Lendo com Hilda : João Köpke - 1902

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Lygia Cardoso Köpke, 1952-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621095
Resumo: Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira
id UNICAMP-30_b01c1da1bbb111185b0c84e82f0b6996
oai_identifier_str oai::912838
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Lendo com Hilda : João Köpke - 1902Events extend beyond the denotation : language, memory, educationKöpke, João, 1852-1926Manuais escolaresMétodo analíticoCartilhasScholar booksAnalytical methodSpelling booksOrientador: Norma Sandra de Almeida FerreiraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: João Köpke (1852-1926), advogado, professor, diretor de escolas, autor, conferencista, tem merecido um conjunto significativo de estudos pela sua atuação no magistério, pela publicação de livros de leitura e por sua participação intelectual no campo da educação, seja publicando artigos em periódicos de ensino, seja ministrando conferências. Nesta tese, apresento um livro que faz parte do acervo pessoal da família Köpke e que, provavelmente, não foi publicado. Parece ser, pois, totalmente desconhecido do meio acadêmico. Trata-se de uma cartilha manuscrita (O Livro de Hilda), produzida em 1902. Dividida em três partes separadas e, ao mesmo tempo, inter-relacionadas, conduz o leitor num vaivém de historietas e exercícios pelo método analítico para o ensino da leitura e da escrita. O principal objetivo desta tese é descrever essa obra de João Köpke, enfocando o modo como ela é constituída em suas configurações gráficas, seu conteúdo, suas finalidades e seu pressuposto leitor. Destaco sua forma material - tamanho, volume, cores, tipos de letras, margens, imagens, esquemas gráficos, numeração de páginas e espaços em branco - no intuito de apresentá-la visualmente à comunidade acadêmica. Também busco compreendê-lo como objeto manuscrito da cultura escolar que não teve circulação e edição conhecidas. Meu interesse está voltado para uma compreensão do modo como O livro de Hilda concretiza o método analítico, bem como para os protocolos de uso que ele carrega como orientação para o seu leitor.Abstract: João Kopke (1852 - 1926), lawyer, teacher, principal, author, conferencist, have been deserving a significant amount of studies for his teaching performance, for his books publishing and for his contribution on educational fields, publishing articles on teaching papers or his speechs on conferences. On this thesis, one of his materials which belong to Kopke family's personal collection is presented, and hadn't been published yet, being totaly unknown for the academic means. On a detailed way, this material is presented, a handwritten spelling book (The Book of Hilda), written in 1902. This book was written on three separated pieces which are related at the same time, conducting the reader thru little stories and exercises. Describing João Kopke's works and spreading it to the academic comunity are the main objectives of this paper.DoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutora em Educação[s.n.]Ferreira, Norma Sandra de Almeida, 1950-Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins dePlatzer, BetâneaRocha, Heloísa Helena PimentaSilva, Lilian Lopes Martin daUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Maria Lygia Cardoso Köpke, 1952-20132013-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf229 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621095SANTOS, Maria Lygia Cardoso Köpke. Lendo com Hilda: João Köpke - 1902. 2013. 229 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621095. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/912838porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:06:12Zoai::912838Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:06:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lendo com Hilda : João Köpke - 1902
Events extend beyond the denotation : language, memory, education
title Lendo com Hilda : João Köpke - 1902
spellingShingle Lendo com Hilda : João Köpke - 1902
Santos, Maria Lygia Cardoso Köpke, 1952-
Köpke, João, 1852-1926
Manuais escolares
Método analítico
Cartilhas
Scholar books
Analytical method
Spelling books
title_short Lendo com Hilda : João Köpke - 1902
title_full Lendo com Hilda : João Köpke - 1902
title_fullStr Lendo com Hilda : João Köpke - 1902
title_full_unstemmed Lendo com Hilda : João Köpke - 1902
title_sort Lendo com Hilda : João Köpke - 1902
author Santos, Maria Lygia Cardoso Köpke, 1952-
author_facet Santos, Maria Lygia Cardoso Köpke, 1952-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Norma Sandra de Almeida, 1950-
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de
Platzer, Betânea
Rocha, Heloísa Helena Pimenta
Silva, Lilian Lopes Martin da
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Lygia Cardoso Köpke, 1952-
dc.subject.por.fl_str_mv Köpke, João, 1852-1926
Manuais escolares
Método analítico
Cartilhas
Scholar books
Analytical method
Spelling books
topic Köpke, João, 1852-1926
Manuais escolares
Método analítico
Cartilhas
Scholar books
Analytical method
Spelling books
description Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621095
SANTOS, Maria Lygia Cardoso Köpke. Lendo com Hilda: João Köpke - 1902. 2013. 229 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621095. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621095
identifier_str_mv SANTOS, Maria Lygia Cardoso Köpke. Lendo com Hilda: João Köpke - 1902. 2013. 229 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621095. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/912838
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
229 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138514036588544