A perspectiva de alunos do curso técnico em agropecuária em relação à aquiculturaThe prospect of agriculture technical course students in relation to aquaculture

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Léa Carolina Oliveira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Brito, Tiago Pereira, Macedo, Antonia Rafaela, Sampaio, Luciany do Socorro de Oliveira, Silva, Fabricio Nilo, Silva, Mário César Amorim da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiência (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/1941
Resumo: A aquicultura é uma atividade agropecuária em expansão, sendo de grande importância a inclusão do assunto em cursos técnicos da área de ciências agrárias. O estado do Pará acompanha a tendência mundial do crescimento da atividade aquícola, com destaque para a piscicultura. Atendendo essa demanda, o Instituto Federal do Pará, Campus Castanhal oferta anualmente sete turmas para o curso técnico em agropecuária com modalidade de turmas integradas e sequenciais, possibilitando competências a esses técnicos de atuarem na área de aquicultura pela inserção da disciplina de Aquicultura na madisso, o presente estudo teve como objetivo avaliar o interesse desses alunos quanto à disciplina e a área de aquicultura, por meio da aplicação de 300 questionários estruturados. A maioria dos alunos declarou achar importante essa disciplina dentro do curso técnico, apesar de, também demonstrarem pouca afinidade com a área; os que demonstraram afinidade apresentam o interesse pela criação de peixes, seguido da criação de camarões, em detrimentos aos demais cultivos aquícolas. A falta de conhecimento sobre empreendimentos de cultivos de organismos aquáticos no estado pode ser um dos fatores responsáveis pelo desinteresse dos estudantes pela área, definindo também o baixo interesse deles em ingressar no ensino superior de Tecnologia em Aquicultura ofertado no Campus, isso porque, no estado, a cultura da atividade de pesca tem sido ainda bem mais forte para geração de pescado na região.AbstractAquaculture is a flourishing agricultural activity and it is of great importance to have it included as part of the curricular subjects for technical courses in the field of agricultural sciences. The state of Pará follows the global trend of growth in aquaculture activity, namely fish farming. Given this demand, the Federal Institute of Education of Pará - Castanhal offers annually seven courses in agriculture with under the sequential or integrated teaching method, allowing those technical skills to be passed on to prospective aquaculture professionals. Thus, the present study aimed to assess the interest of these students about the subject and aquaculture related topics, through the application of 300 structured questionnaires. Most students find it important to have the subject within the curricular programme, nevertheless little affinity was observed. Fish farming followed by shrimp farming and lastly other aquaculture crops were preferred among those who have showed affinity with it whatsoever. The lack of awareness about aquatic organism husbandry or production systems in the State may be one of the main factors that lead to a lack of interest among students, which reflects also the low interest in pursuing higher education in Aquaculture within the Institute Campus. Fishery activities still play a major role in the supply of fish products in the region.
id UNICETO-1_00bdd12ed83023732b1a6d1cdacd00f8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/1941
network_acronym_str UNICETO-1
network_name_str Ambiência (Online)
repository_id_str
spelling A perspectiva de alunos do curso técnico em agropecuária em relação à aquiculturaThe prospect of agriculture technical course students in relation to aquacultureaquicultura, ensino, ciências agráriascultivo de organismos aquáticos; piscicultura; Pará.aquiculturaA aquicultura é uma atividade agropecuária em expansão, sendo de grande importância a inclusão do assunto em cursos técnicos da área de ciências agrárias. O estado do Pará acompanha a tendência mundial do crescimento da atividade aquícola, com destaque para a piscicultura. Atendendo essa demanda, o Instituto Federal do Pará, Campus Castanhal oferta anualmente sete turmas para o curso técnico em agropecuária com modalidade de turmas integradas e sequenciais, possibilitando competências a esses técnicos de atuarem na área de aquicultura pela inserção da disciplina de Aquicultura na madisso, o presente estudo teve como objetivo avaliar o interesse desses alunos quanto à disciplina e a área de aquicultura, por meio da aplicação de 300 questionários estruturados. A maioria dos alunos declarou achar importante essa disciplina dentro do curso técnico, apesar de, também demonstrarem pouca afinidade com a área; os que demonstraram afinidade apresentam o interesse pela criação de peixes, seguido da criação de camarões, em detrimentos aos demais cultivos aquícolas. A falta de conhecimento sobre empreendimentos de cultivos de organismos aquáticos no estado pode ser um dos fatores responsáveis pelo desinteresse dos estudantes pela área, definindo também o baixo interesse deles em ingressar no ensino superior de Tecnologia em Aquicultura ofertado no Campus, isso porque, no estado, a cultura da atividade de pesca tem sido ainda bem mais forte para geração de pescado na região.AbstractAquaculture is a flourishing agricultural activity and it is of great importance to have it included as part of the curricular subjects for technical courses in the field of agricultural sciences. The state of Pará follows the global trend of growth in aquaculture activity, namely fish farming. Given this demand, the Federal Institute of Education of Pará - Castanhal offers annually seven courses in agriculture with under the sequential or integrated teaching method, allowing those technical skills to be passed on to prospective aquaculture professionals. Thus, the present study aimed to assess the interest of these students about the subject and aquaculture related topics, through the application of 300 structured questionnaires. Most students find it important to have the subject within the curricular programme, nevertheless little affinity was observed. Fish farming followed by shrimp farming and lastly other aquaculture crops were preferred among those who have showed affinity with it whatsoever. The lack of awareness about aquatic organism husbandry or production systems in the State may be one of the main factors that lead to a lack of interest among students, which reflects also the low interest in pursuing higher education in Aquaculture within the Institute Campus. Fishery activities still play a major role in the supply of fish products in the region.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROCosta, Léa Carolina OliveiraBrito, Tiago PereiraMacedo, Antonia RafaelaSampaio, Luciany do Socorro de OliveiraSilva, Fabricio NiloSilva, Mário César Amorim da2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa bibliográfica; entrevistas estruturadasapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/1941AMBIÊNCIA; v. 10, n. 3 (2014): Ambiência; 707-7212175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/1941/2374amazônia, Pará2010por série, por idadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-19T12:40:17Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/1941Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2014-12-19T12:40:17Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv A perspectiva de alunos do curso técnico em agropecuária em relação à aquiculturaThe prospect of agriculture technical course students in relation to aquaculture
title A perspectiva de alunos do curso técnico em agropecuária em relação à aquiculturaThe prospect of agriculture technical course students in relation to aquaculture
spellingShingle A perspectiva de alunos do curso técnico em agropecuária em relação à aquiculturaThe prospect of agriculture technical course students in relation to aquaculture
Costa, Léa Carolina Oliveira
aquicultura, ensino, ciências agrárias
cultivo de organismos aquáticos; piscicultura; Pará.
aquicultura
title_short A perspectiva de alunos do curso técnico em agropecuária em relação à aquiculturaThe prospect of agriculture technical course students in relation to aquaculture
title_full A perspectiva de alunos do curso técnico em agropecuária em relação à aquiculturaThe prospect of agriculture technical course students in relation to aquaculture
title_fullStr A perspectiva de alunos do curso técnico em agropecuária em relação à aquiculturaThe prospect of agriculture technical course students in relation to aquaculture
title_full_unstemmed A perspectiva de alunos do curso técnico em agropecuária em relação à aquiculturaThe prospect of agriculture technical course students in relation to aquaculture
title_sort A perspectiva de alunos do curso técnico em agropecuária em relação à aquiculturaThe prospect of agriculture technical course students in relation to aquaculture
author Costa, Léa Carolina Oliveira
author_facet Costa, Léa Carolina Oliveira
Brito, Tiago Pereira
Macedo, Antonia Rafaela
Sampaio, Luciany do Socorro de Oliveira
Silva, Fabricio Nilo
Silva, Mário César Amorim da
author_role author
author2 Brito, Tiago Pereira
Macedo, Antonia Rafaela
Sampaio, Luciany do Socorro de Oliveira
Silva, Fabricio Nilo
Silva, Mário César Amorim da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Léa Carolina Oliveira
Brito, Tiago Pereira
Macedo, Antonia Rafaela
Sampaio, Luciany do Socorro de Oliveira
Silva, Fabricio Nilo
Silva, Mário César Amorim da
dc.subject.por.fl_str_mv aquicultura, ensino, ciências agrárias
cultivo de organismos aquáticos; piscicultura; Pará.
aquicultura
topic aquicultura, ensino, ciências agrárias
cultivo de organismos aquáticos; piscicultura; Pará.
aquicultura
description A aquicultura é uma atividade agropecuária em expansão, sendo de grande importância a inclusão do assunto em cursos técnicos da área de ciências agrárias. O estado do Pará acompanha a tendência mundial do crescimento da atividade aquícola, com destaque para a piscicultura. Atendendo essa demanda, o Instituto Federal do Pará, Campus Castanhal oferta anualmente sete turmas para o curso técnico em agropecuária com modalidade de turmas integradas e sequenciais, possibilitando competências a esses técnicos de atuarem na área de aquicultura pela inserção da disciplina de Aquicultura na madisso, o presente estudo teve como objetivo avaliar o interesse desses alunos quanto à disciplina e a área de aquicultura, por meio da aplicação de 300 questionários estruturados. A maioria dos alunos declarou achar importante essa disciplina dentro do curso técnico, apesar de, também demonstrarem pouca afinidade com a área; os que demonstraram afinidade apresentam o interesse pela criação de peixes, seguido da criação de camarões, em detrimentos aos demais cultivos aquícolas. A falta de conhecimento sobre empreendimentos de cultivos de organismos aquáticos no estado pode ser um dos fatores responsáveis pelo desinteresse dos estudantes pela área, definindo também o baixo interesse deles em ingressar no ensino superior de Tecnologia em Aquicultura ofertado no Campus, isso porque, no estado, a cultura da atividade de pesca tem sido ainda bem mais forte para geração de pescado na região.AbstractAquaculture is a flourishing agricultural activity and it is of great importance to have it included as part of the curricular subjects for technical courses in the field of agricultural sciences. The state of Pará follows the global trend of growth in aquaculture activity, namely fish farming. Given this demand, the Federal Institute of Education of Pará - Castanhal offers annually seven courses in agriculture with under the sequential or integrated teaching method, allowing those technical skills to be passed on to prospective aquaculture professionals. Thus, the present study aimed to assess the interest of these students about the subject and aquaculture related topics, through the application of 300 structured questionnaires. Most students find it important to have the subject within the curricular programme, nevertheless little affinity was observed. Fish farming followed by shrimp farming and lastly other aquaculture crops were preferred among those who have showed affinity with it whatsoever. The lack of awareness about aquatic organism husbandry or production systems in the State may be one of the main factors that lead to a lack of interest among students, which reflects also the low interest in pursuing higher education in Aquaculture within the Institute Campus. Fishery activities still play a major role in the supply of fish products in the region.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa bibliográfica; entrevistas estruturadas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/1941
url https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/1941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/1941/2374
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv amazônia, Pará
2010
por série, por idade
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv AMBIÊNCIA; v. 10, n. 3 (2014): Ambiência; 707-721
2175-9405
1808-0251
reponame:Ambiência (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNICENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNICENTRO
institution UNICENTRO
reponame_str Ambiência (Online)
collection Ambiência (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv bertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com
_version_ 1798316922695057408