JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Ana Carolina de Athayde Raymundi
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fernandes, Juliana Gomes, Silva, Monica Angélica Cardoso, Pereira, Rafael Mendes, Alencar, Tatiane Romanini Rodrigues, Alves, Suelen Priscila Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2407
Resumo: Os processos de ensino e de aprendizagem em Anatomia se apresentam complexos e difíceis, solicitando do estudante grande compreensão e memorização de termos técnicos, isto torna o seu estudo uma tarefa desestimulante para os estudantes. Desta forma, o ensino da Anatomia Humana é ainda um grande desafio para o professor, a preocupação é proporcionar experiências estimulantes somadas às situações de ensino dos conteúdos necessários a formação dos estudantes nas diferentes áreas da saúde. É preciso ampliar as possibilidades de métodos de ensino e de instrumentos e técnicas didáticas para que a aprendizagem dos conteúdos específicos tenha mais sentido e significado para os estudantes. Neste sentido, o jogo pode ser considerado importante instrumento educacional e recurso didático, pois, possibilita uma aproximação maior do estudante com os conteúdos, propiciando um desenvolvimento integral e dinâmico nas situações de ensino e aprendizagem. A pesquisa ora apresentada foi desenvolvida no Instituto Federal do Paraná, Campus Londrina com o objetivo integrar jogos didáticos ao ensino de Anatomia Humana, componente curricular obrigatório aos cursos da área da saúde, pois estuda a morfologia do corpo humano, nomeando e descrevendo suas estruturas. Com vistas às necessidades acima apresentadas, desenvolvemos um trabalho de pesquisa compreendido por algumas fases, entre as quais: a) a análises dos conteúdos contemplados no ensino da Anatomia Humana e o levantamento de possíveis jogos que possibilitassem o ensino desses conteúdos; b) a construção e teste de cinco jogos pedagógicos voltados à aprendizagem significativa dos estudantes; c) situações de ensino utilizando os jogos construídos como recursos didáticos; e d) avaliação da aprendizagem no Curso Técnico em Massoterapia utilizando os jogos construídos como procedimentos de avaliação. Pudemos concluir que os jogos educativos foram empregados de forma satisfatória e cumpriram com os objetivos de facilitar e tornar mais prazeroso o ensino e a aprendizagem da Anatomia Humana.
id UNICESU -1_2acd56c2068448fe12c73d617149364c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2407
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANAEnsinoAprendizagemJogosAnatomia HumanaOs processos de ensino e de aprendizagem em Anatomia se apresentam complexos e difíceis, solicitando do estudante grande compreensão e memorização de termos técnicos, isto torna o seu estudo uma tarefa desestimulante para os estudantes. Desta forma, o ensino da Anatomia Humana é ainda um grande desafio para o professor, a preocupação é proporcionar experiências estimulantes somadas às situações de ensino dos conteúdos necessários a formação dos estudantes nas diferentes áreas da saúde. É preciso ampliar as possibilidades de métodos de ensino e de instrumentos e técnicas didáticas para que a aprendizagem dos conteúdos específicos tenha mais sentido e significado para os estudantes. Neste sentido, o jogo pode ser considerado importante instrumento educacional e recurso didático, pois, possibilita uma aproximação maior do estudante com os conteúdos, propiciando um desenvolvimento integral e dinâmico nas situações de ensino e aprendizagem. A pesquisa ora apresentada foi desenvolvida no Instituto Federal do Paraná, Campus Londrina com o objetivo integrar jogos didáticos ao ensino de Anatomia Humana, componente curricular obrigatório aos cursos da área da saúde, pois estuda a morfologia do corpo humano, nomeando e descrevendo suas estruturas. Com vistas às necessidades acima apresentadas, desenvolvemos um trabalho de pesquisa compreendido por algumas fases, entre as quais: a) a análises dos conteúdos contemplados no ensino da Anatomia Humana e o levantamento de possíveis jogos que possibilitassem o ensino desses conteúdos; b) a construção e teste de cinco jogos pedagógicos voltados à aprendizagem significativa dos estudantes; c) situações de ensino utilizando os jogos construídos como recursos didáticos; e d) avaliação da aprendizagem no Curso Técnico em Massoterapia utilizando os jogos construídos como procedimentos de avaliação. Pudemos concluir que os jogos educativos foram empregados de forma satisfatória e cumpriram com os objetivos de facilitar e tornar mais prazeroso o ensino e a aprendizagem da Anatomia Humana.Unicesumar2019-09-12T11:38:51Z2019-09-12T11:38:51Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2407otherBraz, Ana Carolina de Athayde RaymundiFernandes, Juliana GomesSilva, Monica Angélica CardosoPereira, Rafael MendesAlencar, Tatiane Romanini RodriguesAlves, Suelen Priscila Ferreirareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:00Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:10.821Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA
title JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA
spellingShingle JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA
Braz, Ana Carolina de Athayde Raymundi
Ensino
Aprendizagem
Jogos
Anatomia Humana
title_short JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA
title_full JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA
title_fullStr JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA
title_full_unstemmed JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA
title_sort JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA
author Braz, Ana Carolina de Athayde Raymundi
author_facet Braz, Ana Carolina de Athayde Raymundi
Fernandes, Juliana Gomes
Silva, Monica Angélica Cardoso
Pereira, Rafael Mendes
Alencar, Tatiane Romanini Rodrigues
Alves, Suelen Priscila Ferreira
author_role author
author2 Fernandes, Juliana Gomes
Silva, Monica Angélica Cardoso
Pereira, Rafael Mendes
Alencar, Tatiane Romanini Rodrigues
Alves, Suelen Priscila Ferreira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braz, Ana Carolina de Athayde Raymundi
Fernandes, Juliana Gomes
Silva, Monica Angélica Cardoso
Pereira, Rafael Mendes
Alencar, Tatiane Romanini Rodrigues
Alves, Suelen Priscila Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Jogos
Anatomia Humana
topic Ensino
Aprendizagem
Jogos
Anatomia Humana
dc.description.none.fl_txt_mv Os processos de ensino e de aprendizagem em Anatomia se apresentam complexos e difíceis, solicitando do estudante grande compreensão e memorização de termos técnicos, isto torna o seu estudo uma tarefa desestimulante para os estudantes. Desta forma, o ensino da Anatomia Humana é ainda um grande desafio para o professor, a preocupação é proporcionar experiências estimulantes somadas às situações de ensino dos conteúdos necessários a formação dos estudantes nas diferentes áreas da saúde. É preciso ampliar as possibilidades de métodos de ensino e de instrumentos e técnicas didáticas para que a aprendizagem dos conteúdos específicos tenha mais sentido e significado para os estudantes. Neste sentido, o jogo pode ser considerado importante instrumento educacional e recurso didático, pois, possibilita uma aproximação maior do estudante com os conteúdos, propiciando um desenvolvimento integral e dinâmico nas situações de ensino e aprendizagem. A pesquisa ora apresentada foi desenvolvida no Instituto Federal do Paraná, Campus Londrina com o objetivo integrar jogos didáticos ao ensino de Anatomia Humana, componente curricular obrigatório aos cursos da área da saúde, pois estuda a morfologia do corpo humano, nomeando e descrevendo suas estruturas. Com vistas às necessidades acima apresentadas, desenvolvemos um trabalho de pesquisa compreendido por algumas fases, entre as quais: a) a análises dos conteúdos contemplados no ensino da Anatomia Humana e o levantamento de possíveis jogos que possibilitassem o ensino desses conteúdos; b) a construção e teste de cinco jogos pedagógicos voltados à aprendizagem significativa dos estudantes; c) situações de ensino utilizando os jogos construídos como recursos didáticos; e d) avaliação da aprendizagem no Curso Técnico em Massoterapia utilizando os jogos construídos como procedimentos de avaliação. Pudemos concluir que os jogos educativos foram empregados de forma satisfatória e cumpriram com os objetivos de facilitar e tornar mais prazeroso o ensino e a aprendizagem da Anatomia Humana.
description Os processos de ensino e de aprendizagem em Anatomia se apresentam complexos e difíceis, solicitando do estudante grande compreensão e memorização de termos técnicos, isto torna o seu estudo uma tarefa desestimulante para os estudantes. Desta forma, o ensino da Anatomia Humana é ainda um grande desafio para o professor, a preocupação é proporcionar experiências estimulantes somadas às situações de ensino dos conteúdos necessários a formação dos estudantes nas diferentes áreas da saúde. É preciso ampliar as possibilidades de métodos de ensino e de instrumentos e técnicas didáticas para que a aprendizagem dos conteúdos específicos tenha mais sentido e significado para os estudantes. Neste sentido, o jogo pode ser considerado importante instrumento educacional e recurso didático, pois, possibilita uma aproximação maior do estudante com os conteúdos, propiciando um desenvolvimento integral e dinâmico nas situações de ensino e aprendizagem. A pesquisa ora apresentada foi desenvolvida no Instituto Federal do Paraná, Campus Londrina com o objetivo integrar jogos didáticos ao ensino de Anatomia Humana, componente curricular obrigatório aos cursos da área da saúde, pois estuda a morfologia do corpo humano, nomeando e descrevendo suas estruturas. Com vistas às necessidades acima apresentadas, desenvolvemos um trabalho de pesquisa compreendido por algumas fases, entre as quais: a) a análises dos conteúdos contemplados no ensino da Anatomia Humana e o levantamento de possíveis jogos que possibilitassem o ensino desses conteúdos; b) a construção e teste de cinco jogos pedagógicos voltados à aprendizagem significativa dos estudantes; c) situações de ensino utilizando os jogos construídos como recursos didáticos; e d) avaliação da aprendizagem no Curso Técnico em Massoterapia utilizando os jogos construídos como procedimentos de avaliação. Pudemos concluir que os jogos educativos foram empregados de forma satisfatória e cumpriram com os objetivos de facilitar e tornar mais prazeroso o ensino e a aprendizagem da Anatomia Humana.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03
2019-09-12T11:38:51Z
2019-09-12T11:38:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2407
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2407
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948580193894400