ATIVIDADE EDUCATIVA COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: ATENÇÃO A SAÚDE DO IDOSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOGUEIRA, Iara Sescon
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: GOMES, Ana Caroline Oliveira, MORETTI, Amanda Zaupa Pino, DIAS, Geisieli Maria Sgrignoli, GERHARDT, Paula Cristina, BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3075
Resumo: O objetivo do presente estudo foi relatar a experiência de uma atividade educativa em saúde do idoso realizada junto aos agentes comunitários de saúde. Trata-se de um relato descritivo de uma atividade de educação em saúde desenvolvida por meio do projeto intitulado “Assistência domiciliar de Enfermagem às famílias de idosos dependentes de cuidado - ADEFI”, vinculado ao Programa Centro de Referência do Envelhecimento (PROCERE) da Universidade aberta á Terceira Idade, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), localizada no município de Maringá-PR. A atividade teve carga horária de seis horas, distribuídas em dois encontros, e foi realizada no mês de Agosto de 2015. Este relato se refere ao primeiro dia da oficina. Utilizou-se a metodologia problematizadora, tendo como referencial teórico Paulo Freire a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.A atividade foi conduzida a partir de um circuito de perguntas, no qual os participantes foram divididos em dois grupos, cada qual com uma questão: 1) O que é ser idoso pra vocês? 2) O que é saúde na terceira Idade? 3) Qual seria sua função no que diz respeito a orientação aos idosos e seus cuidadores? 4) Quais as queixas /demandas dos idosos durante as visitas domiciliares? Após discussão de cada questão nos grupos, as respostas foram escritas em uma cartolina e compartilhadas sucessivamente de um grupo para o outro. Após a realização dessa dinâmica, houve um segundo momento da nossa atividade, em que foi realizada a leitura em voz alta de um material didático, seguido de discussão em plenária. A utilização de uma metodologia ativa e participativa, por meio da problematização, durante a oficina, possibilitou o compartilhamento de saberes, experiências e práticas entre os participantes, fomentando a construção de novos conhecimentos e olhares a saúde do idoso.
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