Socialização do conhecimento: relação professor e aluno, ensino e aprendizagem na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8933 |
Resumo: | Atualmente tem-se um discurso eminente nas organizações acerca da gestão do conhecimento que vem assegurar a existência da era do conhecimento e a importância da socialização e do compartilhamento do conhecimento tácito. Neste estudo evidenciarse-á o conhecimento relacionado ao conceito de capital intelectual, replicando que este não está nas organizações, mas sim é parte dos sujeitos, das pessoas que as formam e consiste em um ativo intangível de natureza complexa, configurando-se como um ponto fundamental e problematizador, uma vez que está intimamente relacionado à ação do processo de ensino aprendizagem, ou seja, repercutindo na relação professor-aluno. Com vistas a isso, esse estudo tem por objetivo investigar como o professor dos anos iniciais compartilha o conhecimento com os alunos por meio da socialização na concepção da gestão do conhecimento. Para tanto, será desenvolvida uma pesquisa qualitativa com finalidade exploratória, com análise documental baseada na estrutura de sete (07) PPP de escolas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública de Paiçandu que foram localizados para evidenciar as possibilidades de relacionamento entre a gestão do conhecimento e as práticas educacionais realizadas no espaço escolar. Com este estudo foi possível identificar a existência de uma lacuna na literatura referente a temática e o foco desta pesquisa, quanto às publicações voltadas à socialização e compartilhamento do conhecimento na relação professor aluno, ensino aprendizagem no espaço da sala de aula. Em relação a coleta de dados foi possível entender que os professores da educação básica do 1 ao 5 ano tendem por promover ações pedagógicas em sala de aula para a socialização e o compartilhamento do conhecimento na proposta professor aluno, ensino aprendizagem. Pode-se evidenciar que o professor se encontra em sala de aula para o aluno, ao planejar a prática diária bem como todas as ações se encontram voltadas para o compartilhamento do conhecimento em direção ao processo de construção do conhecimento. |
id |
UNICESU -1_8233e33bd1350a0557287d1e42414a3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/8933 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
Socialização do conhecimento: relação professor e aluno, ensino e aprendizagem na sala de aulaSocializaçãoCapital intelectualPraticas educacionaisProfessorSala de aulaAtualmente tem-se um discurso eminente nas organizações acerca da gestão do conhecimento que vem assegurar a existência da era do conhecimento e a importância da socialização e do compartilhamento do conhecimento tácito. Neste estudo evidenciarse-á o conhecimento relacionado ao conceito de capital intelectual, replicando que este não está nas organizações, mas sim é parte dos sujeitos, das pessoas que as formam e consiste em um ativo intangível de natureza complexa, configurando-se como um ponto fundamental e problematizador, uma vez que está intimamente relacionado à ação do processo de ensino aprendizagem, ou seja, repercutindo na relação professor-aluno. Com vistas a isso, esse estudo tem por objetivo investigar como o professor dos anos iniciais compartilha o conhecimento com os alunos por meio da socialização na concepção da gestão do conhecimento. Para tanto, será desenvolvida uma pesquisa qualitativa com finalidade exploratória, com análise documental baseada na estrutura de sete (07) PPP de escolas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública de Paiçandu que foram localizados para evidenciar as possibilidades de relacionamento entre a gestão do conhecimento e as práticas educacionais realizadas no espaço escolar. Com este estudo foi possível identificar a existência de uma lacuna na literatura referente a temática e o foco desta pesquisa, quanto às publicações voltadas à socialização e compartilhamento do conhecimento na relação professor aluno, ensino aprendizagem no espaço da sala de aula. Em relação a coleta de dados foi possível entender que os professores da educação básica do 1 ao 5 ano tendem por promover ações pedagógicas em sala de aula para a socialização e o compartilhamento do conhecimento na proposta professor aluno, ensino aprendizagem. Pode-se evidenciar que o professor se encontra em sala de aula para o aluno, ao planejar a prática diária bem como todas as ações se encontram voltadas para o compartilhamento do conhecimento em direção ao processo de construção do conhecimento.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilGestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)UNICESUMARFORNO, Letícia Fleig DalURPIA, Arthur Gualberto Bacelar da CruzCOSTA , Andréia de Cássia Gonçalves2021-03-18T13:58:18Z2021-03-18T13:58:18Z2019-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8933porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-03-19T17:05:27ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
Socialização do conhecimento: relação professor e aluno, ensino e aprendizagem na sala de aula |
title |
Socialização do conhecimento: relação professor e aluno, ensino e aprendizagem na sala de aula |
spellingShingle |
Socialização do conhecimento: relação professor e aluno, ensino e aprendizagem na sala de aula COSTA , Andréia de Cássia Gonçalves Socialização Capital intelectual Praticas educacionais Professor Sala de aula |
title_short |
Socialização do conhecimento: relação professor e aluno, ensino e aprendizagem na sala de aula |
title_full |
Socialização do conhecimento: relação professor e aluno, ensino e aprendizagem na sala de aula |
title_fullStr |
Socialização do conhecimento: relação professor e aluno, ensino e aprendizagem na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Socialização do conhecimento: relação professor e aluno, ensino e aprendizagem na sala de aula |
title_sort |
Socialização do conhecimento: relação professor e aluno, ensino e aprendizagem na sala de aula |
author |
COSTA , Andréia de Cássia Gonçalves |
author_facet |
COSTA , Andréia de Cássia Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FORNO, Letícia Fleig Dal URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA , Andréia de Cássia Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Socialização Capital intelectual Praticas educacionais Professor Sala de aula |
topic |
Socialização Capital intelectual Praticas educacionais Professor Sala de aula |
description |
Atualmente tem-se um discurso eminente nas organizações acerca da gestão do conhecimento que vem assegurar a existência da era do conhecimento e a importância da socialização e do compartilhamento do conhecimento tácito. Neste estudo evidenciarse-á o conhecimento relacionado ao conceito de capital intelectual, replicando que este não está nas organizações, mas sim é parte dos sujeitos, das pessoas que as formam e consiste em um ativo intangível de natureza complexa, configurando-se como um ponto fundamental e problematizador, uma vez que está intimamente relacionado à ação do processo de ensino aprendizagem, ou seja, repercutindo na relação professor-aluno. Com vistas a isso, esse estudo tem por objetivo investigar como o professor dos anos iniciais compartilha o conhecimento com os alunos por meio da socialização na concepção da gestão do conhecimento. Para tanto, será desenvolvida uma pesquisa qualitativa com finalidade exploratória, com análise documental baseada na estrutura de sete (07) PPP de escolas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública de Paiçandu que foram localizados para evidenciar as possibilidades de relacionamento entre a gestão do conhecimento e as práticas educacionais realizadas no espaço escolar. Com este estudo foi possível identificar a existência de uma lacuna na literatura referente a temática e o foco desta pesquisa, quanto às publicações voltadas à socialização e compartilhamento do conhecimento na relação professor aluno, ensino aprendizagem no espaço da sala de aula. Em relação a coleta de dados foi possível entender que os professores da educação básica do 1 ao 5 ano tendem por promover ações pedagógicas em sala de aula para a socialização e o compartilhamento do conhecimento na proposta professor aluno, ensino aprendizagem. Pode-se evidenciar que o professor se encontra em sala de aula para o aluno, ao planejar a prática diária bem como todas as ações se encontram voltadas para o compartilhamento do conhecimento em direção ao processo de construção do conhecimento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-01 2021-03-18T13:58:18Z 2021-03-18T13:58:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8933 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado) UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado) UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771948487671808 |