EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE JUNTO A UM GRUPO QUE VIVENCIA A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: ABORDAGEM DIALÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Mariana Paula de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5445
Resumo: As crenças e os valores na qual o indivíduo tende a viver interferem no tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica. Através de uma observação empírica, pudemos verificar que há uma dificuldade dos profissionais de saúde em promover ações educativas, privilegiando o modelo assistencial através de ações curativistas. A pesquisa teve como objetivo, investigar junto aos hipertensos de uma Unidade de Saúde as demandas de educação para a saúde, propondo ações educativas, coerentes com o universo temático levantado. Tratou - se de uma investigação qualitativa, do tipo pesquisa-ação em que foi levantado o universo temático para a educação para a saúde. O levantamento dos dados foi através de entrevista individual por meio de um formulário contendo 15 questões sobre informações socioeconômicos, psicossociais e hábitos de vida. Os temas geradores foram elaborados a partir das percepções dos entrevistados e divididos em 9 categorias. No que se refere às propostas educativas, foram elaboradas, contendo 3 propostas de ação, apoiadas na dialogicidade. Esperamos que este trabalho possa abrir novos horizontes da educação e saúde, permitindo que se construam novas possibilidades de ações educativas junto aos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica, não permitindo que sejam reduzidos a sua doença nos momentos educativos que devem ser, em oposição, voltados à valorização da vida.
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