Escuta das vocalidades em cena: preparação e criação vocal em montagens de espetáculos teatrais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Frederico Cunha [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/250849
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a escuta das vocalidades em cena durante o processo de preparação e criação vocal para montagens de espetáculos de teatro, trazendo análises e reflexões fundamentadas em minha trajetória como artista pesquisador. A partir de anotações desses processos criativos feitas em cadernos-diários e da escuta-memória das vozes de atores e atrizes, as práticas vocais foram analisadas, organizadas e atualizadas, pautando-se conceitos sobre voz, linguagem, escuta, vocalidade e preparação vocal. O estudo desses aspectos voltados ao teatro trouxe o reconhecimento de que as vocalidades são relacionais, por um querer se comunicar, escutar e ser acolhido pelo outro em cena; que voz, no campo da relação, da criação e da elaboração artística em conjunto com o outro, pode ser efetuada como linguagem artística para além da sua restrita função representativa com palavras, e que a iniciativa de preparação vocal, nesse contexto de exploração, desenvolvimento e prática, pode se desdobrar em múltiplas funções, gerando pesquisa e criações vocais, criação de novas formas vocais e, consequentemente, exigindo um acabamento na organização desses materiais numa cocriação com os atores alinhada com a direção e com a concepção do espetáculo de teatro.
id UNSP_121555f49fab16248e686820cd11aa2c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250849
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Escuta das vocalidades em cena: preparação e criação vocal em montagens de espetáculos teatraisListening to vocals on stage: preparation and vocal creation in theatrical productionsVozTeatroRepresentação teatralVoiceVocalityListeningEsta pesquisa tem como tema a escuta das vocalidades em cena durante o processo de preparação e criação vocal para montagens de espetáculos de teatro, trazendo análises e reflexões fundamentadas em minha trajetória como artista pesquisador. A partir de anotações desses processos criativos feitas em cadernos-diários e da escuta-memória das vozes de atores e atrizes, as práticas vocais foram analisadas, organizadas e atualizadas, pautando-se conceitos sobre voz, linguagem, escuta, vocalidade e preparação vocal. O estudo desses aspectos voltados ao teatro trouxe o reconhecimento de que as vocalidades são relacionais, por um querer se comunicar, escutar e ser acolhido pelo outro em cena; que voz, no campo da relação, da criação e da elaboração artística em conjunto com o outro, pode ser efetuada como linguagem artística para além da sua restrita função representativa com palavras, e que a iniciativa de preparação vocal, nesse contexto de exploração, desenvolvimento e prática, pode se desdobrar em múltiplas funções, gerando pesquisa e criações vocais, criação de novas formas vocais e, consequentemente, exigindo um acabamento na organização desses materiais numa cocriação com os atores alinhada com a direção e com a concepção do espetáculo de teatro.This research has as its theme the listening of vocalities on stage during the process of preparation and vocal creation for staging theater performances, bringing analyzes and reflections based on my trajectory as a research artist. From the notes of these creative processes made in daily notebooks and the listening-memory of the voices of actors and actresses, vocal practices were analyzed, organized and updated, based on concepts about voice, language, listening, vocality and vocal preparation. The study of these aspects related to the theater brought the recognition that the vocalities are relational, because one wants to communicate, listen and be welcomed by the other on stage; that voice, in the field of relationship, creation and artistic elaboration together with the other, can be performed as an artistic language beyond its restricted representative function with words, and that the initiative of vocal preparation, in this context of exploration, development and practice, can unfold in multiple functions, generating research and vocal creations, creation of new vocal forms and, consequently, demanding a finishing in the organization of these materials in a cocreation with the actors aligned with the direction and the conception of the theater performances.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Storolli, Wânia Mara Agostini [UNESP]Santiago, Frederico Cunha [UNESP]2023-10-04T14:19:45Z2023-10-04T14:19:45Z2023-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTIAGO, Frederico Cunha. Escuta das vocalidades em cena: preparação e criação vocal em montagens de espetáculos teatrais. 2023. 124 f. Tese (Doutorado em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.https://hdl.handle.net/11449/25084935394335194006610000-0003-4998-3186porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-29T06:21:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250849Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-29T06:21:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escuta das vocalidades em cena: preparação e criação vocal em montagens de espetáculos teatrais
Listening to vocals on stage: preparation and vocal creation in theatrical productions
title Escuta das vocalidades em cena: preparação e criação vocal em montagens de espetáculos teatrais
spellingShingle Escuta das vocalidades em cena: preparação e criação vocal em montagens de espetáculos teatrais
Santiago, Frederico Cunha [UNESP]
Voz
Teatro
Representação teatral
Voice
Vocality
Listening
title_short Escuta das vocalidades em cena: preparação e criação vocal em montagens de espetáculos teatrais
title_full Escuta das vocalidades em cena: preparação e criação vocal em montagens de espetáculos teatrais
title_fullStr Escuta das vocalidades em cena: preparação e criação vocal em montagens de espetáculos teatrais
title_full_unstemmed Escuta das vocalidades em cena: preparação e criação vocal em montagens de espetáculos teatrais
title_sort Escuta das vocalidades em cena: preparação e criação vocal em montagens de espetáculos teatrais
author Santiago, Frederico Cunha [UNESP]
author_facet Santiago, Frederico Cunha [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Storolli, Wânia Mara Agostini [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Frederico Cunha [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Voz
Teatro
Representação teatral
Voice
Vocality
Listening
topic Voz
Teatro
Representação teatral
Voice
Vocality
Listening
description Esta pesquisa tem como tema a escuta das vocalidades em cena durante o processo de preparação e criação vocal para montagens de espetáculos de teatro, trazendo análises e reflexões fundamentadas em minha trajetória como artista pesquisador. A partir de anotações desses processos criativos feitas em cadernos-diários e da escuta-memória das vozes de atores e atrizes, as práticas vocais foram analisadas, organizadas e atualizadas, pautando-se conceitos sobre voz, linguagem, escuta, vocalidade e preparação vocal. O estudo desses aspectos voltados ao teatro trouxe o reconhecimento de que as vocalidades são relacionais, por um querer se comunicar, escutar e ser acolhido pelo outro em cena; que voz, no campo da relação, da criação e da elaboração artística em conjunto com o outro, pode ser efetuada como linguagem artística para além da sua restrita função representativa com palavras, e que a iniciativa de preparação vocal, nesse contexto de exploração, desenvolvimento e prática, pode se desdobrar em múltiplas funções, gerando pesquisa e criações vocais, criação de novas formas vocais e, consequentemente, exigindo um acabamento na organização desses materiais numa cocriação com os atores alinhada com a direção e com a concepção do espetáculo de teatro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-04T14:19:45Z
2023-10-04T14:19:45Z
2023-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTIAGO, Frederico Cunha. Escuta das vocalidades em cena: preparação e criação vocal em montagens de espetáculos teatrais. 2023. 124 f. Tese (Doutorado em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/250849
3539433519400661
0000-0003-4998-3186
identifier_str_mv SANTIAGO, Frederico Cunha. Escuta das vocalidades em cena: preparação e criação vocal em montagens de espetáculos teatrais. 2023. 124 f. Tese (Doutorado em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.
3539433519400661
0000-0003-4998-3186
url https://hdl.handle.net/11449/250849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790146162065408