Use of technologies in the interprofessional training of Medical students during the COVID-19 pandemic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9594 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo descrever as experiências de estudantes de medicina durante a pandemia COVID-19. É um relato de experiência, baseado nas vivências de três estudantes de medicina durante atividades vinculadas à Educação pelo Trabalho para a Saúde no Brasil. Programa (PET-Saúde / Interprofissionalidade) no período de isolamento social. Constatamos a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para o desenvolvimento de ações voltadas à Educação Interprofissional e às Práticas Interprofissionais Colaborativas. Desenvolvemos debates online por meio de tecnologias e produzimos materiais educacionais e informativos para divulgação nas redes sociais. Os debates e simulações de assistência à saúde por meio de tecnologias possibilitaram aos participantes do PET conhecer os temas abordados e facilitaram a interação entre os alunos, preceptores e tutores. O uso das TICs promoveu a participação de um maior número de pessoas nos debates. Além disso, a produção de materiais educacionais digitais confirmou a importância da tecnologia para a divulgação de informações verídicas por meio das redes sociais. A experiência adquirida com o uso de ferramentas digitais para o processo de ensino-aprendizagem provavelmente será reproduzida após a pandemia. Além disso, o período exigiu o desenvolvimento de novas competências para a produção de materiais digitais, visando o contato com a comunidade. O uso de tecnologias, ao mesmo tempo que facilita o acesso e a distribuição da informação, também propicia reflexão sobre o distanciamento social e seu impacto nas relações. a produção de materiais educacionais digitais confirmou a importância da tecnologia para a divulgação de informações verídicas por meio das redes sociais. A experiência adquirida com o uso de ferramentas digitais para o processo de ensino-aprendizagem provavelmente será reproduzida após a pandemia. Além disso, o período exigiu o desenvolvimento de novas competências para a produção de materiais digitais, visando o contato com a comunidade. O uso de tecnologias, ao mesmo tempo que facilita o acesso e a distribuição da informação, também propicia reflexão sobre o distanciamento social e seu impacto nas relações. a produção de materiais educacionais digitais confirmou a importância da tecnologia para a divulgação de informações verídicas por meio das redes sociais. A experiência adquirida com o uso de ferramentas digitais para o processo de ensino-aprendizagem provavelmente será reproduzida após a pandemia. Além disso, o período exigiu o desenvolvimento de novas competências para a produção de materiais digitais, visando o contato com a comunidade. O uso de tecnologias, ao mesmo tempo que facilita o acesso e a distribuição da informação, também propicia reflexão sobre o distanciamento social e seu impacto nas relações. Além disso, o período exigiu o desenvolvimento de novas competências para a produção de materiais digitais, visando o contato com a comunidade. O uso de tecnologias, ao mesmo tempo que facilita o acesso e a distribuição da informação, também propicia reflexão sobre o distanciamento social e seu impacto nas relações. Além disso, o período exigiu o desenvolvimento de novas competências para a produção de materiais digitais, visando o contato com a comunidade. O uso de tecnologias, ao mesmo tempo que facilita o acesso e a distribuição da informação, também propicia reflexão sobre o distanciamento social e seu impacto nas relações. |
id |
UNIFEI_7eaf57d2f4520589bc7dff9dccc37a20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9594 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Use of technologies in the interprofessional training of Medical students during the COVID-19 pandemicUso de tecnologías en la formación interprofesional de académicos de Medicina durante la pandemia COVID-19Uso de tecnologias na formação interprofissional de acadêmicos de Medicina durante a pandemia de COVID-19Educación interprofesionalTecnología de la informaciónPrácticas interdisciplinariasEducación de Posgrado en MedicinaEducação InterprofissionalTecnologia da InformaçãoEducação médicaEnsinoCOVID-19Interprofessional EducationInformation TechnologyMedical EducationTeachingCOVID-19Este estudo teve como objetivo descrever as experiências de estudantes de medicina durante a pandemia COVID-19. É um relato de experiência, baseado nas vivências de três estudantes de medicina durante atividades vinculadas à Educação pelo Trabalho para a Saúde no Brasil. Programa (PET-Saúde / Interprofissionalidade) no período de isolamento social. Constatamos a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para o desenvolvimento de ações voltadas à Educação Interprofissional e às Práticas Interprofissionais Colaborativas. Desenvolvemos debates online por meio de tecnologias e produzimos materiais educacionais e informativos para divulgação nas redes sociais. Os debates e simulações de assistência à saúde por meio de tecnologias possibilitaram aos participantes do PET conhecer os temas abordados e facilitaram a interação entre os alunos, preceptores e tutores. O uso das TICs promoveu a participação de um maior número de pessoas nos debates. Além disso, a produção de materiais educacionais digitais confirmou a importância da tecnologia para a divulgação de informações verídicas por meio das redes sociais. A experiência adquirida com o uso de ferramentas digitais para o processo de ensino-aprendizagem provavelmente será reproduzida após a pandemia. Além disso, o período exigiu o desenvolvimento de novas competências para a produção de materiais digitais, visando o contato com a comunidade. O uso de tecnologias, ao mesmo tempo que facilita o acesso e a distribuição da informação, também propicia reflexão sobre o distanciamento social e seu impacto nas relações. a produção de materiais educacionais digitais confirmou a importância da tecnologia para a divulgação de informações verídicas por meio das redes sociais. A experiência adquirida com o uso de ferramentas digitais para o processo de ensino-aprendizagem provavelmente será reproduzida após a pandemia. Além disso, o período exigiu o desenvolvimento de novas competências para a produção de materiais digitais, visando o contato com a comunidade. O uso de tecnologias, ao mesmo tempo que facilita o acesso e a distribuição da informação, também propicia reflexão sobre o distanciamento social e seu impacto nas relações. a produção de materiais educacionais digitais confirmou a importância da tecnologia para a divulgação de informações verídicas por meio das redes sociais. A experiência adquirida com o uso de ferramentas digitais para o processo de ensino-aprendizagem provavelmente será reproduzida após a pandemia. Além disso, o período exigiu o desenvolvimento de novas competências para a produção de materiais digitais, visando o contato com a comunidade. O uso de tecnologias, ao mesmo tempo que facilita o acesso e a distribuição da informação, também propicia reflexão sobre o distanciamento social e seu impacto nas relações. Além disso, o período exigiu o desenvolvimento de novas competências para a produção de materiais digitais, visando o contato com a comunidade. O uso de tecnologias, ao mesmo tempo que facilita o acesso e a distribuição da informação, também propicia reflexão sobre o distanciamento social e seu impacto nas relações. Além disso, o período exigiu o desenvolvimento de novas competências para a produção de materiais digitais, visando o contato com a comunidade. O uso de tecnologias, ao mesmo tempo que facilita o acesso e a distribuição da informação, também propicia reflexão sobre o distanciamento social e seu impacto nas relações.Este estúdio tuvo tem como objetivo descrever as experiências de los estudiantes de medicina durante a pandemia de COVID-19. Este é um informe de experiência, baseado nas experiências de três estudiantes de medicina durante actividades vinculadas ao Programa de Educação a través do Trabalho para a Saúde (PET-Salud / Interprofesionalidad) no aislamiento social. Se ha manifestado a importancia de las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) para o desarrollo de acciones dirigidas a la educación interprofesional y las prácticas colaborativas. Los debates en línea se desarrollaron a través de tecnologías y la producción de materiales educativos para su difusión en las redes sociales. Los debates y simulaciones de asistencia utilizando tecnologías hicieron posible que los participantes de PET aprendieran sobre los temas cubiertos y facilitaçãoon la interacción entre estudiantes, preceptores y tutores. El uso de las TIC permite a participação de um maior número de personas en los debates. Aún así, a produção de material educativo digital confirma a importação da tecnologia para a dispersão de informação verídica através de las redes sociais. La experiencia obtenida del uso de herramientas digitales for the proceso de enseñanza-aprendizaje provavelmente se reproducirá após a pandemia. Además, o período requer o desenvolvimento de novas habilidades para a produção de materiais digitais, um fim de manter o contato com a comunidade. El uso de tecnologías,Esse trabalho teve como objetivo definir como experiências vivenciadas por acadêmicos de medicina durante uma pandemia de COVID-19. Trata-se de um relato de experiência, a partir das vivências de três acadêmicos de medicina durante as atividades vinculadas ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde / Interprofissionalidade) no período de isolamento social. Evidenciou-se, a partir das vivências, a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para o desenvolvimento de ações voltadas para a Educação Interprofissional e as Práticas Interprofissionais Colaborativas. Foram desenvolvidos debates onlineatravés de tecnologias e a produção de materiais educativos e informacionais para a divulgação nas redes sociais. Os debates e simulações de atendimento por meio de tecnologias possibilitaram o conhecimento dos participantes do PET sobre as temáticas e facilitaram uma interação entre os alunos, preceptores e tutores. A utilização das TICs propiciou a participação de um maior número de pessoas nos debates. Ainda, a produção de materiais educativos digitais confirma a importância da tecnologia para a dispersão de informações verídicas através de redes sociais. A experiência adquirida a partir do uso de ferramentas digitais para o processo de ensino-aprendizagem provavelmente será reproduzida após uma pandemia. Ademais, o período requereu o desenvolvimento de novas habilidades para a produção de materiais digitais, Manutenção do contato com a comunidade. O uso de tecnologias, ao mesmo tempo em que facilita o acesso e a distribuição de informações, também oferece uma reflexão sobre o distanciamento social e seu impacto nas relações.Research, Society and Development2020-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/959410.33448/rsd-v9i11.9594Research, Society and Development; Vol. 9 No. 11; e2179119594Research, Society and Development; Vol. 9 Núm. 11; e2179119594Research, Society and Development; v. 9 n. 11; e21791195942525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9594/8709Copyright (c) 2020 Lindemberg Barbosa Júnior; Isadora Cecília Salgado Gama; Bruno Fernando de Oliveira; Juliana Dias Reis Pessalacia; Tatiana Carvalho Reis Martins; Edirlei Machado dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa Júnior, LindembergGama, Isadora Cecília Salgado Oliveira, Bruno Fernando dePessalacia, Juliana Dias ReisMartins, Tatiana Carvalho ReisSantos, Edirlei Machado dos2020-12-10T23:37:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9594Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:31:49.985224Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Use of technologies in the interprofessional training of Medical students during the COVID-19 pandemic Uso de tecnologías en la formación interprofesional de académicos de Medicina durante la pandemia COVID-19 Uso de tecnologias na formação interprofissional de acadêmicos de Medicina durante a pandemia de COVID-19 |
title |
Use of technologies in the interprofessional training of Medical students during the COVID-19 pandemic |
spellingShingle |
Use of technologies in the interprofessional training of Medical students during the COVID-19 pandemic Barbosa Júnior, Lindemberg Educación interprofesional Tecnología de la información Prácticas interdisciplinarias Educación de Posgrado en Medicina Educação Interprofissional Tecnologia da Informação Educação médica Ensino COVID-19 Interprofessional Education Information Technology Medical Education Teaching COVID-19 |
title_short |
Use of technologies in the interprofessional training of Medical students during the COVID-19 pandemic |
title_full |
Use of technologies in the interprofessional training of Medical students during the COVID-19 pandemic |
title_fullStr |
Use of technologies in the interprofessional training of Medical students during the COVID-19 pandemic |
title_full_unstemmed |
Use of technologies in the interprofessional training of Medical students during the COVID-19 pandemic |
title_sort |
Use of technologies in the interprofessional training of Medical students during the COVID-19 pandemic |
author |
Barbosa Júnior, Lindemberg |
author_facet |
Barbosa Júnior, Lindemberg Gama, Isadora Cecília Salgado Oliveira, Bruno Fernando de Pessalacia, Juliana Dias Reis Martins, Tatiana Carvalho Reis Santos, Edirlei Machado dos |
author_role |
author |
author2 |
Gama, Isadora Cecília Salgado Oliveira, Bruno Fernando de Pessalacia, Juliana Dias Reis Martins, Tatiana Carvalho Reis Santos, Edirlei Machado dos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa Júnior, Lindemberg Gama, Isadora Cecília Salgado Oliveira, Bruno Fernando de Pessalacia, Juliana Dias Reis Martins, Tatiana Carvalho Reis Santos, Edirlei Machado dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación interprofesional Tecnología de la información Prácticas interdisciplinarias Educación de Posgrado en Medicina Educação Interprofissional Tecnologia da Informação Educação médica Ensino COVID-19 Interprofessional Education Information Technology Medical Education Teaching COVID-19 |
topic |
Educación interprofesional Tecnología de la información Prácticas interdisciplinarias Educación de Posgrado en Medicina Educação Interprofissional Tecnologia da Informação Educação médica Ensino COVID-19 Interprofessional Education Information Technology Medical Education Teaching COVID-19 |
description |
Este estudo teve como objetivo descrever as experiências de estudantes de medicina durante a pandemia COVID-19. É um relato de experiência, baseado nas vivências de três estudantes de medicina durante atividades vinculadas à Educação pelo Trabalho para a Saúde no Brasil. Programa (PET-Saúde / Interprofissionalidade) no período de isolamento social. Constatamos a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para o desenvolvimento de ações voltadas à Educação Interprofissional e às Práticas Interprofissionais Colaborativas. Desenvolvemos debates online por meio de tecnologias e produzimos materiais educacionais e informativos para divulgação nas redes sociais. Os debates e simulações de assistência à saúde por meio de tecnologias possibilitaram aos participantes do PET conhecer os temas abordados e facilitaram a interação entre os alunos, preceptores e tutores. O uso das TICs promoveu a participação de um maior número de pessoas nos debates. Além disso, a produção de materiais educacionais digitais confirmou a importância da tecnologia para a divulgação de informações verídicas por meio das redes sociais. A experiência adquirida com o uso de ferramentas digitais para o processo de ensino-aprendizagem provavelmente será reproduzida após a pandemia. Além disso, o período exigiu o desenvolvimento de novas competências para a produção de materiais digitais, visando o contato com a comunidade. O uso de tecnologias, ao mesmo tempo que facilita o acesso e a distribuição da informação, também propicia reflexão sobre o distanciamento social e seu impacto nas relações. a produção de materiais educacionais digitais confirmou a importância da tecnologia para a divulgação de informações verídicas por meio das redes sociais. A experiência adquirida com o uso de ferramentas digitais para o processo de ensino-aprendizagem provavelmente será reproduzida após a pandemia. Além disso, o período exigiu o desenvolvimento de novas competências para a produção de materiais digitais, visando o contato com a comunidade. O uso de tecnologias, ao mesmo tempo que facilita o acesso e a distribuição da informação, também propicia reflexão sobre o distanciamento social e seu impacto nas relações. a produção de materiais educacionais digitais confirmou a importância da tecnologia para a divulgação de informações verídicas por meio das redes sociais. A experiência adquirida com o uso de ferramentas digitais para o processo de ensino-aprendizagem provavelmente será reproduzida após a pandemia. Além disso, o período exigiu o desenvolvimento de novas competências para a produção de materiais digitais, visando o contato com a comunidade. O uso de tecnologias, ao mesmo tempo que facilita o acesso e a distribuição da informação, também propicia reflexão sobre o distanciamento social e seu impacto nas relações. Além disso, o período exigiu o desenvolvimento de novas competências para a produção de materiais digitais, visando o contato com a comunidade. O uso de tecnologias, ao mesmo tempo que facilita o acesso e a distribuição da informação, também propicia reflexão sobre o distanciamento social e seu impacto nas relações. Além disso, o período exigiu o desenvolvimento de novas competências para a produção de materiais digitais, visando o contato com a comunidade. O uso de tecnologias, ao mesmo tempo que facilita o acesso e a distribuição da informação, também propicia reflexão sobre o distanciamento social e seu impacto nas relações. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9594 10.33448/rsd-v9i11.9594 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9594 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v9i11.9594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9594/8709 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 9 No. 11; e2179119594 Research, Society and Development; Vol. 9 Núm. 11; e2179119594 Research, Society and Development; v. 9 n. 11; e2179119594 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052742080921600 |