Aquisição e/ou aprendizagem: a constituição da subjetividade e identidade de uma criança falante de português brasileiro e de espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Rafaela Giacomin [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93872
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo trazer reflexões acerca da constituição da subjetividade e identidade de uma criança brasileira que inicia a aquisição/aprendizagem de espanhol aos 4 (quatro) anos de idade em um colégio bilíngue (Português/Espanhol) e, desde então, passa a utilizá-la em ambiente familiar. Partimos da hipótese de que o contato com essa outra língua, o espanhol, – considerando que a língua materna da criança é o português brasileiro (doravante PB) –, permitiria à criança, no processo de constituição de sua subjetividade, um deslocamento identitário que emerge de movimentos discursivos configurados nos gêneros ou formatos (BRUNER, 1984, 1983). Para refletirmos sobre as questões levantadas, partimos de uma perspectiva dialógica-discursiva, buscando trazer as contribuições de Bakhtin (2010, 2000) e do Círculo (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 2006, 1997, 1976) para os estudos de Aquisição de Linguagem, aquisição/aprendizagem de L2/LE e bilinguismo. Considerando as condições de contato com o espanhol que F. apresenta, postulamos, como segunda hipótese desta pesquisa, que os processos de aquisição/aprendizagem podem ser coexistentes e interdependentes. Para tanto, negamos a hipótese de Krashen (2003,1981) a partir de reflexões sobre os conceitos de interferência e code-switching que, ainda que estejam presentes na literatura sobre aprendizagem de L2/LE e sobre bilinguismo, respectivamente, tampouco são fenômenos claramente delimitados. Analisamos neste trabalho 10 (dez) sessões de gravações em áudio e vídeo da criança F.(5;3-5;12), em situações de interação com mãe e/ou com a pesquisadora-observadora, em ambiente familiar. Nelas, ao observarmos os encadeamentos discursivos entre F. e o outro, verificamos marcas singulares nas produções linguísticas infantis que nos evidenciaram o deslocamento identitário, movimentos dentro de domínios...
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Para refletirmos sobre as questões levantadas, partimos de uma perspectiva dialógica-discursiva, buscando trazer as contribuições de Bakhtin (2010, 2000) e do Círculo (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 2006, 1997, 1976) para os estudos de Aquisição de Linguagem, aquisição/aprendizagem de L2/LE e bilinguismo. Considerando as condições de contato com o espanhol que F. apresenta, postulamos, como segunda hipótese desta pesquisa, que os processos de aquisição/aprendizagem podem ser coexistentes e interdependentes. Para tanto, negamos a hipótese de Krashen (2003,1981) a partir de reflexões sobre os conceitos de interferência e code-switching que, ainda que estejam presentes na literatura sobre aprendizagem de L2/LE e sobre bilinguismo, respectivamente, tampouco são fenômenos claramente delimitados. Analisamos neste trabalho 10 (dez) sessões de gravações em áudio e vídeo da criança F.(5;3-5;12), em situações de interação com mãe e/ou com a pesquisadora-observadora, em ambiente familiar. Nelas, ao observarmos os encadeamentos discursivos entre F. e o outro, verificamos marcas singulares nas produções linguísticas infantis que nos evidenciaram o deslocamento identitário, movimentos dentro de domínios...Esta investigación tiene por objetivo reflexionar sobre la constitución de la subjetividad e identidad de un niño brasileño que inicia la adquisición/aprendizaje de español a los 4 (cuatro) años de edad desde un colegio bilíngue (Portugués/Español) y, enseguida, pasa a utilizarla en el entorno familiar. Partimos de la hipótesis de que el contacto con esta otra lengua, el español, - considerando que la lengua materna del niño es el portugués brasileño (ahora en adelante PB) -, le permitiría al niño, en el proceso de constitución de su subjetividad, un desplazamiento identitario que emerge de movimientos discursivos que se configuran en los géneros o formatos. (BRUNER, 1984,1983). Para reflexionar sobre las cuestiones planteadas, partimos de una perspectiva dialógico-discursiva, buscando traer las contribuciones de Bajtín (2010, 2000) y del Círculo (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 2006, 1997, 1976) a los estudios en Adquisición de Lenguaje, adquisición/aprendizaje de L2/LE y bilingüismo. Considerando las condiciones de contacto con el español que presenta F., postulamos, como segunda hipótesis de esta investigación, que los procesos de adquisición/aprendizaje pueden coexistirse y ser interdependientes. Para ello, rechazamos la hipótesis de Krashen (2003,1981) a partir de reflexiones sobre los conceptos de interferencia y code-switching que, aunque estén en la literatura sobre aprendizaje de L2/LE y sobre bilingüismo, respectivamente, tampoco son fenómenos claramente delimitados. Analizamos en este trabajo 10 (diez) secciones de grabaciones en audio y video del niño F.(5;3-5;12), en situaciones de interacción con la madre y/o con la investigadora-observadora, en el entorno familiar. En dichas situaciones, al observar los encadenamientos discursivos entre F. y el otro, verificamos marcas... (Resumen completoclicar acceso eletronico abajo)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Del Re, Alessandra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bueno, Rafaela Giacomin [UNESP]2014-06-11T19:26:48Z2014-06-11T19:26:48Z2013-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis182 f.application/pdfBUENO, Rafaela Giacomin. Aquisição e/ou aprendizagem: a constituição da subjetividade e identidade de uma criança falante de português brasileiro e de espanhol. 2013. 182 f. 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