ANÁLISE DO ESTILO DA TIRA ‘HAGAR’ CONFORME CONCEPÇÃO BAKHTINIANA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5719 |
Resumo: | O presente estudo visa analisar o conceito de estilo de linguagem por meio do gênero discursivo tira em quadrinhos do personagem “Hagar‟. Para tanto, partimos da concepção interacionista de língua, com ênfase na abordagem sócio-histórica, bem como nos pressupostos teóricos do círculo de Bakhtin sobre interação e escrita no interior dos gêneros discursivos. Desse modo, busca-se analisar a concepção de estilo, e sua relação indissociável ao “outro” (interlocutor), uma vez que as escolhas individuais de estilo pautam-se na busca por uma atitude responsiva ativa por parte deste outro. Assim, pode-se notar por meio deste estudo que o estilo do gênero discursivo tira em quadrinho pode configurar-se como uma importante ferramenta de ensino de Língua Portuguesa, em detrimento a possibilidade de elucidar os diferentes mecanismos utilizados pelo locutor para atingir um determinado ouvinte, objetivando a efetivação da enunciação, uma vez que o estudo do enunciado permitirá aos alunos compreenderem de modo efetivo a natureza da língua e seu funcionamento nos diferentes contextos de enunciação. Logo, dentre os recursos observados destacam-se a junção dos aspectos verbais e não verbais; a pontuação expressiva, enquanto manifestação da entoação; a seleção vocabular informal carregada de sentidos construídos em detrimento aos julgamentos de valor partilhados e o tempo verbal que confere semelhança ao diálogo face a face. |
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ANÁLISE DO ESTILO DA TIRA ‘HAGAR’ CONFORME CONCEPÇÃO BAKHTINIANAGêneros discursivosEstiloTira em quadrinhoO presente estudo visa analisar o conceito de estilo de linguagem por meio do gênero discursivo tira em quadrinhos do personagem “Hagar‟. Para tanto, partimos da concepção interacionista de língua, com ênfase na abordagem sócio-histórica, bem como nos pressupostos teóricos do círculo de Bakhtin sobre interação e escrita no interior dos gêneros discursivos. Desse modo, busca-se analisar a concepção de estilo, e sua relação indissociável ao “outro” (interlocutor), uma vez que as escolhas individuais de estilo pautam-se na busca por uma atitude responsiva ativa por parte deste outro. Assim, pode-se notar por meio deste estudo que o estilo do gênero discursivo tira em quadrinho pode configurar-se como uma importante ferramenta de ensino de Língua Portuguesa, em detrimento a possibilidade de elucidar os diferentes mecanismos utilizados pelo locutor para atingir um determinado ouvinte, objetivando a efetivação da enunciação, uma vez que o estudo do enunciado permitirá aos alunos compreenderem de modo efetivo a natureza da língua e seu funcionamento nos diferentes contextos de enunciação. Logo, dentre os recursos observados destacam-se a junção dos aspectos verbais e não verbais; a pontuação expressiva, enquanto manifestação da entoação; a seleção vocabular informal carregada de sentidos construídos em detrimento aos julgamentos de valor partilhados e o tempo verbal que confere semelhança ao diálogo face a face.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-04-29T12:04:39Z2020-04-29T12:04:39Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5719porMACHADO, Tatiane Henrique Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:42:03ZRepositório InstitucionalPRI |
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