Escrita no vestibular : quando o sujeito (des)aparece

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596911
Resumo: Orientador: Maria Augusta Bastos de Mattos
id UNICAMP-30_bbcedb2961f7ffc111062993476fd8af
oai_identifier_str oai::303132
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Escrita no vestibular : quando o sujeito (des)apareceSubjetividadeLinguagemEscritaDissertaçãoSubjectivityEssayHeterogeneityLanguage,writingOrientador: Maria Augusta Bastos de MattosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho,fundamentado no dialogismobakhtinianoe nos referenciais teóricos da Análise do Discurso, de linha francesa, tem o objetivo de analisar dissertações de candidato sao Vestibular da Unicamp (1999), a fim de evidenciar como a subjetivida de se constitui ao longo do texto. A subjetividade nas redações será analisada por meio de três categorias: 1. posicionamento- que nos permitirá evidenciar os recursos utilizados pelo sujeito ao se posicionarem relação ao tema (ou questões com este envolvidas) proposto para a dissertação; 2. retextualizaçáo - em que evidenciaremos os recursos utilizados pelo sujeito ao se relacionar com os trechos de textos apresentados na prova; e 3. estilo - que investigará o trabalho do sujeito com os aspectos meramente lingiiísticos. Por fim, pode-se dizer que esta pesquisa pretende, de forma mais ampla, problematizar o ensino de escrita na escola, a partir de uma visão que considera a multiplicidade dos sentidos como fundamental em qualquer trabalho com a linguagemAbstract: This work., based on the bakhtinian diaIogism and on the principIes of French Discourse Analyzes theory, aimsanalyze essay sof candidates to the University entrance's examination for Unicamp (1999), on the purpose of evidencing how subjectivity is constituted along the textoThe subjectivity in the essays will be analyzed through three categories: 1. positioning - which wiIl enable us to evidence the means used by the candidate when discussing theme (or mattersrelatedto it) proposedto write the essay; 2. retextualization - which will enableus to evidencethe meansused by the candidate to relate withthe texts presented in the examination; and 3. style - which will investigate the candidate's work with linguistic aspects. Finally,we can say that this research intends,in a greater extension,to think about the teaching of writing in school, starting ftom a vision that considers the multiplicity of sense as fundamental in any work dealing with languageMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Mattos, Maria Augusta Bastos de, 1955-Fiad, Raquel SalekGarcia, Ana Luiza M.Palmiere, Denise Telles LemeUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrito, Cristiane Carvalho de Paula20042004-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf170p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596911BRITO, Cristiane Carvalho de Paula. Escrita no vestibular: quando o sujeito (des)aparece. 2004. 170p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596911. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/303132porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:54:31Zoai::303132Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:54:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita no vestibular : quando o sujeito (des)aparece
title Escrita no vestibular : quando o sujeito (des)aparece
spellingShingle Escrita no vestibular : quando o sujeito (des)aparece
Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Subjetividade
Linguagem
Escrita
Dissertação
Subjectivity
Essay
Heterogeneity
Language,writing
title_short Escrita no vestibular : quando o sujeito (des)aparece
title_full Escrita no vestibular : quando o sujeito (des)aparece
title_fullStr Escrita no vestibular : quando o sujeito (des)aparece
title_full_unstemmed Escrita no vestibular : quando o sujeito (des)aparece
title_sort Escrita no vestibular : quando o sujeito (des)aparece
author Brito, Cristiane Carvalho de Paula
author_facet Brito, Cristiane Carvalho de Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Maria Augusta Bastos de, 1955-
Fiad, Raquel Salek
Garcia, Ana Luiza M.
Palmiere, Denise Telles Leme
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Cristiane Carvalho de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Subjetividade
Linguagem
Escrita
Dissertação
Subjectivity
Essay
Heterogeneity
Language,writing
topic Subjetividade
Linguagem
Escrita
Dissertação
Subjectivity
Essay
Heterogeneity
Language,writing
description Orientador: Maria Augusta Bastos de Mattos
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-02-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596911
BRITO, Cristiane Carvalho de Paula. Escrita no vestibular: quando o sujeito (des)aparece. 2004. 170p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596911. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BRITO, Cristiane Carvalho de Paula. Escrita no vestibular: quando o sujeito (des)aparece. 2004. 170p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596911. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/303132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
170p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138386521358336