qual ocorre a divisão de competências e atribuições aos entes federativos. Assim, consideradas todas estas vertentes inerentes a um Estado federativo é que devemos vislumbrar a inclusão social no cenário jurídico contemporâneo, em princípio, uma responsabilidade estatal, a qual deverá ser efetivada pelos mesmos entes que compõem o Estado federal. Há que se aferir até que momento cada ente é responsável por uma real inclusão social, e ainda, até que ponto isso poderá influir diretamente na administração pública, de modo à que, outrora poderá digladiar-se com o fenômeno da reserva do possível, e assim defrontando-se com a limitação orçamentária do Estado. No intuito de atender a proposta desse estudo, a metodologia aplicada concentrou-se na revisão da literatura e de textos (clássicos e contemporâneos) relevantes para o tema. Portanto, é nítido o embate entre administração pública e inclusão social, devendo-se harmonizar este convívio, sem que com isso tenhamos que restringir a aplicação de um deles.Centro Universitário Autônomo do Brasil2017-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/71710.25192/issn.1982-0496.rdfd.v22i1717Revista Direitos Fundamentais & Democracia; v. 22 n. 1 (2017): Revista Direitos Fundamentais & Democracia; 102-125Revista Direitos Fundamentais & Democracia; Vol. 22 No. 1 (2017): Revista Direitos Fundamentais & Democracia; 102-1251982-0496reponame:Revista Direitos Fundamentais e Democraciainstname:Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil)instacron:UNIBRASILporhttps://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/717/490Siqueira, Dirceu Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-27T09:48:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/717Revistahttp://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfdONGhttps://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/oairevistadfd@unibrasil.com.br||ebgomes@me.com1982-04961982-0496opendoar:2018-04-27T09:48:59Revista Direitos Fundamentais e Democracia - Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil)false
dc.title.none.fl_str_mv FEDERALISMO, COMPETÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL: BRASIL UM PAÍS INCLUSIVO?
title FEDERALISMO, COMPETÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL: BRASIL UM PAÍS INCLUSIVO?
spellingShingle FEDERALISMO, COMPETÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL: BRASIL UM PAÍS INCLUSIVO?
Siqueira, Dirceu Pereira
federalismo
repartição de competências
administração pública e inclusão social.
title_short FEDERALISMO, COMPETÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL: BRASIL UM PAÍS INCLUSIVO?
title_full FEDERALISMO, COMPETÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL: BRASIL UM PAÍS INCLUSIVO?
title_fullStr FEDERALISMO, COMPETÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL: BRASIL UM PAÍS INCLUSIVO?
title_full_unstemmed FEDERALISMO, COMPETÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL: BRASIL UM PAÍS INCLUSIVO?
title_sort FEDERALISMO, COMPETÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL: BRASIL UM PAÍS INCLUSIVO?
author Siqueira, Dirceu Pereira
author_facet Siqueira, Dirceu Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Dirceu Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv federalismo
repartição de competências
administração pública e inclusão social.
topic federalismo
repartição de competências
administração pública e inclusão social.
description O intento que gravita sobre o tema federalismo ainda se apresenta como um tema de grande divergência interpretativa, principalmente no tocante a inclusão social de pessoas e grupos vulneráveis. Importante, todavia, fazer uma releitura do instituto sob a ótica da inclusão social no Brasil. Neste contexto é que se apresenta de maneira muito peculiar a repartição de competências, seguindo um viés federativo, pelo qual ocorre a divisão de competências e atribuições aos entes federativos. Assim, consideradas todas estas vertentes inerentes a um Estado federativo é que devemos vislumbrar a inclusão social no cenário jurídico contemporâneo, em princípio, uma responsabilidade estatal, a qual deverá ser efetivada pelos mesmos entes que compõem o Estado federal. Há que se aferir até que momento cada ente é responsável por uma real inclusão social, e ainda, até que ponto isso poderá influir diretamente na administração pública, de modo à que, outrora poderá digladiar-se com o fenômeno da reserva do possível, e assim defrontando-se com a limitação orçamentária do Estado. No intuito de atender a proposta desse estudo, a metodologia aplicada concentrou-se na revisão da literatura e de textos (clássicos e contemporâneos) relevantes para o tema. Portanto, é nítido o embate entre administração pública e inclusão social, devendo-se harmonizar este convívio, sem que com isso tenhamos que restringir a aplicação de um deles.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/717
10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v22i1717
url https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/717
identifier_str_mv 10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v22i1717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/717/490
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Autônomo do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Autônomo do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista Direitos Fundamentais & Democracia; v. 22 n. 1 (2017): Revista Direitos Fundamentais & Democracia; 102-125
Revista Direitos Fundamentais & Democracia; Vol. 22 No. 1 (2017): Revista Direitos Fundamentais & Democracia; 102-125
1982-0496
reponame:Revista Direitos Fundamentais e Democracia
instname:Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil)
instacron:UNIBRASIL
instname_str Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil)
instacron_str UNIBRASIL
institution UNIBRASIL
reponame_str Revista Direitos Fundamentais e Democracia
collection Revista Direitos Fundamentais e Democracia
repository.name.fl_str_mv Revista Direitos Fundamentais e Democracia - Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil)
repository.mail.fl_str_mv revistadfd@unibrasil.com.br||ebgomes@me.com
_version_ 1748949961473523712