ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DAS DISCIPLINAS TRANSVERSAIS NOS CURSOS DE STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fornari, Aline
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Freitas, Maria do Carmo Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1540
Resumo: O presente artigo discute os fatores determinantes que contribuem para a evasão dos discentes em disciplinas transversais ofertadas pela Universidade Federal do Paraná. Classificada como descritiva, pois identifica e analisa os conceitos e suas relações, inerentes à gestão da informação na evasão no ensino superior. Quanto à natureza dos dados adota-se uma abordagem mista, baseada em uma revisão integrativa, e em relação ao delineamento, trata-se de um estudo de caso. Os resultados apontaram um padrão de comportamento dos estudantes evadidos na plataforma Moodle, bem como a existência de quatro perfis diferentes de alunos que evadem. Que culminaram na criação de uma sugestão de fluxo de melhoria para a plataforma e recomendações que visam contribuir com a coordenação, os professores e os tutores para que possam identificar com antecedência os fatores de evasão nas disciplinas transversais e realizar intervenções com decisões mais assertivas para minimizar os impactos causados pela evasão.
id UNIMES-1_4d1fb2cb449d9cfc2840cca2d23df8c1
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1540
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DAS DISCIPLINAS TRANSVERSAIS NOS CURSOS DE STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁEnsino; Educação; Educação a DistânciaPós-graduação; Evasão; Gestão da InformaçãoO presente artigo discute os fatores determinantes que contribuem para a evasão dos discentes em disciplinas transversais ofertadas pela Universidade Federal do Paraná. Classificada como descritiva, pois identifica e analisa os conceitos e suas relações, inerentes à gestão da informação na evasão no ensino superior. Quanto à natureza dos dados adota-se uma abordagem mista, baseada em uma revisão integrativa, e em relação ao delineamento, trata-se de um estudo de caso. Os resultados apontaram um padrão de comportamento dos estudantes evadidos na plataforma Moodle, bem como a existência de quatro perfis diferentes de alunos que evadem. Que culminaram na criação de uma sugestão de fluxo de melhoria para a plataforma e recomendações que visam contribuir com a coordenação, os professores e os tutores para que possam identificar com antecedência os fatores de evasão nas disciplinas transversais e realizar intervenções com decisões mais assertivas para minimizar os impactos causados pela evasão.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaÀ Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela concessão da bolsa de estudos no programa de mestrado em Gestão da Informação.Fornari, AlineFreitas, Maria do Carmo Duarte2024-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1540Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 28 (2023); 155-17419826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1540/1351https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1540/592Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-17T00:18:37Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1540Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-17T00:18:37Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DAS DISCIPLINAS TRANSVERSAIS NOS CURSOS DE STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
title ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DAS DISCIPLINAS TRANSVERSAIS NOS CURSOS DE STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
spellingShingle ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DAS DISCIPLINAS TRANSVERSAIS NOS CURSOS DE STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Fornari, Aline
Ensino; Educação; Educação a Distância
Pós-graduação; Evasão; Gestão da Informação
title_short ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DAS DISCIPLINAS TRANSVERSAIS NOS CURSOS DE STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
title_full ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DAS DISCIPLINAS TRANSVERSAIS NOS CURSOS DE STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
title_fullStr ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DAS DISCIPLINAS TRANSVERSAIS NOS CURSOS DE STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
title_full_unstemmed ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DAS DISCIPLINAS TRANSVERSAIS NOS CURSOS DE STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
title_sort ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DAS DISCIPLINAS TRANSVERSAIS NOS CURSOS DE STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
author Fornari, Aline
author_facet Fornari, Aline
Freitas, Maria do Carmo Duarte
author_role author
author2 Freitas, Maria do Carmo Duarte
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela concessão da bolsa de estudos no programa de mestrado em Gestão da Informação.
dc.contributor.author.fl_str_mv Fornari, Aline
Freitas, Maria do Carmo Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino; Educação; Educação a Distância
Pós-graduação; Evasão; Gestão da Informação
topic Ensino; Educação; Educação a Distância
Pós-graduação; Evasão; Gestão da Informação
description O presente artigo discute os fatores determinantes que contribuem para a evasão dos discentes em disciplinas transversais ofertadas pela Universidade Federal do Paraná. Classificada como descritiva, pois identifica e analisa os conceitos e suas relações, inerentes à gestão da informação na evasão no ensino superior. Quanto à natureza dos dados adota-se uma abordagem mista, baseada em uma revisão integrativa, e em relação ao delineamento, trata-se de um estudo de caso. Os resultados apontaram um padrão de comportamento dos estudantes evadidos na plataforma Moodle, bem como a existência de quatro perfis diferentes de alunos que evadem. Que culminaram na criação de uma sugestão de fluxo de melhoria para a plataforma e recomendações que visam contribuir com a coordenação, os professores e os tutores para que possam identificar com antecedência os fatores de evasão nas disciplinas transversais e realizar intervenções com decisões mais assertivas para minimizar os impactos causados pela evasão.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1540
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1540/1351
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1540/592
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 28 (2023); 155-174
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313273998704640