Um estudo de percepção em ambiente simulado com realidade virtual exploratória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fracaroli, Fernando
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617992
Resumo: Orientador: Regina Coeli Ruschel
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spelling Um estudo de percepção em ambiente simulado com realidade virtual exploratóriaA study of perception in simulated environment with exploratory virtual realityRealidade virtualPercepçãoProjeto arquitetônicoProjetos - AvaliaçãoSimulação (Computadores)Virtual realityPerceptionArchitectural designProject evaluationSimulation computerOrientador: Regina Coeli RuschelDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: Como se dá a percepção da realidade virtual pelas pessoas e como utilizá-la para fazer uma avaliação de um ambiente em fase de projeto? Esta é a questão que norteou a realização desta pesquisa. Um trabalho anterior verificou que questões subjetivas (com escala de valores de eficiência como respostas) são pouco eficientes para avaliar a percepção do usuário em um ambiente simulado por meio de realidade virtual passiva quando comparadas a questões objetivas (com respostas específicas do tipo sim, não ou lista de checagem). Entretanto são respostas às questões com escalas de valores que mais dão retorno ao projetista sobre a opinião do usuário em relação ao projeto. Acreditava-se que a manutenção da percepção entre ambiente simulado e protótipo medida por questões subjetivas seria melhorada se associada à experimentação livre de um ambiente simulado por realidade virtual exploratória, situação esta não possível com realidade virtual passiva. De acordo com este raciocínio foi realizado um experimento durante o evento UNICAMP de Portas Abertas (UPA) em 2005 para avaliar se a realidade virtual exploratória implementada pelos softwares QuicktimeVr e Quest3d auxiliariam o usuário e o projetista na compreensão do projeto arquitetônico e se haveria alguma diferença na manutenção de percepção entre os ambientes virtuais proporcionados por cada um destes aplicativos. O experimento comparou a percepção dos participantes do UPA 2005 entre ambiente simulado e protótipo. O ambiente estudado foi composto por mesa de estudo/trabalho, espaço para cadeira e armário. As questões utilizadas para avaliar a percepção relacionavam-se ao espaço/conforto para abrir a porta do armário e espaço/conforto para circular entre mesa e armário. O participante experimentava primeiramente o espaço simulado e respondia as questões e em seguida experimentava o protótipo respondendo mais uma vez as mesmas questões. A manutenção de percepção é calculada comparando as respostas entre questões idênticas sobre o ambiente simulado e o protótipo. Concluiu-se que a não imersão ou imersão mínima (ou menos interação e maior interação) oferecida nas implementações de realidade virtual com QuicktimeVr e Quest3d respectivamente, para a amostra analisada, influenciam de forma diversa e sem padrão na manutenção de percepção do usuário. Observou-se, diferentemente do esperado, com realidade virtual exploratória uma manutenção de percepção menor do que aquela apresentada por pesquisa desenvolvida com realidade virtual passiva. Verificou-se que os filtros de percepção influenciam de forma diversa na manutenção de percepção dependendo da questão sendo avaliada e do recurso de RV. Outra constatação é sobre a influência da escala de valores adotada para questões subjetivas no cálculo da manutenção de percepção, indicado extremo cuidado no desenvolvimento de um questionário para tal propósitoAbstract: How do people perceive space simulated by virtual reality and can such resource can be used in the architectural design evaluation process? This is the question which guided this research. An earlier work verified that subjective questions (with a scale of values of efficiency) are less efficient to evaluate the user's perception in a simulated environment with passive virtual reality (VR) when compared with objective questions (with specific answers as yes or no or with checklists). Meanwhile questions with answers in scale of values give more return to designers about the users opinion of a project. Therefore, in order to improve performance of perception maintenance between the simulated environment and the prototype measured by subjective questions we believed that free experimentation of a simulated environment in exploratory VR would be better than passive VR. In agreement with this induction it was realized an experiment during the event UNICAMP de PortasAbertas (UPA) in 2005 to evaluate if exploratory virtual reality implemented by software Quicktime VR and Quest3d should help the user and the designer in understanding the architectural project and if there should be any difference in perception maintenance between these to kind of VR implementation. The experiment compared the participator's perception in the UPA 2005 between virtual environment and prototype. The studied environment was composed by a study/work table, space for chair and partially closed book shelve. The questions used to evaluate the perception were related with space/comfort to open the book shelve door and space/comfort to circulate between the table and the book shelve. The participant first experimented the simulated space and then answered to the questionnaire, after that he/she experimented the prototype answering the same questions. The perception maintenance was calculated between the answer comparison of identical questions about the simulated environment and the prototype. It was concluded that the non immersion or the minimal immersion (or less interaction and more interaction) offered in the VR implementations with Quicktime VR and Quest3d respectively influenced divisively and without pattern the perception maintenance in the studied sample. It was observed, on the contrary of the expected a smaller perception maintenance with exploratory VR than that presented by previous research using passive VR. It was verified that the filter perceptions such as age, sex, study level, familiarity with computer 3D animation and with the studied environment influence differently depending on the question used in the questionnaire and on the VR implementation. Another conclusion is about the scale of values adopted for subjective question in the perception maintenance calculation, they were not capable to confirm participant opinion and indicate extreme care in the development of a questionnare for this purposeMestradoEdificaçõesMestre em Engenharia Civil[s.n.]Ruschel, Regina Coeli, 1958-Kowaltowski, Doris Catharine Cornelie KnatzWu, Shin-TingUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFracaroli, Fernando2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf127 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617992FRACAROLI, Fernando. 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