Aquisição incompleta entre /s/ e /'int'/ em criança falantes do portugues brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berti, Larissa Cristina
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605926
Resumo: Orientador: Eleonora Cavalcante Albano
id UNICAMP-30_1f96162e4d52bcbe1f672ac670ee3f10
oai_identifier_str oai::412993
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Aquisição incompleta entre /s/ e /'int'/ em criança falantes do portugues brasileiroAquisição de linguagemAcústicaFricativaLíngua portuguesaOrientador: Eleonora Cavalcante AlbanoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente estudo apresenta uma investigação sobre o estabelecimento do contraste entre as fricativas /s/ e /'INT'/ em crianças com e sem queixas fonoaudiológicas falantes do português brasileiro (PB). Parte-se, inicialmente, de uma literatura que se apóia em perspectivas tradicionais do desenvolvimento para explicar o estabelecimento de tal contraste pelas crianças bem como interpretar os chamados 'erros' de produção de fala que comumente ocorrem neste período. Faz-se uma crítica da interpretação dos 'erros' de produção de fala dos estudos resenhados (em função, principalmente, da metodologia e modelo teórico adotado) e persegue-se a hipótese de que as crianças experienciam diferentes formas de marcar uma distinção fônica percebida por elas, marcando-as muitas vezes por meio de produções gradientes (intermediárias). Para interpretar o estabelecimento da distinção entre /s/ e /'INT'/ dentro do percurso que as crianças exploram na tentativa de produção e uso de tal contraste, contemplando a intuição da criança sobre a linguagem, foi necessária a filiação com perspectivas dinâmicas do desenvolvimento aliada ao uso de uma metodologia instrumental (análise acústica). Realizaram-se dois estudos: um relativo à análise da produção da fala e outro relativo à percepção da fala. O estudo de produção compreendeu a análise acústica da fala de seis crianças (três com queixas fonoaudiológicas e três sem queixas fonoaudiológicas) de ambos os sexos entre cinco e sete anos de idade. Foram selecionadas seis palavras dissílabas paroxítonas do PB contendo as fricativas /s/ e / 'INT'/ acompanhadas das vogais /i/, /a/ e /u/ e inseridas numa frase veículo. Solicitou-se, das seis crianças, dez repetições de cada frase veículo. Os parâmetros acústicos adotados na análise foram: parâmetros relativos às características acústicas do ruído fricativo; parâmetros relativos às características acústicas das vogais adjacentes às fricativas e parâmetros relativos ao padrão temporal. Um dos principais resultados obtidos no estudo relativo à produção de fala foi a constatação de uma produção gradiente (produções intermediárias) nas crianças com queixas fonoaudiológicas entre as duas categorias fônicas estudadas (/s/ e /'INT'/), sugerindo uma aquisição incompleta desse contraste fônico. Além disso, os parâmetros acústicos relativos ao padrão temporal (especialmente a taxa de mudança da freqüência formântica) indicaram que as crianças com queixas fonoaudiológicas utilizam um tempo muito maior para realizar uma determinada tarefa de produção de fala, isto é, apresentam uma velocidade de movimentação dos articuladores bem inferior à velocidade apresentada pelo grupo de crianças sem queixas fonoaudiológicas. Analogamente, o estudo de percepção de fala procurou investigar a conseqüência perceptual dos gradientes fônicos, e refletir sobre a relação entre a produção e a percepção da fala. Foi realizado um experimento de identificação - envolvendo estímulos típicos (produções categóricas das fricativas /s/ e /'INT'/) e estímulos intermediários (produções gradientes de tais fricativas) - com 35 sujeitos (que não participaram do estudo de produção da fala) divididos em três grupos distintos: adultos, crianças com problemas de produção de fala e crianças sem problemas de produção de fala. Os resultados obtidos indicaram para uma relação intrínseca entre produção e percepção de fala para todos os grupos de sujeitos. Além disso, tais resultados apontaram para um não-reducionismo da explicação da aquisição incompleta do contraste fônico pelo enfoque exclusivo na produção ou então na percepção. Propõese, dessa forma, que se considere a natureza dinâmica da produção da fala, fato que implica na adoção de perspectivas dinâmicas do desenvolvimento nos estudos referentes à aquisição de contrastes fônicos. Além disso, verificou-se implicações semiológicas, psicolingüísticas, fonética e fonológica, e terapêutica dos problemas de produção de falaAbstract: The present study investigates the establishment of contrast between the fricatives /s/ and /'INT'/ in children who are speakers of Brazilian Portuguese (BP) and presented or not impairment phonological. The starting point is a review of the traditional literature on the perspectives of development, which tries to explain the establishment of this contrast by children and to interpret the so-called speech production errors commonly present in the age considered here. The interpretation of speech production errors given by the traditional perspectives is reconsidered and criticized here mainly because of their methodology and theoretical model. Our hypothesis is that children experience different ways of marking the phonic distinctions which are perceived by them, producing gradient forms (that is, intermediate productions) many times during the process of acquisition. In order to interpret the establishment of the distinction between /s/ and /'INT'/ when children are trying to produce and use the contrast, and also considering their intuition about language, we take into account a dynamic perspective of the development combined with an instrumental methodology which acoustically analyzes the children's productions. Two analyzes were carried out: the first one is related to the speech production and the second one is related to the speech perception. The first part of this study, on speech production, analyzed the speech of six children of both sex, aged between five and seven years old. Three of them presented hearing complaints and three of them didn't present any kind of hearing complaint. Six dissyllable words, accented on the second syllable and containing the fricatives /s/ and /'INT'/ produced before /i/, /a/ and /u/, were selected and pronounced during the production of the same sentence. Each child repeated each sentence ten times. The parameters adopted during the analyses were: 1) the acoustical characteristics of the fricative noise, 2) the acoustical characteristics of the adjacent vowels, and 3) acoustical parameters related to the temporal pattern of the speech production. One of the main results of this part of the study was the demonstration of the existence of intermediate productions between /s/ and /'INT'/ in children who presented hearing complaints, what suggests the incomplete acquisition of this phonic contrast. Moreover, the acoustical parameters related to the temporal pattern, specially the tax of formant change, indicated that children which present hearing complaints need a major time to perform a determined task of speech production, that is, these children present a lesser speed of the movements of articulators when compared to the children who doesn't appear to have any hearing complaints. The second part of this study, on speech perception, investigated the perceptual consequences of the presence of phonic gradients and also tried to comprehend the relation between speech production and perception. Thirty five subjects, divided in three groups (adults and children with and without hearing complaints), participated of an identification experiment which used 1) typical stimuli (categorical productions of /s/ and /'INT'/) and 2) intermediate stimuli (gradient productions of /s/ and /'INT'/). The results suggest that there is an intrinsic relation between speech production and perception. Moreover, such results point out the need for a non-reductionistic explanation of the incomplete acquisition of the phonic contrast between /s/ and /'INT'/, analyzing production and perception together instead of focusing on one or another. We purpose, then, that the dynamical nature of speech production must be taking into account and, by implication, a dynamical perspective of development in the studies related to the acquisition of phonic contrast must be adopted. In addition, it was also possible to identify different kinds of implications, that are, semiological, psycholinguistical, phonetical, phonological and also theurapeutical, to the problems of speech productionDoutoradoDoutor em Linguística[s.n.]Albano, Eleonora Cavalcante, 1950-Cabral, Leonor ScilarJurado Filho, Lourenço ChaconPanhoca, IvoneMorato, Edwiges MariaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBerti, Larissa Cristina2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf205 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605926BERTI, Larissa Cristina. Aquisição incompleta entre /s/ e /'int'/ em criança falantes do portugues brasileiro. 2006. 205 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605926. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/412993porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-26T10:48:28Zoai::412993Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-07-26T10:48:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aquisição incompleta entre /s/ e /'int'/ em criança falantes do portugues brasileiro
title Aquisição incompleta entre /s/ e /'int'/ em criança falantes do portugues brasileiro
spellingShingle Aquisição incompleta entre /s/ e /'int'/ em criança falantes do portugues brasileiro
Berti, Larissa Cristina
Aquisição de linguagem
Acústica
Fricativa
Língua portuguesa
title_short Aquisição incompleta entre /s/ e /'int'/ em criança falantes do portugues brasileiro
title_full Aquisição incompleta entre /s/ e /'int'/ em criança falantes do portugues brasileiro
title_fullStr Aquisição incompleta entre /s/ e /'int'/ em criança falantes do portugues brasileiro
title_full_unstemmed Aquisição incompleta entre /s/ e /'int'/ em criança falantes do portugues brasileiro
title_sort Aquisição incompleta entre /s/ e /'int'/ em criança falantes do portugues brasileiro
author Berti, Larissa Cristina
author_facet Berti, Larissa Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albano, Eleonora Cavalcante, 1950-
Cabral, Leonor Scilar
Jurado Filho, Lourenço Chacon
Panhoca, Ivone
Morato, Edwiges Maria
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Berti, Larissa Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição de linguagem
Acústica
Fricativa
Língua portuguesa
topic Aquisição de linguagem
Acústica
Fricativa
Língua portuguesa
description Orientador: Eleonora Cavalcante Albano
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605926
BERTI, Larissa Cristina. Aquisição incompleta entre /s/ e /'int'/ em criança falantes do portugues brasileiro. 2006. 205 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605926. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605926
identifier_str_mv BERTI, Larissa Cristina. Aquisição incompleta entre /s/ e /'int'/ em criança falantes do portugues brasileiro. 2006. 205 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605926. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/412993
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
205 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138432083034112