Um modelo avaliativo da excelência em gestão do conhecimento em um laboratório farmacêutico oficial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos dos Santos, Sandro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Souza Antunes, Adelaide Maria, Lima de Magalhães, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão e Projetos (GeP)
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/23009
Resumo: Muitas organizações reconhecem a importância e aplicam a Gestão do Conhecimento (GC) para melhorarem o desempenho de suas atividades e obterem vantagens competitivas. Nas organizações públicas, em geral, sua adoção representa utilizar um modelo de gestão voltado para melhoria do cumprimento de sua missão. Antes da implementação da GC, as organizações devem realizar uma análise prévia quanto aos aspectos relacionados à dinâmica do conhecimento interno. Neste contexto, este estudo teve como objetivo identificar o grau de maturidade em GC em um Laboratório Farmacêutico Oficial (LFO), englobando as atividades de produção de medicamentos, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e educação. Esta cadeia integra o cumprimento de sua missão institucional no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Este trabalho foi classificado como qualitativo e quantitativo, de natureza exploratório-descritiva e aplicada, por meio de um estudo de caso. A coleta dos dados se deu por meio de entrevistas, adaptado do modelo de instrumento de avaliação da GC proposto por Batista (2012) no contexto do LFO. Este instrumento foi aplicado desde a alta gestão até ao nível operacional da instituição. Os resultados alcançados demonstram que o LFO apresenta o grau de maturidade no Nível 2 (Iniciação), o que indica que se reconhece a necessidade de gerenciar o conhecimento e a importância da GC e seus benefícios, a partir da aplicação de práticas e técnicas que permitam a gestão adequada do conhecimento no universo explorado. A contribuição desta pesquisa se dá como subsídio no aprimoramento da gestão organizacional para os LFO, como forma célere de identificar lacunas e oportunidades existentes na gestão do conhecimento institucional, além de servir como modelo para aplicação em outras indústrias farmacêuticas. 
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spelling Um modelo avaliativo da excelência em gestão do conhecimento em um laboratório farmacêutico oficialAn evaluation model of excellence in knowledge management in an official pharmaceutical laboratoryGestão do conhecimento; Maturidade; Laboratório farmacêutico oficial; Indústria farmacêutica; Gestão da informação.Knowledge management; Maturity; Official pharmaceutical laboratory; Pharmaceutical industry; Information management.Muitas organizações reconhecem a importância e aplicam a Gestão do Conhecimento (GC) para melhorarem o desempenho de suas atividades e obterem vantagens competitivas. Nas organizações públicas, em geral, sua adoção representa utilizar um modelo de gestão voltado para melhoria do cumprimento de sua missão. Antes da implementação da GC, as organizações devem realizar uma análise prévia quanto aos aspectos relacionados à dinâmica do conhecimento interno. Neste contexto, este estudo teve como objetivo identificar o grau de maturidade em GC em um Laboratório Farmacêutico Oficial (LFO), englobando as atividades de produção de medicamentos, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e educação. Esta cadeia integra o cumprimento de sua missão institucional no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Este trabalho foi classificado como qualitativo e quantitativo, de natureza exploratório-descritiva e aplicada, por meio de um estudo de caso. A coleta dos dados se deu por meio de entrevistas, adaptado do modelo de instrumento de avaliação da GC proposto por Batista (2012) no contexto do LFO. Este instrumento foi aplicado desde a alta gestão até ao nível operacional da instituição. Os resultados alcançados demonstram que o LFO apresenta o grau de maturidade no Nível 2 (Iniciação), o que indica que se reconhece a necessidade de gerenciar o conhecimento e a importância da GC e seus benefícios, a partir da aplicação de práticas e técnicas que permitam a gestão adequada do conhecimento no universo explorado. A contribuição desta pesquisa se dá como subsídio no aprimoramento da gestão organizacional para os LFO, como forma célere de identificar lacunas e oportunidades existentes na gestão do conhecimento institucional, além de servir como modelo para aplicação em outras indústrias farmacêuticas. Many organizations recognize the importance and apply Knowledge Management (KM) to improve the performance of their activities and obtain competitive advantages. In public organizations, in general, its adoption represents the use of a management model aimed at improving the fulfillment of their mission. Before implementation of KM, organizations must perform a prior analysis of aspects related to the dynamics of internal knowledge. In this context, this study aimed to identify the degree of maturity in KM in an Official Pharmaceutical Laboratory (LFO – Brazilian term), encompassing the activities of drug production, scientific research, technological development and education. This chain is part of the fulfillment of its institutional mission in the Brazilian Unified Health System (SUS - Brazilian term). This work was classified as qualitative and quantitative, of exploratory-descriptive and applied nature, by means of a case study. Data collection took place through interviews, adapted from the model of KM assessment instrument proposed by Batista (2012) in the context of the LFO. This instrument was applied from the top management to the operational level of the institution. The results achieved demonstrate that the LFO presents the maturity degree at Level 2 (Initiation), which indicates that it recognizes the need to manage knowledge and the importance of KM and its benefits, from the application of practices and techniques that allow the appropriate management of knowledge in the universe explored. This research contributes to the improvement of organizational management for LFO, as a quick way to identify gaps and opportunities existing in the management of institutional knowledge, besides serving as a model for application in other pharmaceutical industries.Universidade Nove de Julho (Uninove)Bastos dos Santos, Sandrode Souza Antunes, Adelaide MariaLima de Magalhães, Jorge2022-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/gep/article/view/2300910.5585/gep.v13i3.23009Revista de Gestão e Projetos; v. 13, n. 3 (2022): (set./dez.); 69-962236-0972reponame:Revista Gestão e Projetos (GeP)instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEporhttps://periodicos.uninove.br/gep/article/view/23009/9955Direitos autorais 2022 Revista de Gestão e Projetoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-09T20:28:12Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/23009Revistahttps://periodicos.uninove.br/gepPRIhttps://periodicos.uninove.br/gep/oaigep@uninove.br || editor@revistagep.org || crismonteiro@uninove.br2236-09722236-0972opendoar:2022-12-09T20:28:12Revista Gestão e Projetos (GeP) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
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