Habilidades para Vida com adolescentes: Um itinerário da Psicologia Escolar e Educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Magliane Soares
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42949
Resumo: O empoderamento de adolescentes se insere em um dos itinerários da Psicologia Escolar e Educacional para o cuidado da saúde e do bem-viver. Em nosso país a educação é orientada para o desempenho e não para o adolescente e seu desenvolvimento enquanto habilidades que o capacite a viver efetivamente nesse mundo. Objetiva-se apresentar um relato de experiência profissional sobre Habilidades para a Vida com um grupo de adolescentes da educação básica de escola pública.  Ter habilidades para a vida implica na prevenção de comportamentos como gravidez precoce, uso abusivo de substâncias, na redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis [DCNT] e fortalecimento da autoestima e cultura da paz. Os encontros ocorrem na perspectiva de grupos temáticos a luz da Teoria da Aprendizagem Social de Bandura. Por meio de uma metodologia ativa são estruturados os dez temas Habilidades para a Vida. Evidencia-se, com esta prática, a possibilidade de construir um fazer e um fazer-se na Psicologia e na Educação, ambos implicados na promoção e recuperação da saúde e bem-estar dos escolares após o legado deixado pela pandemia Covid-19.
id UNIFEI_d45f5297cadb2096a97d2ffaaf28b0f7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42949
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Habilidades para Vida com adolescentes: Um itinerário da Psicologia Escolar e EducacionalLife Skills with teenagers: An itinerary of School and Educational PsychologyHabilidades para la Vida con adolescentes: Un itinerario de Psicología Escolar y EducativaLife SkillsTeenagersSchool and Educational PsychologyMental health.Habilidades para la vidaAdolescentesPsicología Escolar y de la EducaciónSalud mental.Habilidades para a vidaAdolescentesPsicologia Escolar e EducacionalSaúde mental.O empoderamento de adolescentes se insere em um dos itinerários da Psicologia Escolar e Educacional para o cuidado da saúde e do bem-viver. Em nosso país a educação é orientada para o desempenho e não para o adolescente e seu desenvolvimento enquanto habilidades que o capacite a viver efetivamente nesse mundo. Objetiva-se apresentar um relato de experiência profissional sobre Habilidades para a Vida com um grupo de adolescentes da educação básica de escola pública.  Ter habilidades para a vida implica na prevenção de comportamentos como gravidez precoce, uso abusivo de substâncias, na redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis [DCNT] e fortalecimento da autoestima e cultura da paz. Os encontros ocorrem na perspectiva de grupos temáticos a luz da Teoria da Aprendizagem Social de Bandura. Por meio de uma metodologia ativa são estruturados os dez temas Habilidades para a Vida. Evidencia-se, com esta prática, a possibilidade de construir um fazer e um fazer-se na Psicologia e na Educação, ambos implicados na promoção e recuperação da saúde e bem-estar dos escolares após o legado deixado pela pandemia Covid-19.The empowerment of adolescents is part of one of the itineraries of School and Educational Psychology for health care and well-being. In our country, education is oriented towards performance and not towards adolescents and their development as skills that enable them to live effectively in this world. The objective is to present a professional experience report on Skills for Life with a group of teenagers from basic education in a public school. Having life skills implies preventing behaviors such as early pregnancy, substance abuse, reducing the risk of chronic noncommunicable diseases [NCDs] and strengthening self-esteem and a culture of peace. The meetings take place from the perspective of thematic groups in the light of Bandura's Theory of Social Learning. Through an active methodology, the ten Skills for Life themes are structured. With this practice, the possibility of building a doing and a doing in Psychology and Education is evident, both involved in the promotion and recovery of the health and well-being of schoolchildren after the legacy left by the Covid-19 pandemic.El empoderamiento de los adolescentes forma parte de uno de los itinerarios de la Psicología Escolar y de la Educación para el cuidado de la salud y el bienestar. En nuestro país, la educación está orientada al desempeño y no a los adolescentes y su desarrollo como habilidades que les permitan vivir efectivamente en este mundo. El objetivo es presentar un relato de experiencia profesional sobre Habilidades para la Vida con un grupo de adolescentes de educación básica en una escuela pública. Tener habilidades para la vida implica prevenir comportamientos como el embarazo precoz, el abuso de sustancias, reducir el riesgo de enfermedades crónicas no transmisibles [ENT] y fortalecer la autoestima y la cultura de paz. Los encuentros se desarrollan desde la perspectiva de grupos temáticos a la luz de la Teoría del Aprendizaje Social de Bandura. A través de una metodología activa, se estructuran los diez temas de Habilidades para la Vida. Con esta práctica se evidencia la posibilidad de construir un hacer y un hacer en Psicología y Educación, ambos involucrados en la promoción y recuperación de la salud y el bienestar de los escolares tras el legado dejado por la pandemia de la Covid-19.Research, Society and Development2023-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4294910.33448/rsd-v12i8.42949Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e14012842949Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e14012842949Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e140128429492525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42949/34668Copyright (c) 2023 Magliane Soares Trindadehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrindade, Magliane Soares 2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42949Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades para Vida com adolescentes: Um itinerário da Psicologia Escolar e Educacional
Life Skills with teenagers: An itinerary of School and Educational Psychology
Habilidades para la Vida con adolescentes: Un itinerario de Psicología Escolar y Educativa
title Habilidades para Vida com adolescentes: Um itinerário da Psicologia Escolar e Educacional
spellingShingle Habilidades para Vida com adolescentes: Um itinerário da Psicologia Escolar e Educacional
Trindade, Magliane Soares
Life Skills
Teenagers
School and Educational Psychology
Mental health.
Habilidades para la vida
Adolescentes
Psicología Escolar y de la Educación
Salud mental.
Habilidades para a vida
Adolescentes
Psicologia Escolar e Educacional
Saúde mental.
title_short Habilidades para Vida com adolescentes: Um itinerário da Psicologia Escolar e Educacional
title_full Habilidades para Vida com adolescentes: Um itinerário da Psicologia Escolar e Educacional
title_fullStr Habilidades para Vida com adolescentes: Um itinerário da Psicologia Escolar e Educacional
title_full_unstemmed Habilidades para Vida com adolescentes: Um itinerário da Psicologia Escolar e Educacional
title_sort Habilidades para Vida com adolescentes: Um itinerário da Psicologia Escolar e Educacional
author Trindade, Magliane Soares
author_facet Trindade, Magliane Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Magliane Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Life Skills
Teenagers
School and Educational Psychology
Mental health.
Habilidades para la vida
Adolescentes
Psicología Escolar y de la Educación
Salud mental.
Habilidades para a vida
Adolescentes
Psicologia Escolar e Educacional
Saúde mental.
topic Life Skills
Teenagers
School and Educational Psychology
Mental health.
Habilidades para la vida
Adolescentes
Psicología Escolar y de la Educación
Salud mental.
Habilidades para a vida
Adolescentes
Psicologia Escolar e Educacional
Saúde mental.
description O empoderamento de adolescentes se insere em um dos itinerários da Psicologia Escolar e Educacional para o cuidado da saúde e do bem-viver. Em nosso país a educação é orientada para o desempenho e não para o adolescente e seu desenvolvimento enquanto habilidades que o capacite a viver efetivamente nesse mundo. Objetiva-se apresentar um relato de experiência profissional sobre Habilidades para a Vida com um grupo de adolescentes da educação básica de escola pública.  Ter habilidades para a vida implica na prevenção de comportamentos como gravidez precoce, uso abusivo de substâncias, na redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis [DCNT] e fortalecimento da autoestima e cultura da paz. Os encontros ocorrem na perspectiva de grupos temáticos a luz da Teoria da Aprendizagem Social de Bandura. Por meio de uma metodologia ativa são estruturados os dez temas Habilidades para a Vida. Evidencia-se, com esta prática, a possibilidade de construir um fazer e um fazer-se na Psicologia e na Educação, ambos implicados na promoção e recuperação da saúde e bem-estar dos escolares após o legado deixado pela pandemia Covid-19.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42949
10.33448/rsd-v12i8.42949
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42949
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i8.42949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42949/34668
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Magliane Soares Trindade
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Magliane Soares Trindade
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e14012842949
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e14012842949
Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e14012842949
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052629410381824