Prática pedagógica de professores do ensino fundamental no uso da internet como fonte de informação para pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Simone da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lindner, Edson Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43443
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é identificar a prática pedagógica de professores dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, no uso da internet como fonte de informação para a pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica. O trabalho se caracteriza como descritivo e qualitativo. O instrumento de coleta de dados utilizado é a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi. Após a aplicação da ATD, emergiram quatro categorias: Biblioteca; Fontes de Informação da Internet; Pesquisa Científica; e, Ensino e Aprendizagem. Os resultados demonstram as fontes de informação da internet que os professores utilizam são sites, blogs, vídeos do youtube, links, livros didáticos e jogos didáticos. Conclui-se que o estudo demonstra a fragilidades dos professores quanto à formação dos professores no que se refere à alfabetização científica, à pesquisa, uso das fontes e rigor científico.
id UNIFEI_407309c2f843690297a1a1f2bc132f6e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43443
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Prática pedagógica de professores do ensino fundamental no uso da internet como fonte de informação para pesquisa, na perspectiva da alfabetização científicaPráctica pedagógica de docentes de educación básica en el uso de internet como fuente de información para la investigación, desde la perspectiva de la alfabetización científicaPedagogical practice of elementary school teachers in using the internet as a source of information for research, from the perspective of scientific literacyPráctica pedagógicaFuente de información de internetAlfabetización científicaInvestigación científicaEnseñanza.Pedagogical practiceSource of information from the internetScientific literacyScientific researchTeaching.Prática pedagógicaFonte de informação da internetAlfabetização científicaPesquisa científicaEnsino.O objetivo da presente pesquisa é identificar a prática pedagógica de professores dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, no uso da internet como fonte de informação para a pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica. O trabalho se caracteriza como descritivo e qualitativo. O instrumento de coleta de dados utilizado é a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi. Após a aplicação da ATD, emergiram quatro categorias: Biblioteca; Fontes de Informação da Internet; Pesquisa Científica; e, Ensino e Aprendizagem. Os resultados demonstram as fontes de informação da internet que os professores utilizam são sites, blogs, vídeos do youtube, links, livros didáticos e jogos didáticos. Conclui-se que o estudo demonstra a fragilidades dos professores quanto à formação dos professores no que se refere à alfabetização científica, à pesquisa, uso das fontes e rigor científico.El objetivo de esta investigación es identificar la práctica pedagógica de los docentes de 4to y 5to año de educación básica, utilizando internet como fuente de información para la investigación, desde la perspectiva de la alfabetización científica. El trabajo se caracteriza por ser descriptivo y cualitativo. El instrumento de recolección de datos utilizado es la entrevista semiestructurada. El análisis de los datos se realizó mediante la técnica de Análisis Textual Discursivo (ATD) propuesta por Moraes y Galiazzi. Luego de la aplicación del ATD surgieron cuatro categorías: Biblioteca; Fuentes de información de Internet; Investigación científica; y Enseñanza y Aprendizaje. Los resultados demuestran que las fuentes de información en Internet que utilizan los docentes son sitios web, blogs, videos de YouTube, enlaces, libros de texto y juegos educativos. Se concluye que el estudio demuestra las debilidades de los docentes en cuanto a la formación docente en lo que respecta a la alfabetización científica, la investigación, el uso de fuentes y el rigor científico.The objective of this research is to identify the pedagogical practice of teachers in the 4th and 5th years of elementary school, using the internet as a source of information for research, from the perspective of scientific literacy. The work is characterized as descriptive and qualitative. The data collection instrument used is the semi-structured interview. Data analysis was carried out using the Discursive Textual Analysis (DTA) technique proposed by Moraes and Galiazzi. After applying the ATD, four categories emerged: Library; Internet Information Sources; Scientific research; and, Teaching and Learning. The results demonstrate that the sources of internet information that teachers use are websites, blogs, YouTube videos, links, textbooks and educational games. It is concluded that the study demonstrates the weaknesses of teachers regarding teacher training with regard to scientific literacy, research, use of sources and scientific rigor.Research, Society and Development2023-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4344310.33448/rsd-v12i11.43443Research, Society and Development; Vol. 12 No. 11; e131121143443Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 11; e131121143443Research, Society and Development; v. 12 n. 11; e1311211434432525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43443/35204Copyright (c) 2023 Simone da Silva Conceição; Edson Luiz Lindnerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessConceição, Simone da Silva Lindner, Edson Luiz2023-11-08T11:58:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43443Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-11-08T11:58:58Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática pedagógica de professores do ensino fundamental no uso da internet como fonte de informação para pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica
Práctica pedagógica de docentes de educación básica en el uso de internet como fuente de información para la investigación, desde la perspectiva de la alfabetización científica
Pedagogical practice of elementary school teachers in using the internet as a source of information for research, from the perspective of scientific literacy
title Prática pedagógica de professores do ensino fundamental no uso da internet como fonte de informação para pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica
spellingShingle Prática pedagógica de professores do ensino fundamental no uso da internet como fonte de informação para pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica
Conceição, Simone da Silva
Práctica pedagógica
Fuente de información de internet
Alfabetización científica
Investigación científica
Enseñanza.
Pedagogical practice
Source of information from the internet
Scientific literacy
Scientific research
Teaching.
Prática pedagógica
Fonte de informação da internet
Alfabetização científica
Pesquisa científica
Ensino.
title_short Prática pedagógica de professores do ensino fundamental no uso da internet como fonte de informação para pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica
title_full Prática pedagógica de professores do ensino fundamental no uso da internet como fonte de informação para pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica
title_fullStr Prática pedagógica de professores do ensino fundamental no uso da internet como fonte de informação para pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica
title_full_unstemmed Prática pedagógica de professores do ensino fundamental no uso da internet como fonte de informação para pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica
title_sort Prática pedagógica de professores do ensino fundamental no uso da internet como fonte de informação para pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica
author Conceição, Simone da Silva
author_facet Conceição, Simone da Silva
Lindner, Edson Luiz
author_role author
author2 Lindner, Edson Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Simone da Silva
Lindner, Edson Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Práctica pedagógica
Fuente de información de internet
Alfabetización científica
Investigación científica
Enseñanza.
Pedagogical practice
Source of information from the internet
Scientific literacy
Scientific research
Teaching.
Prática pedagógica
Fonte de informação da internet
Alfabetização científica
Pesquisa científica
Ensino.
topic Práctica pedagógica
Fuente de información de internet
Alfabetización científica
Investigación científica
Enseñanza.
Pedagogical practice
Source of information from the internet
Scientific literacy
Scientific research
Teaching.
Prática pedagógica
Fonte de informação da internet
Alfabetização científica
Pesquisa científica
Ensino.
description O objetivo da presente pesquisa é identificar a prática pedagógica de professores dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, no uso da internet como fonte de informação para a pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica. O trabalho se caracteriza como descritivo e qualitativo. O instrumento de coleta de dados utilizado é a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi. Após a aplicação da ATD, emergiram quatro categorias: Biblioteca; Fontes de Informação da Internet; Pesquisa Científica; e, Ensino e Aprendizagem. Os resultados demonstram as fontes de informação da internet que os professores utilizam são sites, blogs, vídeos do youtube, links, livros didáticos e jogos didáticos. Conclui-se que o estudo demonstra a fragilidades dos professores quanto à formação dos professores no que se refere à alfabetização científica, à pesquisa, uso das fontes e rigor científico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43443
10.33448/rsd-v12i11.43443
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43443
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i11.43443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43443/35204
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Simone da Silva Conceição; Edson Luiz Lindner
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Simone da Silva Conceição; Edson Luiz Lindner
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 11; e131121143443
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 11; e131121143443
Research, Society and Development; v. 12 n. 11; e131121143443
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052631671111680