Princípios potencializadores da vocalidade : máscara em movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanchez, Renata Mendonça, 1991-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639669
Resumo: Orientador: Gina Maria Monge Aguilar
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spelling Princípios potencializadores da vocalidade : máscara em movimentoPrinciples for vocal empowerment : masks in motionVozMáscarasMovimento (Representação teatral)VoiceMasksMovement (Acting)Orientador: Gina Maria Monge AguilarDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O objetivo primordial desta pesquisa foi analisar, refletir e sintetizar princípios e procedimentos de potencialização vocal de atrizes e atores, através do uso de máscaras cênicas em movimento. A dissertação se propõe a materializar, desse modo, no trânsito entre teoria e prática, processos de experimentação cênica e pesquisa acadêmica em Artes. Tratam-se de experiências que conformam minha atuação artística, pedagógica e investigativa. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: 1) Análise da documentação de uma prática coletiva, no grupo de pesquisa "Máscara no corpo que Dança"; 2) Levantamento de dados bibliográficos sobre o tema da voz e; 3) Prática individual de experimentação e composição cênica, orientada pelos procedimentos e princípios compreendidos como potencializadores da vocalidade. A primeira etapa consistiu em organizar e analisar a documentação audiovisual e escrita da prática coletiva. Dos materiais apurados, foram eleitos três procedimentos, sendo eles: a) Práticas de Contemplação, Percepção e Ação em Estado de Atenção; b) Eixo da Coluna e; c) Acento. A segunda etapa consistiu em mapeamento e organização bibliográfica sobre o tema da voz. À medida que foram identificadas correspondências entre os materiais analisados e a referida bibliografia, tornou-se possível desenvolver reflexões e sínteses, que resultaram na elaboração dos princípios ativadores da vocalidade: Querer, Acidente e Performance. Na terceira etapa, os procedimentos e princípios potencializadores da voz foram atualizados em uma prática individual. Este último percurso serviu como dispositivo de avaliação da síntese e da reflexão previamente feitas. Conforme o esperado, foram refeitos os procedimentos relacionados, e foi produzido um exercício cênico individual. Esta pesquisa, portanto, assumiu em suas etapas de desenvolvimento a perspectiva metodológica da Prática como PesquisaAbstract: The main goal of this research was to analyze, reflect upon and synthesize principles and procedures for vocal empowerment of actresses and actors, through the use of scenic masks in motion. This way, the dissertation proposes to materialize, through theory and practice, processes of scenic experimentation and academic research in Arts. These are experiences which embrace my artistic, pedagogical and investigative work. The research was developed in three stages: 1) Analysis of the documentation from a collective practice, in the research group "Máscara no corpo que Dança"; 2) Collection of bibliographic data on the topic of voice and; 3) Individual practice of experimentation and scenic composition, guided by the procedures and principles understood as vocal potentializers. The first step was to organize and analyze the audiovisual and written documentation from a collective practice. From the materials investigated, three procedures were chosen, namely: a) Practices of Contemplation, Perception and Action in a State of Attention; b) Axis of the Column e; c) Accent. The second stage consisted in mapping and organizing bibliographic data on the topic of voice. As correspondences between the analyzed materials and the referred bibliography were identified, it became possible to develop thoughts and syntheses, which resulted in the elaboration of the activating vocal principles: Querer, Acidente and Performance. In the third stage, the procedures and principles that empowered the voice were updated in an individual practice. This last route served as a device for evaluating the synthesis and reflection that were previously done. As expected, the related procedures were redone and an individual scenic exercise was produced. This research, therefore, assumed in its development stages the methodological perspective of Practice as ResearchMestradoTeatro, Dança e PerformanceMestra em Artes da CenaCAPES88882.435056/2019-1[s.n.]Monge Aguilar, Gina Maria, 1977-Vianna, TicheCastro, Rodrigo Spina de OliveiraUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes da CenaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSanchez, Renata Mendonça, 1991-20202020-07-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 137 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639669SANCHEZ, Renata Mendonça. Princípios potencializadores da vocalidade: máscara em movimento . 2020. 1 recurso online ( 137 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639669. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1149223Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:56:29Zoai::1149223Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-09-15T10:56:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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