A construção da carreira docente universitária: formação e profissionalização de educadores do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/64 |
Resumo: | ResumoEste artigo é parte de pesquisa que objetivou analisar criticamente a capacitação para a docência universitária e sua relação com o exercício da profissão em instituições públicas no Brasil. Usando de metodologia quantitativa e qualitativa, os dados coletados na pesquisa de campo referem-se aos resultados apresentados na tese de doutoramento de uma das autoras. Os dados coletados de questionários, com perguntas abertas e fechadas, foram aplicados a 86 sujeitos, agrupados em quatro categorias: entrantes (mestrandos e doutorandos); professores com cinco anos de experiência; professores com vinte anos de carreira e professores com trinta anos de atividade docente. As descrições das atividades docentes e dos perfis revelaram variações significativas quanto aos motivos da escolha, às características do desenvolvimento da carreira e às atividades do professor, aos objetivos em relação à docência, aos significados de sucesso e às perspectivas identificatórias pessoais e profissionais nos últimos trinta anos.PALAVRAS-CHAVE: Ensino Superior; Docência Universitária; Profissionalização Docente.The construction of an academic teaching career: formation and professionalization of academic educators Abstract This article is part of a research that aimed to analyze the training for university teaching and its relationship with the profession in public institutions in Brazil. Using the methodology of quantitative and qualitative data collected in field research related to the results presented in the doctoral thesis of one of the authors. Data collected from questionnaires with open and closed questions, applied to 86 subjects, grouped into four categories: incoming (masters and doctoral), teachers with five years of experience, teachers with twenty year career and teachers with thirty years of teaching activity. Descriptions of teaching activities and profiles revealed significant variations regarding the reasons for the choice, the characteristics of the career development and activities of the teacher, the objectives in relation to teaching, the meaning of success and the prospects identificatory personal and professional past thirty years.KEY WORDS: Higher Education; University Teaching; Teacher Professionalization. |
id |
UNICID_21c3543e8aa83c43425b450db9c61f43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/64 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção da carreira docente universitária: formação e profissionalização de educadores do ensino superiorEnsino SuperiorDocência UniversitáriaProfissionalização Docente ResumoEste artigo é parte de pesquisa que objetivou analisar criticamente a capacitação para a docência universitária e sua relação com o exercício da profissão em instituições públicas no Brasil. Usando de metodologia quantitativa e qualitativa, os dados coletados na pesquisa de campo referem-se aos resultados apresentados na tese de doutoramento de uma das autoras. Os dados coletados de questionários, com perguntas abertas e fechadas, foram aplicados a 86 sujeitos, agrupados em quatro categorias: entrantes (mestrandos e doutorandos); professores com cinco anos de experiência; professores com vinte anos de carreira e professores com trinta anos de atividade docente. As descrições das atividades docentes e dos perfis revelaram variações significativas quanto aos motivos da escolha, às características do desenvolvimento da carreira e às atividades do professor, aos objetivos em relação à docência, aos significados de sucesso e às perspectivas identificatórias pessoais e profissionais nos últimos trinta anos.PALAVRAS-CHAVE: Ensino Superior; Docência Universitária; Profissionalização Docente.The construction of an academic teaching career: formation and professionalization of academic educators Abstract This article is part of a research that aimed to analyze the training for university teaching and its relationship with the profession in public institutions in Brazil. Using the methodology of quantitative and qualitative data collected in field research related to the results presented in the doctoral thesis of one of the authors. Data collected from questionnaires with open and closed questions, applied to 86 subjects, grouped into four categories: incoming (masters and doctoral), teachers with five years of experience, teachers with twenty year career and teachers with thirty years of teaching activity. Descriptions of teaching activities and profiles revealed significant variations regarding the reasons for the choice, the characteristics of the career development and activities of the teacher, the objectives in relation to teaching, the meaning of success and the prospects identificatory personal and professional past thirty years.KEY WORDS: Higher Education; University Teaching; Teacher Professionalization.Universidade Cidade de São Paulo2017-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/6410.26843/v7.n1.2014.64.p144 - 165Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 1 (2014): Jan/Abr 2014; 144 - 1651982-863210.26843/ae.v7.n1.2014reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/64/53Copyright (c) 2017 Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maria Regina de Carvalho Teixeira dearaújo, Regina Magna Bonifácio de2018-06-28T08:03:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/64Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-06-28T08:03:47Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da carreira docente universitária: formação e profissionalização de educadores do ensino superior |
title |
A construção da carreira docente universitária: formação e profissionalização de educadores do ensino superior |
spellingShingle |
A construção da carreira docente universitária: formação e profissionalização de educadores do ensino superior Oliveira, Maria Regina de Carvalho Teixeira de Ensino Superior Docência Universitária Profissionalização Docente |
title_short |
A construção da carreira docente universitária: formação e profissionalização de educadores do ensino superior |
title_full |
A construção da carreira docente universitária: formação e profissionalização de educadores do ensino superior |
title_fullStr |
A construção da carreira docente universitária: formação e profissionalização de educadores do ensino superior |
title_full_unstemmed |
A construção da carreira docente universitária: formação e profissionalização de educadores do ensino superior |
title_sort |
A construção da carreira docente universitária: formação e profissionalização de educadores do ensino superior |
author |
Oliveira, Maria Regina de Carvalho Teixeira de |
author_facet |
Oliveira, Maria Regina de Carvalho Teixeira de araújo, Regina Magna Bonifácio de |
author_role |
author |
author2 |
araújo, Regina Magna Bonifácio de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Regina de Carvalho Teixeira de araújo, Regina Magna Bonifácio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Docência Universitária Profissionalização Docente |
topic |
Ensino Superior Docência Universitária Profissionalização Docente |
description |
ResumoEste artigo é parte de pesquisa que objetivou analisar criticamente a capacitação para a docência universitária e sua relação com o exercício da profissão em instituições públicas no Brasil. Usando de metodologia quantitativa e qualitativa, os dados coletados na pesquisa de campo referem-se aos resultados apresentados na tese de doutoramento de uma das autoras. Os dados coletados de questionários, com perguntas abertas e fechadas, foram aplicados a 86 sujeitos, agrupados em quatro categorias: entrantes (mestrandos e doutorandos); professores com cinco anos de experiência; professores com vinte anos de carreira e professores com trinta anos de atividade docente. As descrições das atividades docentes e dos perfis revelaram variações significativas quanto aos motivos da escolha, às características do desenvolvimento da carreira e às atividades do professor, aos objetivos em relação à docência, aos significados de sucesso e às perspectivas identificatórias pessoais e profissionais nos últimos trinta anos.PALAVRAS-CHAVE: Ensino Superior; Docência Universitária; Profissionalização Docente.The construction of an academic teaching career: formation and professionalization of academic educators Abstract This article is part of a research that aimed to analyze the training for university teaching and its relationship with the profession in public institutions in Brazil. Using the methodology of quantitative and qualitative data collected in field research related to the results presented in the doctoral thesis of one of the authors. Data collected from questionnaires with open and closed questions, applied to 86 subjects, grouped into four categories: incoming (masters and doctoral), teachers with five years of experience, teachers with twenty year career and teachers with thirty years of teaching activity. Descriptions of teaching activities and profiles revealed significant variations regarding the reasons for the choice, the characteristics of the career development and activities of the teacher, the objectives in relation to teaching, the meaning of success and the prospects identificatory personal and professional past thirty years.KEY WORDS: Higher Education; University Teaching; Teacher Professionalization. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/64 10.26843/v7.n1.2014.64.p144 - 165 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/64 |
identifier_str_mv |
10.26843/v7.n1.2014.64.p144 - 165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/64/53 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 1 (2014): Jan/Abr 2014; 144 - 165 1982-8632 10.26843/ae.v7.n1.2014 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141056430080 |