EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE JUNTO A UM GRUPO QUE VIVENCIA A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: ABORDAGEM DIALÓGICA
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5445 |
Resumo: | As crenças e os valores na qual o indivíduo tende a viver interferem no tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica. Através de uma observação empírica, pudemos verificar que há uma dificuldade dos profissionais de saúde em promover ações educativas, privilegiando o modelo assistencial através de ações curativistas. A pesquisa teve como objetivo, investigar junto aos hipertensos de uma Unidade de Saúde as demandas de educação para a saúde, propondo ações educativas, coerentes com o universo temático levantado. Tratou - se de uma investigação qualitativa, do tipo pesquisa-ação em que foi levantado o universo temático para a educação para a saúde. O levantamento dos dados foi através de entrevista individual por meio de um formulário contendo 15 questões sobre informações socioeconômicos, psicossociais e hábitos de vida. Os temas geradores foram elaborados a partir das percepções dos entrevistados e divididos em 9 categorias. No que se refere às propostas educativas, foram elaboradas, contendo 3 propostas de ação, apoiadas na dialogicidade. Esperamos que este trabalho possa abrir novos horizontes da educação e saúde, permitindo que se construam novas possibilidades de ações educativas junto aos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica, não permitindo que sejam reduzidos a sua doença nos momentos educativos que devem ser, em oposição, voltados à valorização da vida. |
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EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE JUNTO A UM GRUPO QUE VIVENCIA A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: ABORDAGEM DIALÓGICAHipertensãoEducação em saúdeEnsinoAs crenças e os valores na qual o indivíduo tende a viver interferem no tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica. Através de uma observação empírica, pudemos verificar que há uma dificuldade dos profissionais de saúde em promover ações educativas, privilegiando o modelo assistencial através de ações curativistas. A pesquisa teve como objetivo, investigar junto aos hipertensos de uma Unidade de Saúde as demandas de educação para a saúde, propondo ações educativas, coerentes com o universo temático levantado. Tratou - se de uma investigação qualitativa, do tipo pesquisa-ação em que foi levantado o universo temático para a educação para a saúde. O levantamento dos dados foi através de entrevista individual por meio de um formulário contendo 15 questões sobre informações socioeconômicos, psicossociais e hábitos de vida. Os temas geradores foram elaborados a partir das percepções dos entrevistados e divididos em 9 categorias. No que se refere às propostas educativas, foram elaboradas, contendo 3 propostas de ação, apoiadas na dialogicidade. Esperamos que este trabalho possa abrir novos horizontes da educação e saúde, permitindo que se construam novas possibilidades de ações educativas junto aos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica, não permitindo que sejam reduzidos a sua doença nos momentos educativos que devem ser, em oposição, voltados à valorização da vida.UniCesumar2020-03-26T16:52:22Z2020-03-26T16:52:22Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5445otherSOUZA, Mariana Paula deBALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:21.025Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
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As crenças e os valores na qual o indivíduo tende a viver interferem no tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica. Através de uma observação empírica, pudemos verificar que há uma dificuldade dos profissionais de saúde em promover ações educativas, privilegiando o modelo assistencial através de ações curativistas. A pesquisa teve como objetivo, investigar junto aos hipertensos de uma Unidade de Saúde as demandas de educação para a saúde, propondo ações educativas, coerentes com o universo temático levantado. Tratou - se de uma investigação qualitativa, do tipo pesquisa-ação em que foi levantado o universo temático para a educação para a saúde. O levantamento dos dados foi através de entrevista individual por meio de um formulário contendo 15 questões sobre informações socioeconômicos, psicossociais e hábitos de vida. Os temas geradores foram elaborados a partir das percepções dos entrevistados e divididos em 9 categorias. No que se refere às propostas educativas, foram elaboradas, contendo 3 propostas de ação, apoiadas na dialogicidade. Esperamos que este trabalho possa abrir novos horizontes da educação e saúde, permitindo que se construam novas possibilidades de ações educativas junto aos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica, não permitindo que sejam reduzidos a sua doença nos momentos educativos que devem ser, em oposição, voltados à valorização da vida. |
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As crenças e os valores na qual o indivíduo tende a viver interferem no tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica. Através de uma observação empírica, pudemos verificar que há uma dificuldade dos profissionais de saúde em promover ações educativas, privilegiando o modelo assistencial através de ações curativistas. A pesquisa teve como objetivo, investigar junto aos hipertensos de uma Unidade de Saúde as demandas de educação para a saúde, propondo ações educativas, coerentes com o universo temático levantado. Tratou - se de uma investigação qualitativa, do tipo pesquisa-ação em que foi levantado o universo temático para a educação para a saúde. O levantamento dos dados foi através de entrevista individual por meio de um formulário contendo 15 questões sobre informações socioeconômicos, psicossociais e hábitos de vida. Os temas geradores foram elaborados a partir das percepções dos entrevistados e divididos em 9 categorias. No que se refere às propostas educativas, foram elaboradas, contendo 3 propostas de ação, apoiadas na dialogicidade. Esperamos que este trabalho possa abrir novos horizontes da educação e saúde, permitindo que se construam novas possibilidades de ações educativas junto aos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica, não permitindo que sejam reduzidos a sua doença nos momentos educativos que devem ser, em oposição, voltados à valorização da vida. |
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