Socialização do conhecimento: relação professor e aluno, ensino e aprendizagem na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA , Andréia de Cássia Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8933
Resumo: Atualmente tem-se um discurso eminente nas organizações acerca da gestão do conhecimento que vem assegurar a existência da era do conhecimento e a importância da socialização e do compartilhamento do conhecimento tácito. Neste estudo evidenciarse-á o conhecimento relacionado ao conceito de capital intelectual, replicando que este não está nas organizações, mas sim é parte dos sujeitos, das pessoas que as formam e consiste em um ativo intangível de natureza complexa, configurando-se como um ponto fundamental e problematizador, uma vez que está intimamente relacionado à ação do processo de ensino aprendizagem, ou seja, repercutindo na relação professor-aluno. Com vistas a isso, esse estudo tem por objetivo investigar como o professor dos anos iniciais compartilha o conhecimento com os alunos por meio da socialização na concepção da gestão do conhecimento. Para tanto, será desenvolvida uma pesquisa qualitativa com finalidade exploratória, com análise documental baseada na estrutura de sete (07) PPP de escolas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública de Paiçandu que foram localizados para evidenciar as possibilidades de relacionamento entre a gestão do conhecimento e as práticas educacionais realizadas no espaço escolar. Com este estudo foi possível identificar a existência de uma lacuna na literatura referente a temática e o foco desta pesquisa, quanto às publicações voltadas à socialização e compartilhamento do conhecimento na relação professor aluno, ensino aprendizagem no espaço da sala de aula. Em relação a coleta de dados foi possível entender que os professores da educação básica do 1 ao 5 ano tendem por promover ações pedagógicas em sala de aula para a socialização e o compartilhamento do conhecimento na proposta professor aluno, ensino aprendizagem. Pode-se evidenciar que o professor se encontra em sala de aula para o aluno, ao planejar a prática diária bem como todas as ações se encontram voltadas para o compartilhamento do conhecimento em direção ao processo de construção do conhecimento.
id UNICESU -1_8233e33bd1350a0557287d1e42414a3c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/8933
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling Socialização do conhecimento: relação professor e aluno, ensino e aprendizagem na sala de aulaSocializaçãoCapital intelectualPraticas educacionaisProfessorSala de aulaAtualmente tem-se um discurso eminente nas organizações acerca da gestão do conhecimento que vem assegurar a existência da era do conhecimento e a importância da socialização e do compartilhamento do conhecimento tácito. Neste estudo evidenciarse-á o conhecimento relacionado ao conceito de capital intelectual, replicando que este não está nas organizações, mas sim é parte dos sujeitos, das pessoas que as formam e consiste em um ativo intangível de natureza complexa, configurando-se como um ponto fundamental e problematizador, uma vez que está intimamente relacionado à ação do processo de ensino aprendizagem, ou seja, repercutindo na relação professor-aluno. Com vistas a isso, esse estudo tem por objetivo investigar como o professor dos anos iniciais compartilha o conhecimento com os alunos por meio da socialização na concepção da gestão do conhecimento. Para tanto, será desenvolvida uma pesquisa qualitativa com finalidade exploratória, com análise documental baseada na estrutura de sete (07) PPP de escolas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública de Paiçandu que foram localizados para evidenciar as possibilidades de relacionamento entre a gestão do conhecimento e as práticas educacionais realizadas no espaço escolar. Com este estudo foi possível identificar a existência de uma lacuna na literatura referente a temática e o foco desta pesquisa, quanto às publicações voltadas à socialização e compartilhamento do conhecimento na relação professor aluno, ensino aprendizagem no espaço da sala de aula. Em relação a coleta de dados foi possível entender que os professores da educação básica do 1 ao 5 ano tendem por promover ações pedagógicas em sala de aula para a socialização e o compartilhamento do conhecimento na proposta professor aluno, ensino aprendizagem. Pode-se evidenciar que o professor se encontra em sala de aula para o aluno, ao planejar a prática diária bem como todas as ações se encontram voltadas para o compartilhamento do conhecimento em direção ao processo de construção do conhecimento.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilGestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)UNICESUMARFORNO, Letícia Fleig DalURPIA, Arthur Gualberto Bacelar da CruzCOSTA , Andréia de Cássia Gonçalves2021-03-18T13:58:18Z2021-03-18T13:58:18Z2019-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8933porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-03-19T17:05:27ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv Socialização do conhecimento: relação professor e aluno, ensino e aprendizagem na sala de aula
title Socialização do conhecimento: relação professor e aluno, ensino e aprendizagem na sala de aula
spellingShingle Socialização do conhecimento: relação professor e aluno, ensino e aprendizagem na sala de aula
COSTA , Andréia de Cássia Gonçalves
Socialização
Capital intelectual
Praticas educacionais
Professor
Sala de aula
title_short Socialização do conhecimento: relação professor e aluno, ensino e aprendizagem na sala de aula
title_full Socialização do conhecimento: relação professor e aluno, ensino e aprendizagem na sala de aula
title_fullStr Socialização do conhecimento: relação professor e aluno, ensino e aprendizagem na sala de aula
title_full_unstemmed Socialização do conhecimento: relação professor e aluno, ensino e aprendizagem na sala de aula
title_sort Socialização do conhecimento: relação professor e aluno, ensino e aprendizagem na sala de aula
author COSTA , Andréia de Cássia Gonçalves
author_facet COSTA , Andréia de Cássia Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FORNO, Letícia Fleig Dal
URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA , Andréia de Cássia Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Socialização
Capital intelectual
Praticas educacionais
Professor
Sala de aula
topic Socialização
Capital intelectual
Praticas educacionais
Professor
Sala de aula
description Atualmente tem-se um discurso eminente nas organizações acerca da gestão do conhecimento que vem assegurar a existência da era do conhecimento e a importância da socialização e do compartilhamento do conhecimento tácito. Neste estudo evidenciarse-á o conhecimento relacionado ao conceito de capital intelectual, replicando que este não está nas organizações, mas sim é parte dos sujeitos, das pessoas que as formam e consiste em um ativo intangível de natureza complexa, configurando-se como um ponto fundamental e problematizador, uma vez que está intimamente relacionado à ação do processo de ensino aprendizagem, ou seja, repercutindo na relação professor-aluno. Com vistas a isso, esse estudo tem por objetivo investigar como o professor dos anos iniciais compartilha o conhecimento com os alunos por meio da socialização na concepção da gestão do conhecimento. Para tanto, será desenvolvida uma pesquisa qualitativa com finalidade exploratória, com análise documental baseada na estrutura de sete (07) PPP de escolas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública de Paiçandu que foram localizados para evidenciar as possibilidades de relacionamento entre a gestão do conhecimento e as práticas educacionais realizadas no espaço escolar. Com este estudo foi possível identificar a existência de uma lacuna na literatura referente a temática e o foco desta pesquisa, quanto às publicações voltadas à socialização e compartilhamento do conhecimento na relação professor aluno, ensino aprendizagem no espaço da sala de aula. Em relação a coleta de dados foi possível entender que os professores da educação básica do 1 ao 5 ano tendem por promover ações pedagógicas em sala de aula para a socialização e o compartilhamento do conhecimento na proposta professor aluno, ensino aprendizagem. Pode-se evidenciar que o professor se encontra em sala de aula para o aluno, ao planejar a prática diária bem como todas as ações se encontram voltadas para o compartilhamento do conhecimento em direção ao processo de construção do conhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-01
2021-03-18T13:58:18Z
2021-03-18T13:58:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8933
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771948487671808