Engajamento do Consumidor e do Cliente: Revisão de Uma Década (2010-2019) e Direcionamentos Futuros
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/13159 |
Resumo: | O engajamento do cliente tem sido uma prioridade de pesquisa de marketing ao longo da década e vários frameworks tentaram conceituar o fenômeno. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo resumir 10 anos de estudos teóricos e empíricos sobre engajamento do cliente e propor direções para estudos futuros sobre o assunto. Uma ampla revisão de artigos sobre engajamento do cliente, engajamento do consumidor e engajamento com a marca foi realizada e discutida, visando a convergência entre diferentes perspectivas existentes. Como uma de suas contribuições, este artigo defende uma visão mais social e dinâmica do conceito de engajamento, sugerindo o uso do termo “engajamento do consumidor”, compreendo que o valor do engajamento para a marca não vem apenas dos clientes, mas de qualquer pessoa que tenha contato com a marca, por exemplo, nas redes sociais. |
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Engajamento do Consumidor e do Cliente: Revisão de Uma Década (2010-2019) e Direcionamentos FuturosCompromiso del Consumidor y del Cliente: Revisión de una Década (2010-2019) y Direccionamientos FuturosConsumer and Customer Engagement: A Review of The Decade (2010-2019) and Future Directionsengajamento do clienteengajamento do consumidor engajamento com a marcamarketing de engajamentomarketing digitalcustomer engagementconsumer engagementbrand engagementengagement marketingdigital marketingcompromiso del clientecompromiso del consumidorcompromiso con la marcamarketing de compromisomarketing digitalO engajamento do cliente tem sido uma prioridade de pesquisa de marketing ao longo da década e vários frameworks tentaram conceituar o fenômeno. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo resumir 10 anos de estudos teóricos e empíricos sobre engajamento do cliente e propor direções para estudos futuros sobre o assunto. Uma ampla revisão de artigos sobre engajamento do cliente, engajamento do consumidor e engajamento com a marca foi realizada e discutida, visando a convergência entre diferentes perspectivas existentes. Como uma de suas contribuições, este artigo defende uma visão mais social e dinâmica do conceito de engajamento, sugerindo o uso do termo “engajamento do consumidor”, compreendo que o valor do engajamento para a marca não vem apenas dos clientes, mas de qualquer pessoa que tenha contato com a marca, por exemplo, nas redes sociais.El compromiso del cliente está siendo una prioridad de investigación de marketing a lo largo de la década y varios frameworks intentaron conceptuar el fenómeno. En este sentido, este artículo tiene el objetivo de resumir 10 años de estudios teóricos y empíricos sobre compromiso del cliente y proponer direcciones para estudios futuros sobre el tema. Una amplia revisión de artículos sobre compromiso del cliente, compromiso del consumidor y compromiso con la marca fue realizada y discutida, buscando la convergencia entre distintas perspectivas existentes. Como una de sus contribuciones, este artículo defiende una visión más social y dinámica del concepto de compromiso, sugiriendo el uso del término “compromiso del consumidor”, comprendo que el valor del compromiso para la marca no viene sólo de los clientes, pero de cualquiera que tenga contacto con la marca, por ejemplo, en las redes sociales.Customer engagement has been a marketing research priority throughout the decade and several frameworks have tried to conceptualize the phenomenon. Thus, this article aims to summarize ten years of theoretical and empirical studies on customer engagement and to propose directions for future studies about it. A broad review of articles on customer, consumer and brand engagement was conducted and discussed, aiming at the convergence between different existing perspectives. As one of its contributions,this article argues for a more social and dynamic concept of engagement, suggesting the use of the term “consumer engagement”, because the engagement value for the brand comes not just from customers, but from anyone who has contact with the brand, for example through social media.Universidade de Fortaleza2023-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/1315910.5020/2318-0722.2023.29.e13159Revista Ciências Administrativas; v. 29 (2023)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORenghttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/13159/7122Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sylvio Ribeiro de OliveiraOliveira, Daniel Max de Sousa2023-09-29T19:01:42Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/13159Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2023-09-29T19:01:42Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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