Engajamento do Consumidor e do Cliente: Revisão de Uma Década (2010-2019) e Direcionamentos Futuros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sylvio Ribeiro de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira, Daniel Max de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/13159
Resumo: O engajamento do cliente tem sido uma prioridade de pesquisa de marketing ao longo da década e vários frameworks tentaram conceituar o fenômeno. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo resumir 10 anos de estudos teóricos e empíricos sobre engajamento do cliente e propor direções para estudos futuros sobre o assunto. Uma ampla revisão de artigos sobre engajamento do cliente, engajamento do consumidor e engajamento com a marca foi realizada e discutida, visando a convergência entre diferentes perspectivas existentes. Como uma de suas contribuições, este artigo defende uma visão mais social e dinâmica do conceito de engajamento, sugerindo o uso do termo “engajamento do consumidor”, compreendo que o valor do engajamento para a marca não vem apenas dos clientes, mas de qualquer pessoa que tenha contato com a marca, por exemplo, nas redes sociais.
id UNIFOR-2_1e4537ec5af9ded80dcf02537b61d7bd
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/13159
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Engajamento do Consumidor e do Cliente: Revisão de Uma Década (2010-2019) e Direcionamentos FuturosCompromiso del Consumidor y del Cliente: Revisión de una Década (2010-2019) y Direccionamientos FuturosConsumer and Customer Engagement: A Review of The Decade (2010-2019) and Future Directionsengajamento do clienteengajamento do consumidor engajamento com a marcamarketing de engajamentomarketing digitalcustomer engagementconsumer engagementbrand engagementengagement marketingdigital marketingcompromiso del clientecompromiso del consumidorcompromiso con la marcamarketing de compromisomarketing digitalO engajamento do cliente tem sido uma prioridade de pesquisa de marketing ao longo da década e vários frameworks tentaram conceituar o fenômeno. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo resumir 10 anos de estudos teóricos e empíricos sobre engajamento do cliente e propor direções para estudos futuros sobre o assunto. Uma ampla revisão de artigos sobre engajamento do cliente, engajamento do consumidor e engajamento com a marca foi realizada e discutida, visando a convergência entre diferentes perspectivas existentes. Como uma de suas contribuições, este artigo defende uma visão mais social e dinâmica do conceito de engajamento, sugerindo o uso do termo “engajamento do consumidor”, compreendo que o valor do engajamento para a marca não vem apenas dos clientes, mas de qualquer pessoa que tenha contato com a marca, por exemplo, nas redes sociais.El compromiso del cliente está siendo una prioridad de investigación de marketing a lo largo de la década y varios frameworks intentaron conceptuar el fenómeno. En este sentido, este artículo tiene el objetivo de resumir 10 años de estudios teóricos y empíricos sobre compromiso del cliente y proponer direcciones para estudios futuros sobre el tema. Una amplia revisión de artículos sobre compromiso del cliente, compromiso del consumidor y compromiso con la marca fue realizada y discutida, buscando la convergencia entre distintas perspectivas existentes. Como una de sus contribuciones, este artículo defiende una visión más social y dinámica del concepto de compromiso, sugiriendo el uso del término “compromiso del consumidor”, comprendo que el valor del compromiso para la marca no viene sólo de los clientes, pero de cualquiera que tenga contacto con la marca, por ejemplo, en las redes sociales.Customer engagement has been a marketing research priority throughout the decade and several frameworks have tried to conceptualize the phenomenon. Thus, this article aims to summarize ten years of theoretical and empirical studies on customer engagement and to propose directions for future studies about it. A broad review of articles on customer, consumer and brand engagement was conducted and discussed, aiming at the convergence between different existing perspectives. As one of its contributions,this article argues for a more social and dynamic concept of engagement, suggesting the use of the term “consumer engagement”, because the engagement value for the brand comes not just from customers, but from anyone who has contact with the brand, for example through social media.Universidade de Fortaleza2023-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/1315910.5020/2318-0722.2023.29.e13159Revista Ciências Administrativas; v. 29 (2023)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORenghttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/13159/7122Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sylvio Ribeiro de OliveiraOliveira, Daniel Max de Sousa2023-09-29T19:01:42Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/13159Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2023-09-29T19:01:42Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Engajamento do Consumidor e do Cliente: Revisão de Uma Década (2010-2019) e Direcionamentos Futuros
Compromiso del Consumidor y del Cliente: Revisión de una Década (2010-2019) y Direccionamientos Futuros
Consumer and Customer Engagement: A Review of The Decade (2010-2019) and Future Directions
title Engajamento do Consumidor e do Cliente: Revisão de Uma Década (2010-2019) e Direcionamentos Futuros
spellingShingle Engajamento do Consumidor e do Cliente: Revisão de Uma Década (2010-2019) e Direcionamentos Futuros
Santos, Sylvio Ribeiro de Oliveira
engajamento do cliente
engajamento do consumidor
engajamento com a marca
marketing de engajamento
marketing digital
customer engagement
consumer engagement
brand engagement
engagement marketing
digital marketing
compromiso del cliente
compromiso del consumidor
compromiso con la marca
marketing de compromiso
marketing digital
title_short Engajamento do Consumidor e do Cliente: Revisão de Uma Década (2010-2019) e Direcionamentos Futuros
title_full Engajamento do Consumidor e do Cliente: Revisão de Uma Década (2010-2019) e Direcionamentos Futuros
title_fullStr Engajamento do Consumidor e do Cliente: Revisão de Uma Década (2010-2019) e Direcionamentos Futuros
title_full_unstemmed Engajamento do Consumidor e do Cliente: Revisão de Uma Década (2010-2019) e Direcionamentos Futuros
title_sort Engajamento do Consumidor e do Cliente: Revisão de Uma Década (2010-2019) e Direcionamentos Futuros
author Santos, Sylvio Ribeiro de Oliveira
author_facet Santos, Sylvio Ribeiro de Oliveira
Oliveira, Daniel Max de Sousa
author_role author
author2 Oliveira, Daniel Max de Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sylvio Ribeiro de Oliveira
Oliveira, Daniel Max de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv engajamento do cliente
engajamento do consumidor
engajamento com a marca
marketing de engajamento
marketing digital
customer engagement
consumer engagement
brand engagement
engagement marketing
digital marketing
compromiso del cliente
compromiso del consumidor
compromiso con la marca
marketing de compromiso
marketing digital
topic engajamento do cliente
engajamento do consumidor
engajamento com a marca
marketing de engajamento
marketing digital
customer engagement
consumer engagement
brand engagement
engagement marketing
digital marketing
compromiso del cliente
compromiso del consumidor
compromiso con la marca
marketing de compromiso
marketing digital
description O engajamento do cliente tem sido uma prioridade de pesquisa de marketing ao longo da década e vários frameworks tentaram conceituar o fenômeno. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo resumir 10 anos de estudos teóricos e empíricos sobre engajamento do cliente e propor direções para estudos futuros sobre o assunto. Uma ampla revisão de artigos sobre engajamento do cliente, engajamento do consumidor e engajamento com a marca foi realizada e discutida, visando a convergência entre diferentes perspectivas existentes. Como uma de suas contribuições, este artigo defende uma visão mais social e dinâmica do conceito de engajamento, sugerindo o uso do termo “engajamento do consumidor”, compreendo que o valor do engajamento para a marca não vem apenas dos clientes, mas de qualquer pessoa que tenha contato com a marca, por exemplo, nas redes sociais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/13159
10.5020/2318-0722.2023.29.e13159
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/13159
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.2023.29.e13159
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/13159/7122
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 29 (2023)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165805901348864