Processos Educativos e Religiosidade no Ensino: A Escola, Religiosidade e o Sagrado como uma tríade na contenção da violência escolar e na propagação da Cultura de paz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eduardo Gusmão de Quadros, Marcelo Máximo Purificação, Elisângela Maura Catarino
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Reflexus (Online)
Texto Completo: https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/506
Resumo: Este texto, que provém da tese, realizada no âmbito do doutorado em Ciências da Religião na PUC-Goiás (2010-2014), pretende analisar a renovação do pensamento estratégico, no combate a violência vivenciada no ambiente escolar. Os “Peace Studies” ou Estudos da Paz abordam e identificam a concepção de violência e de paz na concepção de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Luziânia – Goiás. O foco do estudo recai nos Processos Educativos utilizados a partir da disciplina de Ensino Religiosos que através da tríade Escola, Religiosidade e o Sagrado, tem por finalidade o desenvolvimento de uma cultura promotora da PAZ. Procurou-se, através do método explicativo, complementado por uma extensa análise bibliográfica e documental, encontrar e trabalhar os conceitos de violência; paz e do Sagrado. Como hipótese e guisa de argumentação, buscou-se compreender que a educação e todos os organismos que envolvem a construção desta em função da paz, podem ser a solução mais eficaz para o fim dos conflitos vivenciados nos espaços escolares. E o Sagrado, materializado na subjetividade da voz dos sujeitos e expressos e em desenhos, confirma isso.This text comes from the thesis, carried out under the PhD in Religious Sciences at PUC-Goiás (2010-2014), aims to analyze the renewal of strategic thinking in the fight against violence experienced in the school environment. The Peace Studies or Peace Studies approach and identify the conception of violence and peace in the conception of students of the 9th grade of a state school in Luziânia - Goiás. The focus of the study falls on the Educational Processes used from the Discipline of Religious Education that through the triad School, Religiosity and the Sacred, has the purpose of developing a culture that promotes PEACE. Through the explanatory method, it was complemented by an extensive bibliographical and documentary analysis, to find and to work the concepts of violence; Peace and the Sacred. As a hypothesis and as an argument, it was sought to understand that education and all the organisms that involve the construction of this one in function of peace, can be the most effective solution to the end of the conflicts experienced in the school spaces. And the Sacred, materialized in the subjectivity of the voice of the subjects and expressed and in drawings, confirms it.
id UNIDA-1_90e95a37333a4a813a3e1e0e35aab290
oai_identifier_str oai:revista.fuv.edu.br:article/506
network_acronym_str UNIDA-1
network_name_str Reflexus (Online)
repository_id_str
spelling Processos Educativos e Religiosidade no Ensino: A Escola, Religiosidade e o Sagrado como uma tríade na contenção da violência escolar e na propagação da Cultura de pazEste texto, que provém da tese, realizada no âmbito do doutorado em Ciências da Religião na PUC-Goiás (2010-2014), pretende analisar a renovação do pensamento estratégico, no combate a violência vivenciada no ambiente escolar. Os “Peace Studies” ou Estudos da Paz abordam e identificam a concepção de violência e de paz na concepção de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Luziânia – Goiás. O foco do estudo recai nos Processos Educativos utilizados a partir da disciplina de Ensino Religiosos que através da tríade Escola, Religiosidade e o Sagrado, tem por finalidade o desenvolvimento de uma cultura promotora da PAZ. Procurou-se, através do método explicativo, complementado por uma extensa análise bibliográfica e documental, encontrar e trabalhar os conceitos de violência; paz e do Sagrado. Como hipótese e guisa de argumentação, buscou-se compreender que a educação e todos os organismos que envolvem a construção desta em função da paz, podem ser a solução mais eficaz para o fim dos conflitos vivenciados nos espaços escolares. E o Sagrado, materializado na subjetividade da voz dos sujeitos e expressos e em desenhos, confirma isso.This text comes from the thesis, carried out under the PhD in Religious Sciences at PUC-Goiás (2010-2014), aims to analyze the renewal of strategic thinking in the fight against violence experienced in the school environment. The Peace Studies or Peace Studies approach and identify the conception of violence and peace in the conception of students of the 9th grade of a state school in Luziânia - Goiás. The focus of the study falls on the Educational Processes used from the Discipline of Religious Education that through the triad School, Religiosity and the Sacred, has the purpose of developing a culture that promotes PEACE. Through the explanatory method, it was complemented by an extensive bibliographical and documentary analysis, to find and to work the concepts of violence; Peace and the Sacred. As a hypothesis and as an argument, it was sought to understand that education and all the organisms that involve the construction of this one in function of peace, can be the most effective solution to the end of the conflicts experienced in the school spaces. And the Sacred, materialized in the subjectivity of the voice of the subjects and expressed and in drawings, confirms it.Faculdade Unida de Vitória2017-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/50610.20890/reflexus.v11i18.506REFLEXUS - Biannual Journal of Theology and Religious Studies; Vol. 11 No. 18 (2017); 521-541REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões; v. 11 n. 18 (2017); 521-5412358-487410.20890/reflexus.v11i18reponame:Reflexus (Online)instname:Faculdade Unida (UNIDA)instacron:UNIDAporhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/506/470Copyright (c) 2017 Marcelo Máximo Purificação, Elisângela Maura Catarino, Eduardo Gusmão de Quadrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessEduardo Gusmão de Quadros, Marcelo Máximo Purificação, Elisângela Maura Catarino,2018-03-07T12:25:27Zoai:revista.fuv.edu.br:article/506Revistahttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexusPRIhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/oai||joseadriano@faculdadeunida.com.br|| claudete@faculdadeunida.com.br2358-48741982-0828opendoar:2018-03-07T12:25:27Reflexus (Online) - Faculdade Unida (UNIDA)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos Educativos e Religiosidade no Ensino: A Escola, Religiosidade e o Sagrado como uma tríade na contenção da violência escolar e na propagação da Cultura de paz
title Processos Educativos e Religiosidade no Ensino: A Escola, Religiosidade e o Sagrado como uma tríade na contenção da violência escolar e na propagação da Cultura de paz
spellingShingle Processos Educativos e Religiosidade no Ensino: A Escola, Religiosidade e o Sagrado como uma tríade na contenção da violência escolar e na propagação da Cultura de paz
Eduardo Gusmão de Quadros, Marcelo Máximo Purificação, Elisângela Maura Catarino,
title_short Processos Educativos e Religiosidade no Ensino: A Escola, Religiosidade e o Sagrado como uma tríade na contenção da violência escolar e na propagação da Cultura de paz
title_full Processos Educativos e Religiosidade no Ensino: A Escola, Religiosidade e o Sagrado como uma tríade na contenção da violência escolar e na propagação da Cultura de paz
title_fullStr Processos Educativos e Religiosidade no Ensino: A Escola, Religiosidade e o Sagrado como uma tríade na contenção da violência escolar e na propagação da Cultura de paz
title_full_unstemmed Processos Educativos e Religiosidade no Ensino: A Escola, Religiosidade e o Sagrado como uma tríade na contenção da violência escolar e na propagação da Cultura de paz
title_sort Processos Educativos e Religiosidade no Ensino: A Escola, Religiosidade e o Sagrado como uma tríade na contenção da violência escolar e na propagação da Cultura de paz
author Eduardo Gusmão de Quadros, Marcelo Máximo Purificação, Elisângela Maura Catarino,
author_facet Eduardo Gusmão de Quadros, Marcelo Máximo Purificação, Elisângela Maura Catarino,
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eduardo Gusmão de Quadros, Marcelo Máximo Purificação, Elisângela Maura Catarino,
description Este texto, que provém da tese, realizada no âmbito do doutorado em Ciências da Religião na PUC-Goiás (2010-2014), pretende analisar a renovação do pensamento estratégico, no combate a violência vivenciada no ambiente escolar. Os “Peace Studies” ou Estudos da Paz abordam e identificam a concepção de violência e de paz na concepção de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Luziânia – Goiás. O foco do estudo recai nos Processos Educativos utilizados a partir da disciplina de Ensino Religiosos que através da tríade Escola, Religiosidade e o Sagrado, tem por finalidade o desenvolvimento de uma cultura promotora da PAZ. Procurou-se, através do método explicativo, complementado por uma extensa análise bibliográfica e documental, encontrar e trabalhar os conceitos de violência; paz e do Sagrado. Como hipótese e guisa de argumentação, buscou-se compreender que a educação e todos os organismos que envolvem a construção desta em função da paz, podem ser a solução mais eficaz para o fim dos conflitos vivenciados nos espaços escolares. E o Sagrado, materializado na subjetividade da voz dos sujeitos e expressos e em desenhos, confirma isso.This text comes from the thesis, carried out under the PhD in Religious Sciences at PUC-Goiás (2010-2014), aims to analyze the renewal of strategic thinking in the fight against violence experienced in the school environment. The Peace Studies or Peace Studies approach and identify the conception of violence and peace in the conception of students of the 9th grade of a state school in Luziânia - Goiás. The focus of the study falls on the Educational Processes used from the Discipline of Religious Education that through the triad School, Religiosity and the Sacred, has the purpose of developing a culture that promotes PEACE. Through the explanatory method, it was complemented by an extensive bibliographical and documentary analysis, to find and to work the concepts of violence; Peace and the Sacred. As a hypothesis and as an argument, it was sought to understand that education and all the organisms that involve the construction of this one in function of peace, can be the most effective solution to the end of the conflicts experienced in the school spaces. And the Sacred, materialized in the subjectivity of the voice of the subjects and expressed and in drawings, confirms it.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/506
10.20890/reflexus.v11i18.506
url https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/506
identifier_str_mv 10.20890/reflexus.v11i18.506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/506/470
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Marcelo Máximo Purificação, Elisângela Maura Catarino, Eduardo Gusmão de Quadros
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Marcelo Máximo Purificação, Elisângela Maura Catarino, Eduardo Gusmão de Quadros
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Unida de Vitória
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Unida de Vitória
dc.source.none.fl_str_mv REFLEXUS - Biannual Journal of Theology and Religious Studies; Vol. 11 No. 18 (2017); 521-541
REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões; v. 11 n. 18 (2017); 521-541
2358-4874
10.20890/reflexus.v11i18
reponame:Reflexus (Online)
instname:Faculdade Unida (UNIDA)
instacron:UNIDA
instname_str Faculdade Unida (UNIDA)
instacron_str UNIDA
institution UNIDA
reponame_str Reflexus (Online)
collection Reflexus (Online)
repository.name.fl_str_mv Reflexus (Online) - Faculdade Unida (UNIDA)
repository.mail.fl_str_mv ||joseadriano@faculdadeunida.com.br|| claudete@faculdadeunida.com.br
_version_ 1798325270605725696