Uma metodologia para avaliação de risco no transporte de produtos perigosos por rodovias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597224 |
Resumo: | Orientador: Carlos Alberto Bandeira Guimarães |
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Uma metodologia para avaliação de risco no transporte de produtos perigosos por rodoviasRiscoMetodologiaSubstâncias perigosas - TransporteAvaliação de riscosOrientador: Carlos Alberto Bandeira GuimarãesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia CivilResumo: Conforme dados estatísticos colhidos pela Fundação. SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos), SEADE (2002) o transporte rodoviário de carga no Brasil e especialmente no Estado de São Paulo, constitui um segmento estratégico da economia, que vem se intensificando e exigindo mais estudos e pesquisas voltados para as questões de eficiência, segurança e redução de acidentes. O transporte rodoviário de produtos perigosos adquire uma importância especial, uma vez que a intensidade de risco está associada à periculosidade do produto transportado. Os acidentes envolvendo o transporte destes produtos podem ter conseqüências catastróficas, sobretudo diante da proximidade de cidades lindeiras das principais rodovias. O objetivo deste trabalho é adaptar uma metodologia de avaliação de riscos no transporte de produtos perigosos, via rodovia. Como procedimento, foram ponderadas metodologias de avaliação de riscos existentes nos EUA, e selecionada uma, cujo perfil aproxima-se às características das rodovias brasileiras. A esta metodologia, adaptou-se três melhorias, que são as contribuições desta dissertação. As adaptações que contribuíram, para a melhora da metodologia selecionada, são: a utilização de uma estrutura para o gerenciamento do risco a ser avaliado; alteração da variável da zona de impacto de um produto, quando vazar em caso de acidente; na metodologia original esta zona é fixa ao longo da rodovia; a proposição é que esta zona varie em função do tipo de produto transportado; estudo da influência que faixa etária do condutor do veículo causa na probabilidade da ocorrência de acidentes, no transporte de produtos perigososAbstract: As of the statistical data from Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos), SEADE (2002) the goods transportation in Brazil and especially in the Estado of São Paulo constitutes a strategical segment of the economy. Thus, it is intensifying demanding more studies and research come back toward the efficiency questions, security and reduction of accidents. The road transport of hazardous materials have a special importance, because that the risk intensity this associate the danger of the carried product. The accidents involving the transport of these products can have catastrophic consequences, over all ahead of the proximity of bordering cities to the main highways. The subject of this work is to adapt a methodology of evaluation of risks in the transport of dangerous products, through highway. As procedure they had been evaluated methodologies of risks evaluation in V.S.A. to select one of that whose have a profile like the Brazilian's characteristics highways. After elect, to the methodology were adapted three improvements, which are the contributions, of this dissertation. The contributions to the methodology select improved it are: the use of a structure for the risk management of the to be evaluated; the change of impact zone when product leak in accident case, (in the original methodology this zone is fixed over the highway), the proposal is that this zone varies in function of the type of carried product; study of that the age range of the truck drivers, which carries hazardous materials, because, the probability of the accident occurrence is function of how old he isMestradoTransportesMestre em Engenharia Civil[s.n.]Guimarães, Carlos Alberto Bandeira, 1957-Paiva, Cássio Eduardo Lima deSilva, Ennio Peres daUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia CivilPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASHartman, Luiz Carlos20032003-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf156p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597224HARTMAN, Luiz Carlos. Uma metodologia para avaliação de risco no transporte de produtos perigosos por rodovias. 2003. 156p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597224. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/304233porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:55:59Zoai::304233Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:55:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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