ASPECTOS JURÍDICOS DA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL HETERÓLOGA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kurtz, Daiane
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mello, Josana Regina de, Mendes, Marisa Schmitt Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/35
Resumo: O presente artigo tem como objeto a análise da inseminação artificial heteróloga e suas implicações jurídicas. O objetivo consiste em analisar os aspectos jurídicos desta forma de reprodução humana sob a ótica do Código Civil e normas afins, bem como, analisar as formalidades que devem ser observadas nesse processo. Busca-se compreender sua técnica e procedimento, fazendo breve análise científica e trazendo-o para a esfera do mundo jurídico. Para a pesquisa, sob o ponto de vista metodológico, optou-se pelo método dedutivo, fundamentando-se na técnica de pesquisa de fontes bibliográficas, tendo como ponto de partida o Código Civil, e a Constituição Federal de 1988, ante os princípios norteadores, como a igualdade e a dignidade da pessoa humana. A partir deste estudo pôde-se verificar que a reprodução humana sofreu um enorme avanço no que tange a dificuldade encontrada por pessoas de reproduzir-se de forma natural, e que se socorrem da inseminação artificial para a geração do filho tão esperado. Percebe-se que a inseminação artificial heteróloga gera reflexos profundos no Mundo Jurídico, causando situações peculiares e conflituosas, que necessitam de respaldo para a sua resolução. Assim, a lei, posta em prática, fornece proteção legal aos envolvidos, a fim de garantir a segurança no procedimento, bem como dar respaldo aos conflitos dele derivados, que, apesar de tudo, ainda necessitam da atenção do legislador e dos operadores do Direito; afinal, é assunto que trata da criação de um ser, especial para aqueles que o desejam.
id UNIFEBE-1_56600d408f0679622e6f9f46f83a70a4
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/35
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling ASPECTOS JURÍDICOS DA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL HETERÓLOGAReprodução Assistida. Inseminação artificial. Presunção de paternidade. Dignidade da pessoa humana.O presente artigo tem como objeto a análise da inseminação artificial heteróloga e suas implicações jurídicas. O objetivo consiste em analisar os aspectos jurídicos desta forma de reprodução humana sob a ótica do Código Civil e normas afins, bem como, analisar as formalidades que devem ser observadas nesse processo. Busca-se compreender sua técnica e procedimento, fazendo breve análise científica e trazendo-o para a esfera do mundo jurídico. Para a pesquisa, sob o ponto de vista metodológico, optou-se pelo método dedutivo, fundamentando-se na técnica de pesquisa de fontes bibliográficas, tendo como ponto de partida o Código Civil, e a Constituição Federal de 1988, ante os princípios norteadores, como a igualdade e a dignidade da pessoa humana. A partir deste estudo pôde-se verificar que a reprodução humana sofreu um enorme avanço no que tange a dificuldade encontrada por pessoas de reproduzir-se de forma natural, e que se socorrem da inseminação artificial para a geração do filho tão esperado. Percebe-se que a inseminação artificial heteróloga gera reflexos profundos no Mundo Jurídico, causando situações peculiares e conflituosas, que necessitam de respaldo para a sua resolução. Assim, a lei, posta em prática, fornece proteção legal aos envolvidos, a fim de garantir a segurança no procedimento, bem como dar respaldo aos conflitos dele derivados, que, apesar de tudo, ainda necessitam da atenção do legislador e dos operadores do Direito; afinal, é assunto que trata da criação de um ser, especial para aqueles que o desejam.UNIFEBE2012-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/35Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 10 jul/dez (2012)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/35/32Kurtz, DaianeMello, Josana Regina deMendes, Marisa Schmitt Siqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T06:27:05Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/35Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/revistaeletronicadaunifebehttp://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/index/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T06:27:05Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv ASPECTOS JURÍDICOS DA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL HETERÓLOGA
title ASPECTOS JURÍDICOS DA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL HETERÓLOGA
spellingShingle ASPECTOS JURÍDICOS DA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL HETERÓLOGA
Kurtz, Daiane
Reprodução Assistida. Inseminação artificial. Presunção de paternidade. Dignidade da pessoa humana.
title_short ASPECTOS JURÍDICOS DA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL HETERÓLOGA
title_full ASPECTOS JURÍDICOS DA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL HETERÓLOGA
title_fullStr ASPECTOS JURÍDICOS DA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL HETERÓLOGA
title_full_unstemmed ASPECTOS JURÍDICOS DA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL HETERÓLOGA
title_sort ASPECTOS JURÍDICOS DA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL HETERÓLOGA
author Kurtz, Daiane
author_facet Kurtz, Daiane
Mello, Josana Regina de
Mendes, Marisa Schmitt Siqueira
author_role author
author2 Mello, Josana Regina de
Mendes, Marisa Schmitt Siqueira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kurtz, Daiane
Mello, Josana Regina de
Mendes, Marisa Schmitt Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Reprodução Assistida. Inseminação artificial. Presunção de paternidade. Dignidade da pessoa humana.
topic Reprodução Assistida. Inseminação artificial. Presunção de paternidade. Dignidade da pessoa humana.
description O presente artigo tem como objeto a análise da inseminação artificial heteróloga e suas implicações jurídicas. O objetivo consiste em analisar os aspectos jurídicos desta forma de reprodução humana sob a ótica do Código Civil e normas afins, bem como, analisar as formalidades que devem ser observadas nesse processo. Busca-se compreender sua técnica e procedimento, fazendo breve análise científica e trazendo-o para a esfera do mundo jurídico. Para a pesquisa, sob o ponto de vista metodológico, optou-se pelo método dedutivo, fundamentando-se na técnica de pesquisa de fontes bibliográficas, tendo como ponto de partida o Código Civil, e a Constituição Federal de 1988, ante os princípios norteadores, como a igualdade e a dignidade da pessoa humana. A partir deste estudo pôde-se verificar que a reprodução humana sofreu um enorme avanço no que tange a dificuldade encontrada por pessoas de reproduzir-se de forma natural, e que se socorrem da inseminação artificial para a geração do filho tão esperado. Percebe-se que a inseminação artificial heteróloga gera reflexos profundos no Mundo Jurídico, causando situações peculiares e conflituosas, que necessitam de respaldo para a sua resolução. Assim, a lei, posta em prática, fornece proteção legal aos envolvidos, a fim de garantir a segurança no procedimento, bem como dar respaldo aos conflitos dele derivados, que, apesar de tudo, ainda necessitam da atenção do legislador e dos operadores do Direito; afinal, é assunto que trata da criação de um ser, especial para aqueles que o desejam.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/35
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/35
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/35/32
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 10 jul/dez (2012)
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1788166016003473408