ANÁLISE DO ESTILO DA TIRA ‘HAGAR’ CONFORME CONCEPÇÃO BAKHTINIANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, Tatiane Henrique Sousa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5719
Resumo: O presente estudo visa analisar o conceito de estilo de linguagem por meio do gênero discursivo tira em quadrinhos do personagem “Hagar‟. Para tanto, partimos da concepção interacionista de língua, com ênfase na abordagem sócio-histórica, bem como nos pressupostos teóricos do círculo de Bakhtin sobre interação e escrita no interior dos gêneros discursivos. Desse modo, busca-se analisar a concepção de estilo, e sua relação indissociável ao “outro” (interlocutor), uma vez que as escolhas individuais de estilo pautam-se na busca por uma atitude responsiva ativa por parte deste outro. Assim, pode-se notar por meio deste estudo que o estilo do gênero discursivo tira em quadrinho pode configurar-se como uma importante ferramenta de ensino de Língua Portuguesa, em detrimento a possibilidade de elucidar os diferentes mecanismos utilizados pelo locutor para atingir um determinado ouvinte, objetivando a efetivação da enunciação, uma vez que o estudo do enunciado permitirá aos alunos compreenderem de modo efetivo a natureza da língua e seu funcionamento nos diferentes contextos de enunciação. Logo, dentre os recursos observados destacam-se a junção dos aspectos verbais e não verbais; a pontuação expressiva, enquanto manifestação da entoação; a seleção vocabular informal carregada de sentidos construídos em detrimento aos julgamentos de valor partilhados e o tempo verbal que confere semelhança ao diálogo face a face.
id UNICESU -1_17af725a1515cc8faa8898414febf7af
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5719
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ANÁLISE DO ESTILO DA TIRA ‘HAGAR’ CONFORME CONCEPÇÃO BAKHTINIANAGêneros discursivosEstiloTira em quadrinhoO presente estudo visa analisar o conceito de estilo de linguagem por meio do gênero discursivo tira em quadrinhos do personagem “Hagar‟. Para tanto, partimos da concepção interacionista de língua, com ênfase na abordagem sócio-histórica, bem como nos pressupostos teóricos do círculo de Bakhtin sobre interação e escrita no interior dos gêneros discursivos. Desse modo, busca-se analisar a concepção de estilo, e sua relação indissociável ao “outro” (interlocutor), uma vez que as escolhas individuais de estilo pautam-se na busca por uma atitude responsiva ativa por parte deste outro. Assim, pode-se notar por meio deste estudo que o estilo do gênero discursivo tira em quadrinho pode configurar-se como uma importante ferramenta de ensino de Língua Portuguesa, em detrimento a possibilidade de elucidar os diferentes mecanismos utilizados pelo locutor para atingir um determinado ouvinte, objetivando a efetivação da enunciação, uma vez que o estudo do enunciado permitirá aos alunos compreenderem de modo efetivo a natureza da língua e seu funcionamento nos diferentes contextos de enunciação. Logo, dentre os recursos observados destacam-se a junção dos aspectos verbais e não verbais; a pontuação expressiva, enquanto manifestação da entoação; a seleção vocabular informal carregada de sentidos construídos em detrimento aos julgamentos de valor partilhados e o tempo verbal que confere semelhança ao diálogo face a face.UniCesumar2020-04-29T12:04:39Z2020-04-29T12:04:39Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5719otherMACHADO, Tatiane Henrique Sousareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:58Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:08.829Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DO ESTILO DA TIRA ‘HAGAR’ CONFORME CONCEPÇÃO BAKHTINIANA
title ANÁLISE DO ESTILO DA TIRA ‘HAGAR’ CONFORME CONCEPÇÃO BAKHTINIANA
spellingShingle ANÁLISE DO ESTILO DA TIRA ‘HAGAR’ CONFORME CONCEPÇÃO BAKHTINIANA
MACHADO, Tatiane Henrique Sousa
Gêneros discursivos
Estilo
Tira em quadrinho
title_short ANÁLISE DO ESTILO DA TIRA ‘HAGAR’ CONFORME CONCEPÇÃO BAKHTINIANA
title_full ANÁLISE DO ESTILO DA TIRA ‘HAGAR’ CONFORME CONCEPÇÃO BAKHTINIANA
title_fullStr ANÁLISE DO ESTILO DA TIRA ‘HAGAR’ CONFORME CONCEPÇÃO BAKHTINIANA
title_full_unstemmed ANÁLISE DO ESTILO DA TIRA ‘HAGAR’ CONFORME CONCEPÇÃO BAKHTINIANA
title_sort ANÁLISE DO ESTILO DA TIRA ‘HAGAR’ CONFORME CONCEPÇÃO BAKHTINIANA
author MACHADO, Tatiane Henrique Sousa
author_facet MACHADO, Tatiane Henrique Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACHADO, Tatiane Henrique Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros discursivos
Estilo
Tira em quadrinho
topic Gêneros discursivos
Estilo
Tira em quadrinho
dc.description.none.fl_txt_mv O presente estudo visa analisar o conceito de estilo de linguagem por meio do gênero discursivo tira em quadrinhos do personagem “Hagar‟. Para tanto, partimos da concepção interacionista de língua, com ênfase na abordagem sócio-histórica, bem como nos pressupostos teóricos do círculo de Bakhtin sobre interação e escrita no interior dos gêneros discursivos. Desse modo, busca-se analisar a concepção de estilo, e sua relação indissociável ao “outro” (interlocutor), uma vez que as escolhas individuais de estilo pautam-se na busca por uma atitude responsiva ativa por parte deste outro. Assim, pode-se notar por meio deste estudo que o estilo do gênero discursivo tira em quadrinho pode configurar-se como uma importante ferramenta de ensino de Língua Portuguesa, em detrimento a possibilidade de elucidar os diferentes mecanismos utilizados pelo locutor para atingir um determinado ouvinte, objetivando a efetivação da enunciação, uma vez que o estudo do enunciado permitirá aos alunos compreenderem de modo efetivo a natureza da língua e seu funcionamento nos diferentes contextos de enunciação. Logo, dentre os recursos observados destacam-se a junção dos aspectos verbais e não verbais; a pontuação expressiva, enquanto manifestação da entoação; a seleção vocabular informal carregada de sentidos construídos em detrimento aos julgamentos de valor partilhados e o tempo verbal que confere semelhança ao diálogo face a face.
description O presente estudo visa analisar o conceito de estilo de linguagem por meio do gênero discursivo tira em quadrinhos do personagem “Hagar‟. Para tanto, partimos da concepção interacionista de língua, com ênfase na abordagem sócio-histórica, bem como nos pressupostos teóricos do círculo de Bakhtin sobre interação e escrita no interior dos gêneros discursivos. Desse modo, busca-se analisar a concepção de estilo, e sua relação indissociável ao “outro” (interlocutor), uma vez que as escolhas individuais de estilo pautam-se na busca por uma atitude responsiva ativa por parte deste outro. Assim, pode-se notar por meio deste estudo que o estilo do gênero discursivo tira em quadrinho pode configurar-se como uma importante ferramenta de ensino de Língua Portuguesa, em detrimento a possibilidade de elucidar os diferentes mecanismos utilizados pelo locutor para atingir um determinado ouvinte, objetivando a efetivação da enunciação, uma vez que o estudo do enunciado permitirá aos alunos compreenderem de modo efetivo a natureza da língua e seu funcionamento nos diferentes contextos de enunciação. Logo, dentre os recursos observados destacam-se a junção dos aspectos verbais e não verbais; a pontuação expressiva, enquanto manifestação da entoação; a seleção vocabular informal carregada de sentidos construídos em detrimento aos julgamentos de valor partilhados e o tempo verbal que confere semelhança ao diálogo face a face.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-04-29T12:04:39Z
2020-04-29T12:04:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5719
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5719
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948590528659456