A indisciplina na escola e na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3756 |
Resumo: | Apesar de ser amplamente discutido nas escolas, o tema “indisciplina” ainda é objeto de muitas dúvidas entre professores. A indisciplina é complexa, pois não tem uma única origem e sendo assim, superá-la não é algo tão simples. Tendo em vista o momento histórico da escola, marcada por atitudes de indisciplina, o presente estudo se propôs a analisar as práticas e concepções existentes sobre disciplina e indisciplina. Muito além de conceituar o tema, o estudo pretendia criar novas possibilidades de pensar esse Em vista disso, foram coletados dados, em entrevistas feitas com uma professora e alunos de duas turmas de 3ª série, onde foi possível perceber o que a professora e os alunos pensavam sobre indisciplina e disciplina, o que contribuiu muito para reflexões sobre o assunto. Constatei que as práticas autoritárias, ao em vez, da autoridade para conseguir as atitudes consideradas de disciplina podem funcionar por um tempo, mas correm o risco de não resultar em comportamento. A ausência do professor, já é motivo para indisciplina, no caso do autoritarismo, pois as atitudes estão ancoradas no medo e não na compreensão e mudança de pensamento. Para que tenhamos os resultados que esperamos em relação a uma disciplina consciente por parte dos alunos, baseada no bom uso da liberdade e autonomia é necessário que, nossa prática, seja coerente. A família e a escola têm um papel fundamental para construir a disciplina desejada e é importante que as duas estejam engajadas com os mesmos objetivos. |
id |
UNIJ_3ea603a027edaf200f51ca07ca5e0ac7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3756 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA indisciplina na escola e na sala de aula2016-10-3120162016-10-31T16:22:01Z2016-10-31T16:22:01ZApesar de ser amplamente discutido nas escolas, o tema “indisciplina” ainda é objeto de muitas dúvidas entre professores. A indisciplina é complexa, pois não tem uma única origem e sendo assim, superá-la não é algo tão simples. Tendo em vista o momento histórico da escola, marcada por atitudes de indisciplina, o presente estudo se propôs a analisar as práticas e concepções existentes sobre disciplina e indisciplina. Muito além de conceituar o tema, o estudo pretendia criar novas possibilidades de pensar esse Em vista disso, foram coletados dados, em entrevistas feitas com uma professora e alunos de duas turmas de 3ª série, onde foi possível perceber o que a professora e os alunos pensavam sobre indisciplina e disciplina, o que contribuiu muito para reflexões sobre o assunto. Constatei que as práticas autoritárias, ao em vez, da autoridade para conseguir as atitudes consideradas de disciplina podem funcionar por um tempo, mas correm o risco de não resultar em comportamento. A ausência do professor, já é motivo para indisciplina, no caso do autoritarismo, pois as atitudes estão ancoradas no medo e não na compreensão e mudança de pensamento. Para que tenhamos os resultados que esperamos em relação a uma disciplina consciente por parte dos alunos, baseada no bom uso da liberdade e autonomia é necessário que, nossa prática, seja coerente. A família e a escola têm um papel fundamental para construir a disciplina desejada e é importante que as duas estejam engajadas com os mesmos objetivos.32 f.Ciências HumanasPedagogiaDisciplinaIndisciplinaAutoridadeAutoritarismoLiberdadeAutonomiahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3756DMD_hdl_123456789/3756Wendland, Adriana Ermantrautporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAdriana%20Ermantraut%20Wendland.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3756/1/Adriana%20Ermantraut%20Wendland.pdfapplication/pdf269639http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3756/1/Adriana%20Ermantraut%20Wendland.pdfaece900778925107f353e59e5b3510d3MD5123456789_3756_12019-01-21T12:45:06Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A indisciplina na escola e na sala de aula |
title |
A indisciplina na escola e na sala de aula |
spellingShingle |
A indisciplina na escola e na sala de aula Wendland, Adriana Ermantraut Ciências Humanas Pedagogia Disciplina Indisciplina Autoridade Autoritarismo Liberdade Autonomia |
title_short |
A indisciplina na escola e na sala de aula |
title_full |
A indisciplina na escola e na sala de aula |
title_fullStr |
A indisciplina na escola e na sala de aula |
title_full_unstemmed |
A indisciplina na escola e na sala de aula |
title_sort |
A indisciplina na escola e na sala de aula |
author |
Wendland, Adriana Ermantraut |
author_facet |
Wendland, Adriana Ermantraut |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wendland, Adriana Ermantraut |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Disciplina Indisciplina Autoridade Autoritarismo Liberdade Autonomia |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Disciplina Indisciplina Autoridade Autoritarismo Liberdade Autonomia |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Apesar de ser amplamente discutido nas escolas, o tema “indisciplina” ainda é objeto de muitas dúvidas entre professores. A indisciplina é complexa, pois não tem uma única origem e sendo assim, superá-la não é algo tão simples. Tendo em vista o momento histórico da escola, marcada por atitudes de indisciplina, o presente estudo se propôs a analisar as práticas e concepções existentes sobre disciplina e indisciplina. Muito além de conceituar o tema, o estudo pretendia criar novas possibilidades de pensar esse Em vista disso, foram coletados dados, em entrevistas feitas com uma professora e alunos de duas turmas de 3ª série, onde foi possível perceber o que a professora e os alunos pensavam sobre indisciplina e disciplina, o que contribuiu muito para reflexões sobre o assunto. Constatei que as práticas autoritárias, ao em vez, da autoridade para conseguir as atitudes consideradas de disciplina podem funcionar por um tempo, mas correm o risco de não resultar em comportamento. A ausência do professor, já é motivo para indisciplina, no caso do autoritarismo, pois as atitudes estão ancoradas no medo e não na compreensão e mudança de pensamento. Para que tenhamos os resultados que esperamos em relação a uma disciplina consciente por parte dos alunos, baseada no bom uso da liberdade e autonomia é necessário que, nossa prática, seja coerente. A família e a escola têm um papel fundamental para construir a disciplina desejada e é importante que as duas estejam engajadas com os mesmos objetivos. 32 f. |
description |
Apesar de ser amplamente discutido nas escolas, o tema “indisciplina” ainda é objeto de muitas dúvidas entre professores. A indisciplina é complexa, pois não tem uma única origem e sendo assim, superá-la não é algo tão simples. Tendo em vista o momento histórico da escola, marcada por atitudes de indisciplina, o presente estudo se propôs a analisar as práticas e concepções existentes sobre disciplina e indisciplina. Muito além de conceituar o tema, o estudo pretendia criar novas possibilidades de pensar esse Em vista disso, foram coletados dados, em entrevistas feitas com uma professora e alunos de duas turmas de 3ª série, onde foi possível perceber o que a professora e os alunos pensavam sobre indisciplina e disciplina, o que contribuiu muito para reflexões sobre o assunto. Constatei que as práticas autoritárias, ao em vez, da autoridade para conseguir as atitudes consideradas de disciplina podem funcionar por um tempo, mas correm o risco de não resultar em comportamento. A ausência do professor, já é motivo para indisciplina, no caso do autoritarismo, pois as atitudes estão ancoradas no medo e não na compreensão e mudança de pensamento. Para que tenhamos os resultados que esperamos em relação a uma disciplina consciente por parte dos alunos, baseada no bom uso da liberdade e autonomia é necessário que, nossa prática, seja coerente. A família e a escola têm um papel fundamental para construir a disciplina desejada e é importante que as duas estejam engajadas com os mesmos objetivos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-10-31 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2016-10-31T16:22:01Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-31T16:22:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3756 DMD_hdl_123456789/3756 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3756 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415526727352320 |