A utilização do Facebook como ferramenta de marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Francisco Andson da Paz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILAB
Texto Completo: http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1041
Resumo: LIMA, Francisco Andson da Paz. A utilização do Facebook como ferramenta de marketing: estudo de caso da assessoria de comunicação da Unilab. 2017. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2017.
id UNILAB-1_b8504aeb2458536698ec438eebfc0846
oai_identifier_str oai:repositorio.unilab.edu.br:123456789/1041
network_acronym_str UNILAB-1
network_name_str Repositório Institucional da UNILAB
repository_id_str
spelling Lima, Francisco Andson da Paz2019-01-23T17:26:47Z2019-01-23T17:26:47Z2017LIMA, F. A. P. (2017)http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1041LIMA, Francisco Andson da Paz. A utilização do Facebook como ferramenta de marketing: estudo de caso da assessoria de comunicação da Unilab. 2017. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2017.As redes sociais, em especial o Facebook, transformou o modo de pensar e fazer marketing, especialmente, o marketing digital. É factível afirmar que o marketing digital é um meio que facilita, intensifica e melhora as comunicações organizacionais e o seu network, ainda que não tenhamos muitas bibliografias aceitas na academia. Neste sentido, este trabalho ganha em importância, ainda que não pretende esgotar a abordagem sobre o assunto, que evolui na mesma velocidade da inovação tecnológica. No serviço público, em especial na Assessoria de Comunicação (ASSECOM) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab, a utilização do web marketing e da new media são fundamentais, devido a flexibilidade na prestação do serviço, o baixo custo e, especialmente, a sua capacidade de abranger toda a comunidade acadêmica, fazendo com que a comunicação seja efetiva. Este trabalho procura compreender as bases teóricas e metodológicas adotadas pela ASSECOM, sua aplicabilidade, especificidades, funcionalidades e, por fim, criar um modelo empírico conceitual do fluxo de informação da comunicação na rede social Facebook. É fundamental entender que a questão da pesquisa é responder como acontece a comunicação e divulgação das informações via o marketing da instituição, utilizando a rede social Facebook. O trabalho está dividido em duas etapas: a primeira compreende a revisão da literatura e uma análise cronológica do Facebook da instituição; a segunda, o recolhimento de informações em endereços eletrônicos e análises de documentos internos da ASSECOM, além de realizações de entrevistas e aplicações de questionários. Do ponto de vista metodológico a estratégia de investigação utilizada foi o estudo de caso com um paradigma construtivista, mantendo uma abordagem qualitativa em uma pesquisa exploratória. Percebeu-se, portanto, que o Facebook presta assistência ao público; atua com campanhas e promove o fluxo de informação na rede social, além da publicidade direta que facilita a comunicação integrada de marketing e fortalece a imagem da universidade. Como conclusão é possível afirmar que a utilização do Facebook é indispensável para a comunicação da Unilab com os seus diversos públicos e no auxílio às tomadas de decisões dos gestores. Neste sentido, como resultado do trabalho, é apresentado um modelo que pretende racionalizar o fluxo da comunicação com base nas mídias sociais e no marketing digital.MarketingMarketing digital - facebook.Assessoria de comunicação - Unilabcomunicações digitaisA utilização do Facebook como ferramenta de marketingestudo de caso da assessoria de comunicação da Unilabinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNILABinstname:Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)instacron:UNILABinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFrancisco Andson da Paz Lima.pdfFrancisco Andson da Paz Lima.pdf2017_mono_faplima.pdfapplication/pdf3573962http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1041/1/Francisco%20Andson%20da%20Paz%20Lima.pdf76ee7dbd30398d32b38e99ca17adcf8aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1041/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/10412019-01-23 14:26:47.849oai:repositorio.unilab.edu.br: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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unilab.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2019-01-23T17:26:47Repositório Institucional da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização do Facebook como ferramenta de marketing
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv estudo de caso da assessoria de comunicação da Unilab
title A utilização do Facebook como ferramenta de marketing
spellingShingle A utilização do Facebook como ferramenta de marketing
Lima, Francisco Andson da Paz
Marketing
Marketing digital - facebook.
Assessoria de comunicação - Unilab
comunicações digitais
title_short A utilização do Facebook como ferramenta de marketing
title_full A utilização do Facebook como ferramenta de marketing
title_fullStr A utilização do Facebook como ferramenta de marketing
title_full_unstemmed A utilização do Facebook como ferramenta de marketing
title_sort A utilização do Facebook como ferramenta de marketing
author Lima, Francisco Andson da Paz
author_facet Lima, Francisco Andson da Paz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Francisco Andson da Paz
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing digital - facebook.
Assessoria de comunicação - Unilab
comunicações digitais
topic Marketing
Marketing digital - facebook.
Assessoria de comunicação - Unilab
comunicações digitais
description LIMA, Francisco Andson da Paz. A utilização do Facebook como ferramenta de marketing: estudo de caso da assessoria de comunicação da Unilab. 2017. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2017.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-23T17:26:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-23T17:26:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, F. A. P. (2017)
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1041
identifier_str_mv LIMA, F. A. P. (2017)
url http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILAB
instname:Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
instacron:UNILAB
instname_str Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
instacron_str UNILAB
institution UNILAB
reponame_str Repositório Institucional da UNILAB
collection Repositório Institucional da UNILAB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1041/1/Francisco%20Andson%20da%20Paz%20Lima.pdf
http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1041/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 76ee7dbd30398d32b38e99ca17adcf8a
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797226456667914240