A construção da carreira docente universitária: formação e profissionalização de educadores do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Regina de Carvalho Teixeira de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: araújo, Regina Magna Bonifácio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/64
Resumo:  ResumoEste artigo é parte de pesquisa que objetivou analisar criticamente a capacitação para a docência universitária e sua relação com o exercício da profissão em instituições públicas no Brasil. Usando de metodologia quantitativa e qualitativa, os dados coletados na pesquisa de campo referem-se aos resultados apresentados na tese de doutoramento de uma das autoras. Os dados coletados de questionários, com perguntas abertas e fechadas, foram aplicados a 86 sujeitos, agrupados em quatro categorias: entrantes (mestrandos e doutorandos); professores com cinco anos de experiência; professores com vinte anos de carreira e professores com trinta anos de atividade docente. As descrições das atividades docentes e dos perfis revelaram variações significativas quanto aos motivos da escolha, às características do desenvolvimento da carreira e às atividades do professor, aos objetivos em relação à docência, aos significados de sucesso e às perspectivas identificatórias pessoais e profissionais nos últimos trinta anos.PALAVRAS-CHAVE: Ensino Superior; Docência Universitária; Profissionalização Docente.The construction of an academic teaching career: formation and professionalization of academic educators Abstract This article is part of a research that aimed to analyze the training for university teaching and its relationship with the profession in public institutions in Brazil. Using the methodology of quantitative and qualitative data collected in field research related to the results presented in the doctoral thesis of one of the authors. Data collected from questionnaires with open and closed questions, applied to 86 subjects, grouped into four categories: incoming (masters and doctoral), teachers with five years of experience, teachers with twenty year career and teachers with thirty years of teaching activity. Descriptions of teaching activities and profiles revealed significant variations regarding the reasons for the choice, the characteristics of the career development and activities of the teacher, the objectives in relation to teaching, the meaning of success and the prospects identificatory personal and professional past thirty years.KEY WORDS: Higher Education; University Teaching; Teacher Professionalization.
id UNICID_21c3543e8aa83c43425b450db9c61f43
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/64
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling A construção da carreira docente universitária: formação e profissionalização de educadores do ensino superiorEnsino SuperiorDocência UniversitáriaProfissionalização Docente ResumoEste artigo é parte de pesquisa que objetivou analisar criticamente a capacitação para a docência universitária e sua relação com o exercício da profissão em instituições públicas no Brasil. Usando de metodologia quantitativa e qualitativa, os dados coletados na pesquisa de campo referem-se aos resultados apresentados na tese de doutoramento de uma das autoras. Os dados coletados de questionários, com perguntas abertas e fechadas, foram aplicados a 86 sujeitos, agrupados em quatro categorias: entrantes (mestrandos e doutorandos); professores com cinco anos de experiência; professores com vinte anos de carreira e professores com trinta anos de atividade docente. As descrições das atividades docentes e dos perfis revelaram variações significativas quanto aos motivos da escolha, às características do desenvolvimento da carreira e às atividades do professor, aos objetivos em relação à docência, aos significados de sucesso e às perspectivas identificatórias pessoais e profissionais nos últimos trinta anos.PALAVRAS-CHAVE: Ensino Superior; Docência Universitária; Profissionalização Docente.The construction of an academic teaching career: formation and professionalization of academic educators Abstract This article is part of a research that aimed to analyze the training for university teaching and its relationship with the profession in public institutions in Brazil. Using the methodology of quantitative and qualitative data collected in field research related to the results presented in the doctoral thesis of one of the authors. Data collected from questionnaires with open and closed questions, applied to 86 subjects, grouped into four categories: incoming (masters and doctoral), teachers with five years of experience, teachers with twenty year career and teachers with thirty years of teaching activity. Descriptions of teaching activities and profiles revealed significant variations regarding the reasons for the choice, the characteristics of the career development and activities of the teacher, the objectives in relation to teaching, the meaning of success and the prospects identificatory personal and professional past thirty years.KEY WORDS: Higher Education; University Teaching; Teacher Professionalization.Universidade Cidade de São Paulo2017-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/6410.26843/v7.n1.2014.64.p144 - 165Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 1 (2014): Jan/Abr 2014; 144 - 1651982-863210.26843/ae.v7.n1.2014reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/64/53Copyright (c) 2017 Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maria Regina de Carvalho Teixeira dearaújo, Regina Magna Bonifácio de2018-06-28T08:03:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/64Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-06-28T08:03:47Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da carreira docente universitária: formação e profissionalização de educadores do ensino superior
title A construção da carreira docente universitária: formação e profissionalização de educadores do ensino superior
spellingShingle A construção da carreira docente universitária: formação e profissionalização de educadores do ensino superior
Oliveira, Maria Regina de Carvalho Teixeira de
Ensino Superior
Docência Universitária
Profissionalização Docente
title_short A construção da carreira docente universitária: formação e profissionalização de educadores do ensino superior
title_full A construção da carreira docente universitária: formação e profissionalização de educadores do ensino superior
title_fullStr A construção da carreira docente universitária: formação e profissionalização de educadores do ensino superior
title_full_unstemmed A construção da carreira docente universitária: formação e profissionalização de educadores do ensino superior
title_sort A construção da carreira docente universitária: formação e profissionalização de educadores do ensino superior
author Oliveira, Maria Regina de Carvalho Teixeira de
author_facet Oliveira, Maria Regina de Carvalho Teixeira de
araújo, Regina Magna Bonifácio de
author_role author
author2 araújo, Regina Magna Bonifácio de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Regina de Carvalho Teixeira de
araújo, Regina Magna Bonifácio de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Docência Universitária
Profissionalização Docente
topic Ensino Superior
Docência Universitária
Profissionalização Docente
description  ResumoEste artigo é parte de pesquisa que objetivou analisar criticamente a capacitação para a docência universitária e sua relação com o exercício da profissão em instituições públicas no Brasil. Usando de metodologia quantitativa e qualitativa, os dados coletados na pesquisa de campo referem-se aos resultados apresentados na tese de doutoramento de uma das autoras. Os dados coletados de questionários, com perguntas abertas e fechadas, foram aplicados a 86 sujeitos, agrupados em quatro categorias: entrantes (mestrandos e doutorandos); professores com cinco anos de experiência; professores com vinte anos de carreira e professores com trinta anos de atividade docente. As descrições das atividades docentes e dos perfis revelaram variações significativas quanto aos motivos da escolha, às características do desenvolvimento da carreira e às atividades do professor, aos objetivos em relação à docência, aos significados de sucesso e às perspectivas identificatórias pessoais e profissionais nos últimos trinta anos.PALAVRAS-CHAVE: Ensino Superior; Docência Universitária; Profissionalização Docente.The construction of an academic teaching career: formation and professionalization of academic educators Abstract This article is part of a research that aimed to analyze the training for university teaching and its relationship with the profession in public institutions in Brazil. Using the methodology of quantitative and qualitative data collected in field research related to the results presented in the doctoral thesis of one of the authors. Data collected from questionnaires with open and closed questions, applied to 86 subjects, grouped into four categories: incoming (masters and doctoral), teachers with five years of experience, teachers with twenty year career and teachers with thirty years of teaching activity. Descriptions of teaching activities and profiles revealed significant variations regarding the reasons for the choice, the characteristics of the career development and activities of the teacher, the objectives in relation to teaching, the meaning of success and the prospects identificatory personal and professional past thirty years.KEY WORDS: Higher Education; University Teaching; Teacher Professionalization.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/64
10.26843/v7.n1.2014.64.p144 - 165
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/64
identifier_str_mv 10.26843/v7.n1.2014.64.p144 - 165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/64/53
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 1 (2014): Jan/Abr 2014; 144 - 165
1982-8632
10.26843/ae.v7.n1.2014
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141056430080