Estratégia de zombaria: o humor ressignificado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Diego de Lemos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3299
Resumo: Com este trabalho buscamos estudar a transformação do papel desenvolvido pelo garoto propaganda em publicidades televisivas. Para isso, através de um aprofundamento nos estudos a cerca da publicidade, através de Predebon (2012) e das estratégias publicitárias, de acordo com as concepções de Lupetti (2007), Silveira (2009) e Propp (1992), concentramos conhecimentos que vieram a contribuir em nossa análise. Foram analisados quatro comerciais televisivos veiculados na televisão aberta brasileira entre o mês de agosto de 2010 e o mês de agosto de 2011, cujas narrativas apresentavam os seus garotos propaganda de uma forma diferente da que se costumava a utilizar. Em nossa análise, buscamos verificar quais as estratégias presentes nas narrativas destes comerciais são ressignificadas para que aconteça a transformação no papel do garoto propaganda, com relação a sua função tradicional. Ao final deste estudo chegamos à conclusão de que a estratégia publicitária ressignificada nos casos analisados é a estratégia do humor.
id UNIP_1573339bf9b3daa5b6f605f0dd2470d9
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3299
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Santor, Fernando Silvahttp://lattes.cnpq.br/7591838935545985Feitosa, Sara AlvesSalbego, Juliana Zaninihttp://lattes.cnpq.br/1504569933099072http://lattes.cnpq.br/5451869210045387http://lattes.cnpq.br/0004600993120325Rodrigues, Diego de Lemos2018-08-30T17:02:07Z2018-08-30T17:02:07Z2013-10-17RODRIGUES, Diego de Lemos. Estratégia de zombaria: o humor ressignificado. 2013. 75p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2013.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3299Com este trabalho buscamos estudar a transformação do papel desenvolvido pelo garoto propaganda em publicidades televisivas. Para isso, através de um aprofundamento nos estudos a cerca da publicidade, através de Predebon (2012) e das estratégias publicitárias, de acordo com as concepções de Lupetti (2007), Silveira (2009) e Propp (1992), concentramos conhecimentos que vieram a contribuir em nossa análise. Foram analisados quatro comerciais televisivos veiculados na televisão aberta brasileira entre o mês de agosto de 2010 e o mês de agosto de 2011, cujas narrativas apresentavam os seus garotos propaganda de uma forma diferente da que se costumava a utilizar. Em nossa análise, buscamos verificar quais as estratégias presentes nas narrativas destes comerciais são ressignificadas para que aconteça a transformação no papel do garoto propaganda, com relação a sua função tradicional. Ao final deste estudo chegamos à conclusão de que a estratégia publicitária ressignificada nos casos analisados é a estratégia do humor.With this work we study the transformation of the role played by pitchman in television commercials. For this, by further studies about the advertising through Predebon (2012) and advertising strategies, according to the concepts of Lupetti (2007), Silveira (2009) Propp (1992), who came to knowledge concentrated contributing in our analysis. We analyzed four television commercials aired on television Brazilian open between the month of August 2010 and August 2011, whose stories had their poster child in a different way from what they used to use. In our analysis, we seek to determine which strategies present in the narratives of these commercials are resignified to happen the transformation in the role of poster boy , with respect to their traditional role . At the end of this study we conclude that the advertising strategy resignified cases analyzed is the strategy of humor.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPropagandaPublicidadeModelos (Pessoas)Humor (Psicologia)Estrategia (Filosofia)AdvertisingPublicityEstratégia de zombaria: o humor ressignificadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALDIEGO DE LEMOS RODRIGUES 2013.pdfDIEGO DE LEMOS RODRIGUES 2013.pdfapplication/pdf1780405https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3299/1/DIEGO%20DE%20LEMOS%20RODRIGUES%202013.pdf5e182a1ef22cbfd4669277f5edddf8daMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3299/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTDIEGO DE LEMOS RODRIGUES 2013.pdf.txtDIEGO DE LEMOS RODRIGUES 2013.pdf.txtExtracted texttext/plain145854https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3299/3/DIEGO%20DE%20LEMOS%20RODRIGUES%202013.pdf.txt1242b74a3b9a8405c5dafbe2fafc14a9MD53riu/32992018-08-31 03:00:23.06oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3299TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-08-31T06:00:23Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégia de zombaria: o humor ressignificado
title Estratégia de zombaria: o humor ressignificado
spellingShingle Estratégia de zombaria: o humor ressignificado
Rodrigues, Diego de Lemos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Propaganda
Publicidade
Modelos (Pessoas)
Humor (Psicologia)
Estrategia (Filosofia)
Advertising
Publicity
title_short Estratégia de zombaria: o humor ressignificado
title_full Estratégia de zombaria: o humor ressignificado
title_fullStr Estratégia de zombaria: o humor ressignificado
title_full_unstemmed Estratégia de zombaria: o humor ressignificado
title_sort Estratégia de zombaria: o humor ressignificado
author Rodrigues, Diego de Lemos
author_facet Rodrigues, Diego de Lemos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santor, Fernando Silva
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7591838935545985
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Feitosa, Sara Alves
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Salbego, Juliana Zanini
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1504569933099072
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5451869210045387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0004600993120325
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Diego de Lemos
contributor_str_mv Santor, Fernando Silva
Feitosa, Sara Alves
Salbego, Juliana Zanini
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Propaganda
Publicidade
Modelos (Pessoas)
Humor (Psicologia)
Estrategia (Filosofia)
Advertising
Publicity
dc.subject.por.fl_str_mv Propaganda
Publicidade
Modelos (Pessoas)
Humor (Psicologia)
Estrategia (Filosofia)
Advertising
Publicity
description Com este trabalho buscamos estudar a transformação do papel desenvolvido pelo garoto propaganda em publicidades televisivas. Para isso, através de um aprofundamento nos estudos a cerca da publicidade, através de Predebon (2012) e das estratégias publicitárias, de acordo com as concepções de Lupetti (2007), Silveira (2009) e Propp (1992), concentramos conhecimentos que vieram a contribuir em nossa análise. Foram analisados quatro comerciais televisivos veiculados na televisão aberta brasileira entre o mês de agosto de 2010 e o mês de agosto de 2011, cujas narrativas apresentavam os seus garotos propaganda de uma forma diferente da que se costumava a utilizar. Em nossa análise, buscamos verificar quais as estratégias presentes nas narrativas destes comerciais são ressignificadas para que aconteça a transformação no papel do garoto propaganda, com relação a sua função tradicional. Ao final deste estudo chegamos à conclusão de que a estratégia publicitária ressignificada nos casos analisados é a estratégia do humor.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-30T17:02:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-30T17:02:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Diego de Lemos. Estratégia de zombaria: o humor ressignificado. 2013. 75p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3299
identifier_str_mv RODRIGUES, Diego de Lemos. Estratégia de zombaria: o humor ressignificado. 2013. 75p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2013.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3299/1/DIEGO%20DE%20LEMOS%20RODRIGUES%202013.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3299/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3299/3/DIEGO%20DE%20LEMOS%20RODRIGUES%202013.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e182a1ef22cbfd4669277f5edddf8da
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
1242b74a3b9a8405c5dafbe2fafc14a9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1797224951896342528