Pedagoselfies: os significados do corpo e da imagem na produção de autorretratos entre jovens meninas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zago, Luiz Felipe
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Guizzo, Bianca Salazar, Pereira, Evelyn Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650314
Resumo: O artigo realiza uma investigação teórica sobre as condições culturais da visibilidade dos corpos por meio da prática de produção e publicação de autorretrados – as chamadas selfies – feitos por jovens meninas. O objetivo é analisar, a partir de uma perspectiva culturalista, os modos como meninas estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola pública do Rio Grande do Sul utilizam-se de telefones celulares e redes sociais para produzir e compartilhar suas selfies. A metodologia consistiu na realização de três grupos de discussão com as estudantes da Escola que se voluntariassem a falar sobre corpo, imagem e tecnologia, sob a coordenação de uma pesquisadora. Cria-se o neologismo pedagoselfie para designar, com base nas análises das falas das participantes, a operação de determinada pedagogia no processo de ensinagem-aprendizagem de significados e práticas de produção de selfies, significados esses para os quais convergem pedagogia, corpo, imagem e tecnologia. Conclui-se que a produção e publicação de selfies pode estar articulada à circunscrição de um regime de visibilidade singular do tempo presente, na medida em que a exposição da imagem de si ao outro depende de um escrutínio visual que regula a produção, edição e publicação de selfies em redes sociais on-line.
id UNICAMP-19_7fe499822c9345f0bd4545bf5f71cad2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650314
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Pedagoselfies: os significados do corpo e da imagem na produção de autorretratos entre jovens meninasCorpo. Imagem. Redes sociais. Pedagogia cultural.JuventudeRedes SociaisCorpo.O artigo realiza uma investigação teórica sobre as condições culturais da visibilidade dos corpos por meio da prática de produção e publicação de autorretrados – as chamadas selfies – feitos por jovens meninas. O objetivo é analisar, a partir de uma perspectiva culturalista, os modos como meninas estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola pública do Rio Grande do Sul utilizam-se de telefones celulares e redes sociais para produzir e compartilhar suas selfies. A metodologia consistiu na realização de três grupos de discussão com as estudantes da Escola que se voluntariassem a falar sobre corpo, imagem e tecnologia, sob a coordenação de uma pesquisadora. Cria-se o neologismo pedagoselfie para designar, com base nas análises das falas das participantes, a operação de determinada pedagogia no processo de ensinagem-aprendizagem de significados e práticas de produção de selfies, significados esses para os quais convergem pedagogia, corpo, imagem e tecnologia. Conclui-se que a produção e publicação de selfies pode estar articulada à circunscrição de um regime de visibilidade singular do tempo presente, na medida em que a exposição da imagem de si ao outro depende de um escrutínio visual que regula a produção, edição e publicação de selfies em redes sociais on-line.Universidade Estadual de Campinas2018-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica; Grupos de discussãoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865031410.20396/etd.v20i4.8650314ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1096-1116ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1096-1116ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1096-11161676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650314/18680https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650314/20167Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessZago, Luiz FelipeGuizzo, Bianca SalazarPereira, Evelyn Santos2018-12-17T14:08:38Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650314Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2018-12-17T14:08:38ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagoselfies: os significados do corpo e da imagem na produção de autorretratos entre jovens meninas
title Pedagoselfies: os significados do corpo e da imagem na produção de autorretratos entre jovens meninas
spellingShingle Pedagoselfies: os significados do corpo e da imagem na produção de autorretratos entre jovens meninas
Zago, Luiz Felipe
Corpo. Imagem. Redes sociais. Pedagogia cultural.
Juventude
Redes Sociais
Corpo.
title_short Pedagoselfies: os significados do corpo e da imagem na produção de autorretratos entre jovens meninas
title_full Pedagoselfies: os significados do corpo e da imagem na produção de autorretratos entre jovens meninas
title_fullStr Pedagoselfies: os significados do corpo e da imagem na produção de autorretratos entre jovens meninas
title_full_unstemmed Pedagoselfies: os significados do corpo e da imagem na produção de autorretratos entre jovens meninas
title_sort Pedagoselfies: os significados do corpo e da imagem na produção de autorretratos entre jovens meninas
author Zago, Luiz Felipe
author_facet Zago, Luiz Felipe
Guizzo, Bianca Salazar
Pereira, Evelyn Santos
author_role author
author2 Guizzo, Bianca Salazar
Pereira, Evelyn Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zago, Luiz Felipe
Guizzo, Bianca Salazar
Pereira, Evelyn Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo. Imagem. Redes sociais. Pedagogia cultural.
Juventude
Redes Sociais
Corpo.
topic Corpo. Imagem. Redes sociais. Pedagogia cultural.
Juventude
Redes Sociais
Corpo.
description O artigo realiza uma investigação teórica sobre as condições culturais da visibilidade dos corpos por meio da prática de produção e publicação de autorretrados – as chamadas selfies – feitos por jovens meninas. O objetivo é analisar, a partir de uma perspectiva culturalista, os modos como meninas estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola pública do Rio Grande do Sul utilizam-se de telefones celulares e redes sociais para produzir e compartilhar suas selfies. A metodologia consistiu na realização de três grupos de discussão com as estudantes da Escola que se voluntariassem a falar sobre corpo, imagem e tecnologia, sob a coordenação de uma pesquisadora. Cria-se o neologismo pedagoselfie para designar, com base nas análises das falas das participantes, a operação de determinada pedagogia no processo de ensinagem-aprendizagem de significados e práticas de produção de selfies, significados esses para os quais convergem pedagogia, corpo, imagem e tecnologia. Conclui-se que a produção e publicação de selfies pode estar articulada à circunscrição de um regime de visibilidade singular do tempo presente, na medida em que a exposição da imagem de si ao outro depende de um escrutínio visual que regula a produção, edição e publicação de selfies em redes sociais on-line.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica; Grupos de discussão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650314
10.20396/etd.v20i4.8650314
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650314
identifier_str_mv 10.20396/etd.v20i4.8650314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650314/18680
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650314/20167
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1096-1116
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1096-1116
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1096-1116
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1748950174836719616