ATIVIDADE EDUCATIVA COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: PROTOCOLO DE IDENTIFICAÇÃO DO IDOSO VULNERÁVEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MALDONADO, Rayane Nascimbeni
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: PREVIATTO, Giselle Fernanda, NOGUEIRA, Iara Sescon, LABEGALLINI, Célia Maria Gomes
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3074
Resumo: O presente estudo objetiva relatar a experiência de uma atividade educativa realizada com agentes Comunitárias de Saúde sobre a estratificação do idoso por meio do instrumento “Protocolo de Identificação do Idoso Vulnerável – VES-13”. Trata-se de um relato de experiência de uma atividade educativa realizada pelas discentes de enfermagem e da enfermeira do projeto “Assistência domiciliar de Enfermagem às famílias de idosos dependentes de cuidado”, vinculados ao Programa Centro de Referência do Envelhecimento da Universidade aberta á Terceira Idade, da Universidade Estadual de Maringá localizada no município de Maringá-PR.Com a participação de oito Agentes Comunitárias de Saúde, uma dentista e uma enfermeira. As atividades ocorreram durante o mês de agosto de 2015, realizada em dois encontros, os quais tiveram três horas de duração cada. Foi realizada em uma sala de atividades da Unidade Básica de Saúde na qual as profissionais participantes estão vinculadas. O primeiro dia de oficina iniciou com exposição dialogada sobre o Protocolo de Identificação do Idoso vulnerável, elaborada pelos próprios ministrantes, concomitantemente foi realizada a leitura de material referente à temática elaborado pela secretaria estadual de saúde. Ao final da atividade, os participantes foram divididos em dois grupos e tiveram de resolver um estudo de caso. Posteriormente, ambos estudos de caso foram lidos e debatidos entre os grupos, ressaltando o resultado do estudo de caso segundo o protocolo de vulnerabilidade, a estratificação de risco e grau de fragilidade da saúde do idoso. As atividades educativas com os agentes comunitários de saúde são estratégias importantes para melhorar e qualificar a prática profissional em saúde, refletindo na qualidade da assistência prestada ao indivíduo idoso.
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