Estado nutricional de escolares da rede pública de ensino de Piedade, SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pegolo, Giovana Eliza
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Marina Vieira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/1826
Resumo: A pesquisa visou avaliar o estado nutricional de escolares da rede pública de ensino do município de Piedade, Estado de São Paulo. A amostra foi constituída por 150 escolares, de ambos os gêneros, com idade entre 7 e 14 anos. Para a análise da situação nutricional, foram utilizadas as medidas antropométricas de peso e altura. Os resultados mostraram que a proporção de 4% de escolares foi classificada com indicativo de déficit de altura, percentual considerado superior ao esperado (2,3%). No intervalo (−2 ≤ ZAI < −1) que discrimina os escolares com indicativo de comprometimento da altura, foram identificados 19,3%, enquanto a proporção esperada é 13,6%. Quanto às análises do IMC, foram observados 10,7% de escolares com baixo peso, enquanto na situação oposta (obesidade) a proporção verificada alcançou 1,6% dos integrantes da amostra. Os resultados obtidos diferem daqueles observados quando são examinados os dados entre estudantes, também matriculados na rede pública de ensino, de substancial número de municípios paulistas. Nesta pesquisa, a proporção de escolares classificados com baixo peso supera a prevalência de escolares com obesidade. Análises que envolvam, além da população urbana, também aquela moradora do meio rural, tornam-se valiosas por constituírem subsídios para o planejamento de ações efetivas de saúde pública.
id UNICAMP-16_3416002a09863a727c8f5d5ef89655ee
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1826
network_acronym_str UNICAMP-16
network_name_str Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)
repository_id_str
spelling Estado nutricional de escolares da rede pública de ensino de Piedade, SPAntropometria. Escolares. Estado nutricional. ObesidadeEscolas. Estado nutricional. Obesidade.A pesquisa visou avaliar o estado nutricional de escolares da rede pública de ensino do município de Piedade, Estado de São Paulo. A amostra foi constituída por 150 escolares, de ambos os gêneros, com idade entre 7 e 14 anos. Para a análise da situação nutricional, foram utilizadas as medidas antropométricas de peso e altura. Os resultados mostraram que a proporção de 4% de escolares foi classificada com indicativo de déficit de altura, percentual considerado superior ao esperado (2,3%). No intervalo (−2 ≤ ZAI < −1) que discrimina os escolares com indicativo de comprometimento da altura, foram identificados 19,3%, enquanto a proporção esperada é 13,6%. Quanto às análises do IMC, foram observados 10,7% de escolares com baixo peso, enquanto na situação oposta (obesidade) a proporção verificada alcançou 1,6% dos integrantes da amostra. Os resultados obtidos diferem daqueles observados quando são examinados os dados entre estudantes, também matriculados na rede pública de ensino, de substancial número de municípios paulistas. Nesta pesquisa, a proporção de escolares classificados com baixo peso supera a prevalência de escolares com obesidade. Análises que envolvam, além da população urbana, também aquela moradora do meio rural, tornam-se valiosas por constituírem subsídios para o planejamento de ações efetivas de saúde pública.Universidade Estadual de Campinas2015-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionExploratóriaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/182610.20396/san.v15i1.1826Segurança Alimentar e Nutricional; v. 15 n. 1 (2008); 76-85Segurança Alimentar e Nutricional; Vol. 15 No. 1 (2008); 76-85Segurança Alimentar e Nutricional; Vol. 15 Núm. 1 (2008); 76-852316-297Xreponame:Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/1826/1879Copyright (c) 2015 Revista Segurança Alimentar e Nutricionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPegolo, Giovana ElizaSilva, Marina Vieira da2018-03-09T13:15:50Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1826Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/oai||revnepa@gmail.com|| suporterevsan@gmail.com2316-297X1808-8023opendoar:2022-11-08T14:24:00.397571Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estado nutricional de escolares da rede pública de ensino de Piedade, SP
title Estado nutricional de escolares da rede pública de ensino de Piedade, SP
spellingShingle Estado nutricional de escolares da rede pública de ensino de Piedade, SP
Pegolo, Giovana Eliza
Antropometria. Escolares. Estado nutricional. Obesidade
Escolas. Estado nutricional. Obesidade.
title_short Estado nutricional de escolares da rede pública de ensino de Piedade, SP
title_full Estado nutricional de escolares da rede pública de ensino de Piedade, SP
title_fullStr Estado nutricional de escolares da rede pública de ensino de Piedade, SP
title_full_unstemmed Estado nutricional de escolares da rede pública de ensino de Piedade, SP
title_sort Estado nutricional de escolares da rede pública de ensino de Piedade, SP
author Pegolo, Giovana Eliza
author_facet Pegolo, Giovana Eliza
Silva, Marina Vieira da
author_role author
author2 Silva, Marina Vieira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pegolo, Giovana Eliza
Silva, Marina Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Antropometria. Escolares. Estado nutricional. Obesidade
Escolas. Estado nutricional. Obesidade.
topic Antropometria. Escolares. Estado nutricional. Obesidade
Escolas. Estado nutricional. Obesidade.
description A pesquisa visou avaliar o estado nutricional de escolares da rede pública de ensino do município de Piedade, Estado de São Paulo. A amostra foi constituída por 150 escolares, de ambos os gêneros, com idade entre 7 e 14 anos. Para a análise da situação nutricional, foram utilizadas as medidas antropométricas de peso e altura. Os resultados mostraram que a proporção de 4% de escolares foi classificada com indicativo de déficit de altura, percentual considerado superior ao esperado (2,3%). No intervalo (−2 ≤ ZAI < −1) que discrimina os escolares com indicativo de comprometimento da altura, foram identificados 19,3%, enquanto a proporção esperada é 13,6%. Quanto às análises do IMC, foram observados 10,7% de escolares com baixo peso, enquanto na situação oposta (obesidade) a proporção verificada alcançou 1,6% dos integrantes da amostra. Os resultados obtidos diferem daqueles observados quando são examinados os dados entre estudantes, também matriculados na rede pública de ensino, de substancial número de municípios paulistas. Nesta pesquisa, a proporção de escolares classificados com baixo peso supera a prevalência de escolares com obesidade. Análises que envolvam, além da população urbana, também aquela moradora do meio rural, tornam-se valiosas por constituírem subsídios para o planejamento de ações efetivas de saúde pública.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Exploratória
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/1826
10.20396/san.v15i1.1826
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/1826
identifier_str_mv 10.20396/san.v15i1.1826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/1826/1879
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Segurança Alimentar e Nutricional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Segurança Alimentar e Nutricional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Segurança Alimentar e Nutricional; v. 15 n. 1 (2008); 76-85
Segurança Alimentar e Nutricional; Vol. 15 No. 1 (2008); 76-85
Segurança Alimentar e Nutricional; Vol. 15 Núm. 1 (2008); 76-85
2316-297X
reponame:Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)
collection Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||revnepa@gmail.com|| suporterevsan@gmail.com
_version_ 1800216586740563968