AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ESTRESSE E DEPRESSÃO EM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scandolara, Thalita Basso
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Wietzikoski, Evellyn Claudia, Gerbasi, Adalberto Ramon V., Sato, Samantha Wietzikoski
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5262
Resumo: As elevadas mudanças nas estruturas sociais e familiares, cada vez mais complexas, bem como a necessidade de novas práticas de inclusão social e de integração escolar vêm exigindo cada vez mais do professor. Essa realidade pode desenvolver estresse, ansiedade e até mesmo depressão nos docentes. É necessário alertar os educadores sobre os perigos que essas enfermidades podem apresentar, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal, pois muitos desses profissionais são afastados justamente devido a essas doenças. Suspeita-se que indivíduos estressados estão mais propensos a desenvolver quadros depressivos, então este estudo verificou esta hipótese em professores da rede pública do sudoeste do Paraná. Foi realizado um estudo prospectivo, experimental e longitudinal, com o objetivo de detectar a percentagem de professores da rede pública que apresentam altos níveis de estresse e depressão e alertá-los sobre os problemas decorrentes destas patologias. Foram utilizados dois questionários validados de autopreenchimento para verificar a severidade de distúrbios psiquiátricos não psicóticos, relacionados ao estresse e depressão. Os escores obtidos a partir da somatória das questões respondidas pelos professores no questionário GHQ-12 e no Inventário de Beck foram analisados através dos testes de Kruskal-Wallis e quando possível por ANOVA de uma via, e foram considerados significantes quando o p < 0,05. Dos 106 professores participantes da pesquisa, 46,2% deles sofrem de algum nível de estresse psicossomático e 21,7% possuem características de depressão. Esses números demonstram a necessidade de uma maior visibilidade da questão e o auxílio a esses profissionais, procurando melhorar a qualidade de vida dessa categoria profissional.
id UNIPAR-1_822ab385594fc1743fa012e4abaabce4
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/5262
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ESTRESSE E DEPRESSÃO EM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO - PRAs elevadas mudanças nas estruturas sociais e familiares, cada vez mais complexas, bem como a necessidade de novas práticas de inclusão social e de integração escolar vêm exigindo cada vez mais do professor. Essa realidade pode desenvolver estresse, ansiedade e até mesmo depressão nos docentes. É necessário alertar os educadores sobre os perigos que essas enfermidades podem apresentar, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal, pois muitos desses profissionais são afastados justamente devido a essas doenças. Suspeita-se que indivíduos estressados estão mais propensos a desenvolver quadros depressivos, então este estudo verificou esta hipótese em professores da rede pública do sudoeste do Paraná. Foi realizado um estudo prospectivo, experimental e longitudinal, com o objetivo de detectar a percentagem de professores da rede pública que apresentam altos níveis de estresse e depressão e alertá-los sobre os problemas decorrentes destas patologias. Foram utilizados dois questionários validados de autopreenchimento para verificar a severidade de distúrbios psiquiátricos não psicóticos, relacionados ao estresse e depressão. Os escores obtidos a partir da somatória das questões respondidas pelos professores no questionário GHQ-12 e no Inventário de Beck foram analisados através dos testes de Kruskal-Wallis e quando possível por ANOVA de uma via, e foram considerados significantes quando o p < 0,05. Dos 106 professores participantes da pesquisa, 46,2% deles sofrem de algum nível de estresse psicossomático e 21,7% possuem características de depressão. Esses números demonstram a necessidade de uma maior visibilidade da questão e o auxílio a esses profissionais, procurando melhorar a qualidade de vida dessa categoria profissional.UNIPAR2015-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/526210.25110/arqsaude.v19i1.2015.5262Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 19 n. 1 (2015)1982-114X10.25110/arqsaude.v19i1.2015reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5262/3035Scandolara, Thalita BassoWietzikoski, Evellyn ClaudiaGerbasi, Adalberto Ramon V.Sato, Samantha Wietzikoskiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-06T14:30:09Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/5262Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2017-07-06T14:30:09Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ESTRESSE E DEPRESSÃO EM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO - PR
title AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ESTRESSE E DEPRESSÃO EM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO - PR
spellingShingle AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ESTRESSE E DEPRESSÃO EM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO - PR
Scandolara, Thalita Basso
title_short AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ESTRESSE E DEPRESSÃO EM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO - PR
title_full AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ESTRESSE E DEPRESSÃO EM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO - PR
title_fullStr AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ESTRESSE E DEPRESSÃO EM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO - PR
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ESTRESSE E DEPRESSÃO EM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO - PR
title_sort AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ESTRESSE E DEPRESSÃO EM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO - PR
author Scandolara, Thalita Basso
author_facet Scandolara, Thalita Basso
Wietzikoski, Evellyn Claudia
Gerbasi, Adalberto Ramon V.
Sato, Samantha Wietzikoski
author_role author
author2 Wietzikoski, Evellyn Claudia
Gerbasi, Adalberto Ramon V.
Sato, Samantha Wietzikoski
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scandolara, Thalita Basso
Wietzikoski, Evellyn Claudia
Gerbasi, Adalberto Ramon V.
Sato, Samantha Wietzikoski
description As elevadas mudanças nas estruturas sociais e familiares, cada vez mais complexas, bem como a necessidade de novas práticas de inclusão social e de integração escolar vêm exigindo cada vez mais do professor. Essa realidade pode desenvolver estresse, ansiedade e até mesmo depressão nos docentes. É necessário alertar os educadores sobre os perigos que essas enfermidades podem apresentar, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal, pois muitos desses profissionais são afastados justamente devido a essas doenças. Suspeita-se que indivíduos estressados estão mais propensos a desenvolver quadros depressivos, então este estudo verificou esta hipótese em professores da rede pública do sudoeste do Paraná. Foi realizado um estudo prospectivo, experimental e longitudinal, com o objetivo de detectar a percentagem de professores da rede pública que apresentam altos níveis de estresse e depressão e alertá-los sobre os problemas decorrentes destas patologias. Foram utilizados dois questionários validados de autopreenchimento para verificar a severidade de distúrbios psiquiátricos não psicóticos, relacionados ao estresse e depressão. Os escores obtidos a partir da somatória das questões respondidas pelos professores no questionário GHQ-12 e no Inventário de Beck foram analisados através dos testes de Kruskal-Wallis e quando possível por ANOVA de uma via, e foram considerados significantes quando o p < 0,05. Dos 106 professores participantes da pesquisa, 46,2% deles sofrem de algum nível de estresse psicossomático e 21,7% possuem características de depressão. Esses números demonstram a necessidade de uma maior visibilidade da questão e o auxílio a esses profissionais, procurando melhorar a qualidade de vida dessa categoria profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5262
10.25110/arqsaude.v19i1.2015.5262
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5262
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v19i1.2015.5262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5262/3035
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 19 n. 1 (2015)
1982-114X
10.25110/arqsaude.v19i1.2015
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1787894940367323136