Prática pedagógica de professores do ensino fundamental no uso da internet como fonte de informação para pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43443 |
Resumo: | O objetivo da presente pesquisa é identificar a prática pedagógica de professores dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, no uso da internet como fonte de informação para a pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica. O trabalho se caracteriza como descritivo e qualitativo. O instrumento de coleta de dados utilizado é a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi. Após a aplicação da ATD, emergiram quatro categorias: Biblioteca; Fontes de Informação da Internet; Pesquisa Científica; e, Ensino e Aprendizagem. Os resultados demonstram as fontes de informação da internet que os professores utilizam são sites, blogs, vídeos do youtube, links, livros didáticos e jogos didáticos. Conclui-se que o estudo demonstra a fragilidades dos professores quanto à formação dos professores no que se refere à alfabetização científica, à pesquisa, uso das fontes e rigor científico. |
id |
UNIFEI_407309c2f843690297a1a1f2bc132f6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43443 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática pedagógica de professores do ensino fundamental no uso da internet como fonte de informação para pesquisa, na perspectiva da alfabetização científicaPráctica pedagógica de docentes de educación básica en el uso de internet como fuente de información para la investigación, desde la perspectiva de la alfabetización científicaPedagogical practice of elementary school teachers in using the internet as a source of information for research, from the perspective of scientific literacyPráctica pedagógicaFuente de información de internetAlfabetización científicaInvestigación científicaEnseñanza.Pedagogical practiceSource of information from the internetScientific literacyScientific researchTeaching.Prática pedagógicaFonte de informação da internetAlfabetização científicaPesquisa científicaEnsino.O objetivo da presente pesquisa é identificar a prática pedagógica de professores dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, no uso da internet como fonte de informação para a pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica. O trabalho se caracteriza como descritivo e qualitativo. O instrumento de coleta de dados utilizado é a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi. Após a aplicação da ATD, emergiram quatro categorias: Biblioteca; Fontes de Informação da Internet; Pesquisa Científica; e, Ensino e Aprendizagem. Os resultados demonstram as fontes de informação da internet que os professores utilizam são sites, blogs, vídeos do youtube, links, livros didáticos e jogos didáticos. Conclui-se que o estudo demonstra a fragilidades dos professores quanto à formação dos professores no que se refere à alfabetização científica, à pesquisa, uso das fontes e rigor científico.El objetivo de esta investigación es identificar la práctica pedagógica de los docentes de 4to y 5to año de educación básica, utilizando internet como fuente de información para la investigación, desde la perspectiva de la alfabetización científica. El trabajo se caracteriza por ser descriptivo y cualitativo. El instrumento de recolección de datos utilizado es la entrevista semiestructurada. El análisis de los datos se realizó mediante la técnica de Análisis Textual Discursivo (ATD) propuesta por Moraes y Galiazzi. Luego de la aplicación del ATD surgieron cuatro categorías: Biblioteca; Fuentes de información de Internet; Investigación científica; y Enseñanza y Aprendizaje. Los resultados demuestran que las fuentes de información en Internet que utilizan los docentes son sitios web, blogs, videos de YouTube, enlaces, libros de texto y juegos educativos. Se concluye que el estudio demuestra las debilidades de los docentes en cuanto a la formación docente en lo que respecta a la alfabetización científica, la investigación, el uso de fuentes y el rigor científico.The objective of this research is to identify the pedagogical practice of teachers in the 4th and 5th years of elementary school, using the internet as a source of information for research, from the perspective of scientific literacy. The work is characterized as descriptive and qualitative. The data collection instrument used is the semi-structured interview. Data analysis was carried out using the Discursive Textual Analysis (DTA) technique proposed by Moraes and Galiazzi. After applying the ATD, four categories emerged: Library; Internet Information Sources; Scientific research; and, Teaching and Learning. The results demonstrate that the sources of internet information that teachers use are websites, blogs, YouTube videos, links, textbooks and educational games. It is concluded that the study demonstrates the weaknesses of teachers regarding teacher training with regard to scientific literacy, research, use of sources and scientific rigor.Research, Society and Development2023-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4344310.33448/rsd-v12i11.43443Research, Society and Development; Vol. 12 No. 11; e131121143443Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 11; e131121143443Research, Society and Development; v. 12 n. 11; e1311211434432525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43443/35204Copyright (c) 2023 Simone da Silva Conceição; Edson Luiz Lindnerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessConceição, Simone da Silva Lindner, Edson Luiz2023-11-08T11:58:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43443Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-11-08T11:58:58Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática pedagógica de professores do ensino fundamental no uso da internet como fonte de informação para pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica Práctica pedagógica de docentes de educación básica en el uso de internet como fuente de información para la investigación, desde la perspectiva de la alfabetización científica Pedagogical practice of elementary school teachers in using the internet as a source of information for research, from the perspective of scientific literacy |
title |
Prática pedagógica de professores do ensino fundamental no uso da internet como fonte de informação para pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica |
spellingShingle |
Prática pedagógica de professores do ensino fundamental no uso da internet como fonte de informação para pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica Conceição, Simone da Silva Práctica pedagógica Fuente de información de internet Alfabetización científica Investigación científica Enseñanza. Pedagogical practice Source of information from the internet Scientific literacy Scientific research Teaching. Prática pedagógica Fonte de informação da internet Alfabetização científica Pesquisa científica Ensino. |
title_short |
Prática pedagógica de professores do ensino fundamental no uso da internet como fonte de informação para pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica |
title_full |
Prática pedagógica de professores do ensino fundamental no uso da internet como fonte de informação para pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica |
title_fullStr |
Prática pedagógica de professores do ensino fundamental no uso da internet como fonte de informação para pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica |
title_full_unstemmed |
Prática pedagógica de professores do ensino fundamental no uso da internet como fonte de informação para pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica |
title_sort |
Prática pedagógica de professores do ensino fundamental no uso da internet como fonte de informação para pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica |
author |
Conceição, Simone da Silva |
author_facet |
Conceição, Simone da Silva Lindner, Edson Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Lindner, Edson Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Simone da Silva Lindner, Edson Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práctica pedagógica Fuente de información de internet Alfabetización científica Investigación científica Enseñanza. Pedagogical practice Source of information from the internet Scientific literacy Scientific research Teaching. Prática pedagógica Fonte de informação da internet Alfabetização científica Pesquisa científica Ensino. |
topic |
Práctica pedagógica Fuente de información de internet Alfabetización científica Investigación científica Enseñanza. Pedagogical practice Source of information from the internet Scientific literacy Scientific research Teaching. Prática pedagógica Fonte de informação da internet Alfabetização científica Pesquisa científica Ensino. |
description |
O objetivo da presente pesquisa é identificar a prática pedagógica de professores dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, no uso da internet como fonte de informação para a pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica. O trabalho se caracteriza como descritivo e qualitativo. O instrumento de coleta de dados utilizado é a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi. Após a aplicação da ATD, emergiram quatro categorias: Biblioteca; Fontes de Informação da Internet; Pesquisa Científica; e, Ensino e Aprendizagem. Os resultados demonstram as fontes de informação da internet que os professores utilizam são sites, blogs, vídeos do youtube, links, livros didáticos e jogos didáticos. Conclui-se que o estudo demonstra a fragilidades dos professores quanto à formação dos professores no que se refere à alfabetização científica, à pesquisa, uso das fontes e rigor científico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43443 10.33448/rsd-v12i11.43443 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43443 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i11.43443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43443/35204 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Simone da Silva Conceição; Edson Luiz Lindner https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Simone da Silva Conceição; Edson Luiz Lindner https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 11; e131121143443 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 11; e131121143443 Research, Society and Development; v. 12 n. 11; e131121143443 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052631671111680 |