Buscando a identificação de causas sobre a qualidade discutível da educação brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Antonio Batista
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pereira, Betina Kappel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39704
Resumo: A partir das críticas feitas a qualidade da educação brasileira foi elaborado este trabalho, o qual tem como objetivo principal buscar possíveis causas que estão contribuindo com a baixa qualidade da educação brasileira. A investigação foi baseada em três perguntas: a. Como a aprendizagem e o ensino são tratados no ambiente escolar por professores e alunos? b. Como a aprendizagem e o ensino são tratados pelos pesquisadores? c. Como a aprendizagem e o ensino são tratados pelos gestores da educação? Para responder a primeira foram consultados duzentos e quarenta e dois alunos e trinta e seis professores, sobre qual palavra foi mais ouvida “ensino” ou “aprendizagem”, as respostas indicaram ensino em duzentos e setenta e seis e aprendizagem apenas duas. Para responder a segunda foram utilizadas palavras chaves com ensino e aprendizagem e com estas buscou-se no Google trabalhos publicados. Foram identificados cento e oitenta e cinco dos quais, 80 % pesquisaram ensino, 12,5 % pesquisando ensino e aprendizagem e apenas 7,7 % da amostra trata de aprendizagem. Nas leis que regem a educação brasileira, na LDB a palavra ensino aparece cento e noventa vezes e a palavra aprendizagem sete vezes ensino e aprendizagem apenas uma. Na BNCC a palavra ensino aparece quinhentas e quarenta e duas vezes, a palavra aprendizagem cento e trinta e quatro e a palavras ensino-aprendizagem apenas onze vezes. Isto demonstra que além da legislação estar focada principalmente no ensino o problema é agravado pelo fato de ensino e aprendizagem estarem aparentemente desvinculados.
id UNIFEI_c4b34c33d17638985b8e3679698d7479
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39704
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Buscando a identificação de causas sobre a qualidade discutível da educação brasileiraSeeking to identify causes on the debatable quality of Brazilian educationBuscando identificar causas sobre la discutible calidad de la educación brasileñaLearningTeachingTeachers and studentsEducation managers.AprendizajeEnseñandoProfesores y estudiantesGerentes de educación.AprendizagemEnsinoProfessores e alunosGestores da educação.A partir das críticas feitas a qualidade da educação brasileira foi elaborado este trabalho, o qual tem como objetivo principal buscar possíveis causas que estão contribuindo com a baixa qualidade da educação brasileira. A investigação foi baseada em três perguntas: a. Como a aprendizagem e o ensino são tratados no ambiente escolar por professores e alunos? b. Como a aprendizagem e o ensino são tratados pelos pesquisadores? c. Como a aprendizagem e o ensino são tratados pelos gestores da educação? Para responder a primeira foram consultados duzentos e quarenta e dois alunos e trinta e seis professores, sobre qual palavra foi mais ouvida “ensino” ou “aprendizagem”, as respostas indicaram ensino em duzentos e setenta e seis e aprendizagem apenas duas. Para responder a segunda foram utilizadas palavras chaves com ensino e aprendizagem e com estas buscou-se no Google trabalhos publicados. Foram identificados cento e oitenta e cinco dos quais, 80 % pesquisaram ensino, 12,5 % pesquisando ensino e aprendizagem e apenas 7,7 % da amostra trata de aprendizagem. Nas leis que regem a educação brasileira, na LDB a palavra ensino aparece cento e noventa vezes e a palavra aprendizagem sete vezes ensino e aprendizagem apenas uma. Na BNCC a palavra ensino aparece quinhentas e quarenta e duas vezes, a palavra aprendizagem cento e trinta e quatro e a palavras ensino-aprendizagem apenas onze vezes. Isto demonstra que além da legislação estar focada principalmente no ensino o problema é agravado pelo fato de ensino e aprendizagem estarem aparentemente desvinculados.From the criticisms made to the quality of Brazilian education, this work was elaborated, which has as main objective to seek possible causes that are contributing to the low quality of Brazilian education. Therefore, there should also be no teaching without learning. The investigation was based on three questions: a. How are learning and teaching handled in the school environment by teachers and students? B. How are learning and teaching treated by researchers? ç. How are learning and teaching treated by education managers? To answer the first, two hundred and forty-two students and thirty-six teachers were consulted, about which word was most heard “teaching” or “learning”, the answers indicated teaching in two hundred and seventy-six and learning only two. To answer the second, keywords with teaching and learning were used and with these, published works were searched on Google. One hundred and eighty-five were identified, of which 80% researched teaching, 12.5% researched teaching and learning and only 7.7% of the sample deals with learning. In the laws that govern Brazilian education, in the LDB the word teaching appears one hundred and ninety times and the word learning seven times teaching and learning only once. In the BNCC, the word teaching appears five hundred and forty-two times, the word learning one hundred and thirty-four and the word teaching-learning only eleven times. This demonstrates that in addition to the legislation being mainly focused on teaching, the problem is aggravated by the fact that teaching and learning are apparently unlinked.A partir de las críticas hechas a la calidad de la educación brasileña, se elaboró este trabajo, que tiene como principal objetivo buscar las posibles causas que están contribuyendo a la baja calidad de la educación brasileña. La investigación se basó en tres preguntas: a. ¿Cómo se manejan el aprendizaje y la enseñanza en el entorno escolar por parte de docentes y alumnos? B. ¿Cómo tratan el aprendizaje y la enseñanza los investigadores? C. ¿Cómo tratan el aprendizaje y la enseñanza los gestores educativos? Para responder a la primera se consultó a doscientos cuarenta y dos estudiantes y treinta y seis docentes, sobre qué palabra se escuchó más “enseñar” o “aprender”, las respuestas indicaron enseñar en doscientos setenta y seis y aprender solo dos. Para responder a la segunda se utilizaron palabras claves con enseñanza y aprendizaje y con estas se buscaron trabajos publicados en Google. Se identificaron ciento ochenta y cinco, de los cuales el 80% investigó docencia, el 12,5% investigó enseñanza y aprendizaje y solo el 7,7% de la muestra se ocupa del aprendizaje. En las leyes que rigen la educación brasileña, en la LDB la palabra enseñar aparece ciento noventa veces y la palabra aprender siete veces enseñar y aprender una sola vez. En la BNCC, la palabra enseñanza aparece quinientas cuarenta y dos veces, aprendizaje ciento treinta y cuatro y enseñanza-aprendizaje sólo once veces. Esto demuestra que además de que la legislación está enfocada a la enseñanza y la enseñanza y el aprendizaje están desvinculados.Research, Society and Development2023-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3970410.33448/rsd-v12i1.39704Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e28812139704Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e28812139704Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e288121397042525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39704/32693Copyright (c) 2023 Antonio Batista Pereira; Betina Kappel Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Antonio BatistaPereira, Betina Kappel 2023-01-13T10:30:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39704Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-01-13T10:30:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Buscando a identificação de causas sobre a qualidade discutível da educação brasileira
Seeking to identify causes on the debatable quality of Brazilian education
Buscando identificar causas sobre la discutible calidad de la educación brasileña
title Buscando a identificação de causas sobre a qualidade discutível da educação brasileira
spellingShingle Buscando a identificação de causas sobre a qualidade discutível da educação brasileira
Pereira, Antonio Batista
Learning
Teaching
Teachers and students
Education managers.
Aprendizaje
Enseñando
Profesores y estudiantes
Gerentes de educación.
Aprendizagem
Ensino
Professores e alunos
Gestores da educação.
title_short Buscando a identificação de causas sobre a qualidade discutível da educação brasileira
title_full Buscando a identificação de causas sobre a qualidade discutível da educação brasileira
title_fullStr Buscando a identificação de causas sobre a qualidade discutível da educação brasileira
title_full_unstemmed Buscando a identificação de causas sobre a qualidade discutível da educação brasileira
title_sort Buscando a identificação de causas sobre a qualidade discutível da educação brasileira
author Pereira, Antonio Batista
author_facet Pereira, Antonio Batista
Pereira, Betina Kappel
author_role author
author2 Pereira, Betina Kappel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Antonio Batista
Pereira, Betina Kappel
dc.subject.por.fl_str_mv Learning
Teaching
Teachers and students
Education managers.
Aprendizaje
Enseñando
Profesores y estudiantes
Gerentes de educación.
Aprendizagem
Ensino
Professores e alunos
Gestores da educação.
topic Learning
Teaching
Teachers and students
Education managers.
Aprendizaje
Enseñando
Profesores y estudiantes
Gerentes de educación.
Aprendizagem
Ensino
Professores e alunos
Gestores da educação.
description A partir das críticas feitas a qualidade da educação brasileira foi elaborado este trabalho, o qual tem como objetivo principal buscar possíveis causas que estão contribuindo com a baixa qualidade da educação brasileira. A investigação foi baseada em três perguntas: a. Como a aprendizagem e o ensino são tratados no ambiente escolar por professores e alunos? b. Como a aprendizagem e o ensino são tratados pelos pesquisadores? c. Como a aprendizagem e o ensino são tratados pelos gestores da educação? Para responder a primeira foram consultados duzentos e quarenta e dois alunos e trinta e seis professores, sobre qual palavra foi mais ouvida “ensino” ou “aprendizagem”, as respostas indicaram ensino em duzentos e setenta e seis e aprendizagem apenas duas. Para responder a segunda foram utilizadas palavras chaves com ensino e aprendizagem e com estas buscou-se no Google trabalhos publicados. Foram identificados cento e oitenta e cinco dos quais, 80 % pesquisaram ensino, 12,5 % pesquisando ensino e aprendizagem e apenas 7,7 % da amostra trata de aprendizagem. Nas leis que regem a educação brasileira, na LDB a palavra ensino aparece cento e noventa vezes e a palavra aprendizagem sete vezes ensino e aprendizagem apenas uma. Na BNCC a palavra ensino aparece quinhentas e quarenta e duas vezes, a palavra aprendizagem cento e trinta e quatro e a palavras ensino-aprendizagem apenas onze vezes. Isto demonstra que além da legislação estar focada principalmente no ensino o problema é agravado pelo fato de ensino e aprendizagem estarem aparentemente desvinculados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39704
10.33448/rsd-v12i1.39704
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39704
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i1.39704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39704/32693
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Antonio Batista Pereira; Betina Kappel Pereira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Antonio Batista Pereira; Betina Kappel Pereira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e28812139704
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e28812139704
Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e28812139704
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052616164769792