A indisciplina na escola e na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wendland, Adriana Ermantraut
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3756
Resumo: Apesar de ser amplamente discutido nas escolas, o tema “indisciplina” ainda é objeto de muitas dúvidas entre professores. A indisciplina é complexa, pois não tem uma única origem e sendo assim, superá-la não é algo tão simples. Tendo em vista o momento histórico da escola, marcada por atitudes de indisciplina, o presente estudo se propôs a analisar as práticas e concepções existentes sobre disciplina e indisciplina. Muito além de conceituar o tema, o estudo pretendia criar novas possibilidades de pensar esse Em vista disso, foram coletados dados, em entrevistas feitas com uma professora e alunos de duas turmas de 3ª série, onde foi possível perceber o que a professora e os alunos pensavam sobre indisciplina e disciplina, o que contribuiu muito para reflexões sobre o assunto. Constatei que as práticas autoritárias, ao em vez, da autoridade para conseguir as atitudes consideradas de disciplina podem funcionar por um tempo, mas correm o risco de não resultar em comportamento. A ausência do professor, já é motivo para indisciplina, no caso do autoritarismo, pois as atitudes estão ancoradas no medo e não na compreensão e mudança de pensamento. Para que tenhamos os resultados que esperamos em relação a uma disciplina consciente por parte dos alunos, baseada no bom uso da liberdade e autonomia é necessário que, nossa prática, seja coerente. A família e a escola têm um papel fundamental para construir a disciplina desejada e é importante que as duas estejam engajadas com os mesmos objetivos.
id UNIJ_3ea603a027edaf200f51ca07ca5e0ac7
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3756
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA indisciplina na escola e na sala de aula2016-10-3120162016-10-31T16:22:01Z2016-10-31T16:22:01ZApesar de ser amplamente discutido nas escolas, o tema “indisciplina” ainda é objeto de muitas dúvidas entre professores. A indisciplina é complexa, pois não tem uma única origem e sendo assim, superá-la não é algo tão simples. Tendo em vista o momento histórico da escola, marcada por atitudes de indisciplina, o presente estudo se propôs a analisar as práticas e concepções existentes sobre disciplina e indisciplina. Muito além de conceituar o tema, o estudo pretendia criar novas possibilidades de pensar esse Em vista disso, foram coletados dados, em entrevistas feitas com uma professora e alunos de duas turmas de 3ª série, onde foi possível perceber o que a professora e os alunos pensavam sobre indisciplina e disciplina, o que contribuiu muito para reflexões sobre o assunto. Constatei que as práticas autoritárias, ao em vez, da autoridade para conseguir as atitudes consideradas de disciplina podem funcionar por um tempo, mas correm o risco de não resultar em comportamento. A ausência do professor, já é motivo para indisciplina, no caso do autoritarismo, pois as atitudes estão ancoradas no medo e não na compreensão e mudança de pensamento. Para que tenhamos os resultados que esperamos em relação a uma disciplina consciente por parte dos alunos, baseada no bom uso da liberdade e autonomia é necessário que, nossa prática, seja coerente. A família e a escola têm um papel fundamental para construir a disciplina desejada e é importante que as duas estejam engajadas com os mesmos objetivos.32 f.Ciências HumanasPedagogiaDisciplinaIndisciplinaAutoridadeAutoritarismoLiberdadeAutonomiahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3756DMD_hdl_123456789/3756Wendland, Adriana Ermantrautporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAdriana%20Ermantraut%20Wendland.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3756/1/Adriana%20Ermantraut%20Wendland.pdfapplication/pdf269639http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3756/1/Adriana%20Ermantraut%20Wendland.pdfaece900778925107f353e59e5b3510d3MD5123456789_3756_12019-01-21T12:45:06Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A indisciplina na escola e na sala de aula
title A indisciplina na escola e na sala de aula
spellingShingle A indisciplina na escola e na sala de aula
Wendland, Adriana Ermantraut
Ciências Humanas
Pedagogia
Disciplina
Indisciplina
Autoridade
Autoritarismo
Liberdade
Autonomia
title_short A indisciplina na escola e na sala de aula
title_full A indisciplina na escola e na sala de aula
title_fullStr A indisciplina na escola e na sala de aula
title_full_unstemmed A indisciplina na escola e na sala de aula
title_sort A indisciplina na escola e na sala de aula
author Wendland, Adriana Ermantraut
author_facet Wendland, Adriana Ermantraut
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wendland, Adriana Ermantraut
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Pedagogia
Disciplina
Indisciplina
Autoridade
Autoritarismo
Liberdade
Autonomia
topic Ciências Humanas
Pedagogia
Disciplina
Indisciplina
Autoridade
Autoritarismo
Liberdade
Autonomia
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Apesar de ser amplamente discutido nas escolas, o tema “indisciplina” ainda é objeto de muitas dúvidas entre professores. A indisciplina é complexa, pois não tem uma única origem e sendo assim, superá-la não é algo tão simples. Tendo em vista o momento histórico da escola, marcada por atitudes de indisciplina, o presente estudo se propôs a analisar as práticas e concepções existentes sobre disciplina e indisciplina. Muito além de conceituar o tema, o estudo pretendia criar novas possibilidades de pensar esse Em vista disso, foram coletados dados, em entrevistas feitas com uma professora e alunos de duas turmas de 3ª série, onde foi possível perceber o que a professora e os alunos pensavam sobre indisciplina e disciplina, o que contribuiu muito para reflexões sobre o assunto. Constatei que as práticas autoritárias, ao em vez, da autoridade para conseguir as atitudes consideradas de disciplina podem funcionar por um tempo, mas correm o risco de não resultar em comportamento. A ausência do professor, já é motivo para indisciplina, no caso do autoritarismo, pois as atitudes estão ancoradas no medo e não na compreensão e mudança de pensamento. Para que tenhamos os resultados que esperamos em relação a uma disciplina consciente por parte dos alunos, baseada no bom uso da liberdade e autonomia é necessário que, nossa prática, seja coerente. A família e a escola têm um papel fundamental para construir a disciplina desejada e é importante que as duas estejam engajadas com os mesmos objetivos.
32 f.
description Apesar de ser amplamente discutido nas escolas, o tema “indisciplina” ainda é objeto de muitas dúvidas entre professores. A indisciplina é complexa, pois não tem uma única origem e sendo assim, superá-la não é algo tão simples. Tendo em vista o momento histórico da escola, marcada por atitudes de indisciplina, o presente estudo se propôs a analisar as práticas e concepções existentes sobre disciplina e indisciplina. Muito além de conceituar o tema, o estudo pretendia criar novas possibilidades de pensar esse Em vista disso, foram coletados dados, em entrevistas feitas com uma professora e alunos de duas turmas de 3ª série, onde foi possível perceber o que a professora e os alunos pensavam sobre indisciplina e disciplina, o que contribuiu muito para reflexões sobre o assunto. Constatei que as práticas autoritárias, ao em vez, da autoridade para conseguir as atitudes consideradas de disciplina podem funcionar por um tempo, mas correm o risco de não resultar em comportamento. A ausência do professor, já é motivo para indisciplina, no caso do autoritarismo, pois as atitudes estão ancoradas no medo e não na compreensão e mudança de pensamento. Para que tenhamos os resultados que esperamos em relação a uma disciplina consciente por parte dos alunos, baseada no bom uso da liberdade e autonomia é necessário que, nossa prática, seja coerente. A família e a escola têm um papel fundamental para construir a disciplina desejada e é importante que as duas estejam engajadas com os mesmos objetivos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-10-31
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2016-10-31T16:22:01Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-31T16:22:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3756
DMD_hdl_123456789/3756
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3756
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415526727352320