EFETIVIDADE DA SIMULAÇÃO VIRTUAL NO ENSINO DE ENFERMAGEM PARA APRENDER O RACIOCÍNIO CLÍNICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Rogério Cruz
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sousa, Francisco Meneses, Siqueira, Francisléia Falcão França Santos, de Alencar, Isnayara da Rocha, Rolim, Nivya Carla de Oliveira Pereira, Coutinho, Nair Portela Silva, Fernandes, Renata Pinheiro Pedra, Ribeiro, Jéssica Maria Silva, Lages, Maria Gizelda Gomes, Reis, Luana Dourado Jinkings, dos Santos, Caroline Jordana Azevedo, Soares, Liane Batista da Cruz, da Silva, Wenderson Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10211
Resumo: Introdução: Nas duas últimas décadas, os meios de ensino vêm mudando na área da saúde, no qual o ensino tradicional já não é capaz de suprir as necessidades atuais. Assim, a simulação virtual passou a ter um papel fundamental na educação superior de enfermagem, sendo um meio ativo de aprendizado. Objetivo: Analisar na literatura científica a efetividade da simulação virtual no ensino de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa da literatura. Resultados: 10 artigos foram incluídos nesta revisão, a maior parte com abordagem quantitativa dos dados, publicados no ano de 2021, todos estavam na língua inglesa, houve predomínio de estudos realizados na Coreia do Sul e Estados Unidos, sendo a maioria estudos transversais em que todos os estudos recomendavam (grau de recomendação “A”) o uso da simulação virtual para o ensino de enfermagem. Conclusão: A simulação virtual no ensino de enfermagem tem potencial para melhorar a retenção do conhecimento e o raciocínio clínico numa fase inicial e ao longo do tempo, e aumenta a satisfação com a experiência de aprendizagem entre os estudantes de enfermagem. 
id UNIPAR-1_a3db5a4288d46061dfb4fb7bf29e0b6e
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10211
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling EFETIVIDADE DA SIMULAÇÃO VIRTUAL NO ENSINO DE ENFERMAGEM PARA APRENDER O RACIOCÍNIO CLÍNICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVAEducaçãoEnfermagemTreinamento por SimulaçãoEfetividadeIntrodução: Nas duas últimas décadas, os meios de ensino vêm mudando na área da saúde, no qual o ensino tradicional já não é capaz de suprir as necessidades atuais. Assim, a simulação virtual passou a ter um papel fundamental na educação superior de enfermagem, sendo um meio ativo de aprendizado. Objetivo: Analisar na literatura científica a efetividade da simulação virtual no ensino de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa da literatura. Resultados: 10 artigos foram incluídos nesta revisão, a maior parte com abordagem quantitativa dos dados, publicados no ano de 2021, todos estavam na língua inglesa, houve predomínio de estudos realizados na Coreia do Sul e Estados Unidos, sendo a maioria estudos transversais em que todos os estudos recomendavam (grau de recomendação “A”) o uso da simulação virtual para o ensino de enfermagem. Conclusão: A simulação virtual no ensino de enfermagem tem potencial para melhorar a retenção do conhecimento e o raciocínio clínico numa fase inicial e ao longo do tempo, e aumenta a satisfação com a experiência de aprendizagem entre os estudantes de enfermagem. UNIPAR2023-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1021110.25110/arqsaude.v27i8.2023-031Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 8 (2023); 4655-46691982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10211/5049Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Rogério CruzSousa, Francisco MenesesSiqueira, Francisléia Falcão França Santos de Alencar, Isnayara da RochaRolim, Nivya Carla de Oliveira PereiraCoutinho, Nair Portela Silva Fernandes, Renata Pinheiro PedraRibeiro, Jéssica Maria SilvaLages, Maria Gizelda Gomes Reis, Luana Dourado Jinkingsdos Santos, Caroline Jordana AzevedoSoares, Liane Batista da Cruzda Silva, Wenderson Costa2023-08-18T18:16:52Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10211Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2023-08-18T18:16:52Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv EFETIVIDADE DA SIMULAÇÃO VIRTUAL NO ENSINO DE ENFERMAGEM PARA APRENDER O RACIOCÍNIO CLÍNICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title EFETIVIDADE DA SIMULAÇÃO VIRTUAL NO ENSINO DE ENFERMAGEM PARA APRENDER O RACIOCÍNIO CLÍNICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
spellingShingle EFETIVIDADE DA SIMULAÇÃO VIRTUAL NO ENSINO DE ENFERMAGEM PARA APRENDER O RACIOCÍNIO CLÍNICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Mendes, Rogério Cruz
Educação
Enfermagem
Treinamento por Simulação
Efetividade
title_short EFETIVIDADE DA SIMULAÇÃO VIRTUAL NO ENSINO DE ENFERMAGEM PARA APRENDER O RACIOCÍNIO CLÍNICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_full EFETIVIDADE DA SIMULAÇÃO VIRTUAL NO ENSINO DE ENFERMAGEM PARA APRENDER O RACIOCÍNIO CLÍNICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_fullStr EFETIVIDADE DA SIMULAÇÃO VIRTUAL NO ENSINO DE ENFERMAGEM PARA APRENDER O RACIOCÍNIO CLÍNICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_full_unstemmed EFETIVIDADE DA SIMULAÇÃO VIRTUAL NO ENSINO DE ENFERMAGEM PARA APRENDER O RACIOCÍNIO CLÍNICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_sort EFETIVIDADE DA SIMULAÇÃO VIRTUAL NO ENSINO DE ENFERMAGEM PARA APRENDER O RACIOCÍNIO CLÍNICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
author Mendes, Rogério Cruz
author_facet Mendes, Rogério Cruz
Sousa, Francisco Meneses
Siqueira, Francisléia Falcão França Santos
de Alencar, Isnayara da Rocha
Rolim, Nivya Carla de Oliveira Pereira
Coutinho, Nair Portela Silva
Fernandes, Renata Pinheiro Pedra
Ribeiro, Jéssica Maria Silva
Lages, Maria Gizelda Gomes
Reis, Luana Dourado Jinkings
dos Santos, Caroline Jordana Azevedo
Soares, Liane Batista da Cruz
da Silva, Wenderson Costa
author_role author
author2 Sousa, Francisco Meneses
Siqueira, Francisléia Falcão França Santos
de Alencar, Isnayara da Rocha
Rolim, Nivya Carla de Oliveira Pereira
Coutinho, Nair Portela Silva
Fernandes, Renata Pinheiro Pedra
Ribeiro, Jéssica Maria Silva
Lages, Maria Gizelda Gomes
Reis, Luana Dourado Jinkings
dos Santos, Caroline Jordana Azevedo
Soares, Liane Batista da Cruz
da Silva, Wenderson Costa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Rogério Cruz
Sousa, Francisco Meneses
Siqueira, Francisléia Falcão França Santos
de Alencar, Isnayara da Rocha
Rolim, Nivya Carla de Oliveira Pereira
Coutinho, Nair Portela Silva
Fernandes, Renata Pinheiro Pedra
Ribeiro, Jéssica Maria Silva
Lages, Maria Gizelda Gomes
Reis, Luana Dourado Jinkings
dos Santos, Caroline Jordana Azevedo
Soares, Liane Batista da Cruz
da Silva, Wenderson Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Enfermagem
Treinamento por Simulação
Efetividade
topic Educação
Enfermagem
Treinamento por Simulação
Efetividade
description Introdução: Nas duas últimas décadas, os meios de ensino vêm mudando na área da saúde, no qual o ensino tradicional já não é capaz de suprir as necessidades atuais. Assim, a simulação virtual passou a ter um papel fundamental na educação superior de enfermagem, sendo um meio ativo de aprendizado. Objetivo: Analisar na literatura científica a efetividade da simulação virtual no ensino de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa da literatura. Resultados: 10 artigos foram incluídos nesta revisão, a maior parte com abordagem quantitativa dos dados, publicados no ano de 2021, todos estavam na língua inglesa, houve predomínio de estudos realizados na Coreia do Sul e Estados Unidos, sendo a maioria estudos transversais em que todos os estudos recomendavam (grau de recomendação “A”) o uso da simulação virtual para o ensino de enfermagem. Conclusão: A simulação virtual no ensino de enfermagem tem potencial para melhorar a retenção do conhecimento e o raciocínio clínico numa fase inicial e ao longo do tempo, e aumenta a satisfação com a experiência de aprendizagem entre os estudantes de enfermagem. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10211
10.25110/arqsaude.v27i8.2023-031
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10211
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v27i8.2023-031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10211/5049
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 8 (2023); 4655-4669
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218857476980736