A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO CENTRO-OESTE: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2005-2011)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/279 |
Resumo: | RESUMO: O presente artigo tem como objetivo mapear e analisar as pesquisas em Formação Continuada de Professores de Matemática produzidas nos Programas de Pós-Graduação na região Centro-Oeste, no período de 2005 a 2011. Esta pesquisa faz parte de um projeto intitulado “Estado da arte das pesquisas em Educação Matemática que tratam da formação de professores produzidas nos Programas de Pós-Graduação das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste no Brasil, a partir de 2005”, financiado pelo CNPq e pela CAPES. O mapeamento possibilitou verificar que seis pesquisas encontradas no Portal da Capes tratam da formação continuada de professores de Matemática. Porém, não foi possível detectar pesquisas que tratem da parceria entre Universidade e Escola. Apenas o trabalho de Lopes Junior (2011) apresenta uma relação muito próxima. Esperamos que os resultados alcançados possam fomentar novas discussões sobre a formação continuada de professores de Matemática e trazer reflexões sobre as propostas diferenciadas.PALAVRAS-CHAVE: Educação Matemática. Formação Continuada. Parceria Universidade- Escola. |
id |
UNIFESP-3_0c31660c0cc3cb24d0a521db4a4ac548 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/279 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO CENTRO-OESTE: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2005-2011)RESUMO: O presente artigo tem como objetivo mapear e analisar as pesquisas em Formação Continuada de Professores de Matemática produzidas nos Programas de Pós-Graduação na região Centro-Oeste, no período de 2005 a 2011. Esta pesquisa faz parte de um projeto intitulado “Estado da arte das pesquisas em Educação Matemática que tratam da formação de professores produzidas nos Programas de Pós-Graduação das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste no Brasil, a partir de 2005”, financiado pelo CNPq e pela CAPES. O mapeamento possibilitou verificar que seis pesquisas encontradas no Portal da Capes tratam da formação continuada de professores de Matemática. Porém, não foi possível detectar pesquisas que tratem da parceria entre Universidade e Escola. Apenas o trabalho de Lopes Junior (2011) apresenta uma relação muito próxima. Esperamos que os resultados alcançados possam fomentar novas discussões sobre a formação continuada de professores de Matemática e trazer reflexões sobre as propostas diferenciadas.PALAVRAS-CHAVE: Educação Matemática. Formação Continuada. Parceria Universidade- Escola.Universidade Federal de São Paulo2016-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/27910.34024/olhares.2016.v4.279Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 1 (2016): Dossiê Temático "Jovens e Adultos na Educação: Contextos, Práticas e Políticas"; 287-3042317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/279/180Pereira, Patrícia SandaloAndrade, Susimeire Vivien RosottiMiola, Adriana Fátima de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T16:19:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/279Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T16:19:24Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO CENTRO-OESTE: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2005-2011) |
title |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO CENTRO-OESTE: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2005-2011) |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO CENTRO-OESTE: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2005-2011) Pereira, Patrícia Sandalo |
title_short |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO CENTRO-OESTE: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2005-2011) |
title_full |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO CENTRO-OESTE: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2005-2011) |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO CENTRO-OESTE: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2005-2011) |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO CENTRO-OESTE: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2005-2011) |
title_sort |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO CENTRO-OESTE: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2005-2011) |
author |
Pereira, Patrícia Sandalo |
author_facet |
Pereira, Patrícia Sandalo Andrade, Susimeire Vivien Rosotti Miola, Adriana Fátima de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Susimeire Vivien Rosotti Miola, Adriana Fátima de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Patrícia Sandalo Andrade, Susimeire Vivien Rosotti Miola, Adriana Fátima de Souza |
description |
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo mapear e analisar as pesquisas em Formação Continuada de Professores de Matemática produzidas nos Programas de Pós-Graduação na região Centro-Oeste, no período de 2005 a 2011. Esta pesquisa faz parte de um projeto intitulado “Estado da arte das pesquisas em Educação Matemática que tratam da formação de professores produzidas nos Programas de Pós-Graduação das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste no Brasil, a partir de 2005”, financiado pelo CNPq e pela CAPES. O mapeamento possibilitou verificar que seis pesquisas encontradas no Portal da Capes tratam da formação continuada de professores de Matemática. Porém, não foi possível detectar pesquisas que tratem da parceria entre Universidade e Escola. Apenas o trabalho de Lopes Junior (2011) apresenta uma relação muito próxima. Esperamos que os resultados alcançados possam fomentar novas discussões sobre a formação continuada de professores de Matemática e trazer reflexões sobre as propostas diferenciadas.PALAVRAS-CHAVE: Educação Matemática. Formação Continuada. Parceria Universidade- Escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/279 10.34024/olhares.2016.v4.279 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/279 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2016.v4.279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/279/180 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 1 (2016): Dossiê Temático "Jovens e Adultos na Educação: Contextos, Práticas e Políticas"; 287-304 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1788165827459022848 |