Estratégia de zombaria: o humor ressignificado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3299 |
Resumo: | Com este trabalho buscamos estudar a transformação do papel desenvolvido pelo garoto propaganda em publicidades televisivas. Para isso, através de um aprofundamento nos estudos a cerca da publicidade, através de Predebon (2012) e das estratégias publicitárias, de acordo com as concepções de Lupetti (2007), Silveira (2009) e Propp (1992), concentramos conhecimentos que vieram a contribuir em nossa análise. Foram analisados quatro comerciais televisivos veiculados na televisão aberta brasileira entre o mês de agosto de 2010 e o mês de agosto de 2011, cujas narrativas apresentavam os seus garotos propaganda de uma forma diferente da que se costumava a utilizar. Em nossa análise, buscamos verificar quais as estratégias presentes nas narrativas destes comerciais são ressignificadas para que aconteça a transformação no papel do garoto propaganda, com relação a sua função tradicional. Ao final deste estudo chegamos à conclusão de que a estratégia publicitária ressignificada nos casos analisados é a estratégia do humor. |
id |
UNIP_1573339bf9b3daa5b6f605f0dd2470d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3299 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Santor, Fernando Silvahttp://lattes.cnpq.br/7591838935545985Feitosa, Sara AlvesSalbego, Juliana Zaninihttp://lattes.cnpq.br/1504569933099072http://lattes.cnpq.br/5451869210045387http://lattes.cnpq.br/0004600993120325Rodrigues, Diego de Lemos2018-08-30T17:02:07Z2018-08-30T17:02:07Z2013-10-17RODRIGUES, Diego de Lemos. Estratégia de zombaria: o humor ressignificado. 2013. 75p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2013.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3299Com este trabalho buscamos estudar a transformação do papel desenvolvido pelo garoto propaganda em publicidades televisivas. Para isso, através de um aprofundamento nos estudos a cerca da publicidade, através de Predebon (2012) e das estratégias publicitárias, de acordo com as concepções de Lupetti (2007), Silveira (2009) e Propp (1992), concentramos conhecimentos que vieram a contribuir em nossa análise. Foram analisados quatro comerciais televisivos veiculados na televisão aberta brasileira entre o mês de agosto de 2010 e o mês de agosto de 2011, cujas narrativas apresentavam os seus garotos propaganda de uma forma diferente da que se costumava a utilizar. Em nossa análise, buscamos verificar quais as estratégias presentes nas narrativas destes comerciais são ressignificadas para que aconteça a transformação no papel do garoto propaganda, com relação a sua função tradicional. Ao final deste estudo chegamos à conclusão de que a estratégia publicitária ressignificada nos casos analisados é a estratégia do humor.With this work we study the transformation of the role played by pitchman in television commercials. For this, by further studies about the advertising through Predebon (2012) and advertising strategies, according to the concepts of Lupetti (2007), Silveira (2009) Propp (1992), who came to knowledge concentrated contributing in our analysis. We analyzed four television commercials aired on television Brazilian open between the month of August 2010 and August 2011, whose stories had their poster child in a different way from what they used to use. In our analysis, we seek to determine which strategies present in the narratives of these commercials are resignified to happen the transformation in the role of poster boy , with respect to their traditional role . At the end of this study we conclude that the advertising strategy resignified cases analyzed is the strategy of humor.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPropagandaPublicidadeModelos (Pessoas)Humor (Psicologia)Estrategia (Filosofia)AdvertisingPublicityEstratégia de zombaria: o humor ressignificadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALDIEGO DE LEMOS RODRIGUES 2013.pdfDIEGO DE LEMOS RODRIGUES 2013.pdfapplication/pdf1780405https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3299/1/DIEGO%20DE%20LEMOS%20RODRIGUES%202013.pdf5e182a1ef22cbfd4669277f5edddf8daMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3299/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTDIEGO DE LEMOS RODRIGUES 2013.pdf.txtDIEGO DE LEMOS RODRIGUES 2013.pdf.txtExtracted texttext/plain145854https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3299/3/DIEGO%20DE%20LEMOS%20RODRIGUES%202013.pdf.txt1242b74a3b9a8405c5dafbe2fafc14a9MD53riu/32992018-08-31 03:00:23.06oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-08-31T06:00:23Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégia de zombaria: o humor ressignificado |
title |
Estratégia de zombaria: o humor ressignificado |
spellingShingle |
Estratégia de zombaria: o humor ressignificado Rodrigues, Diego de Lemos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Propaganda Publicidade Modelos (Pessoas) Humor (Psicologia) Estrategia (Filosofia) Advertising Publicity |
title_short |
Estratégia de zombaria: o humor ressignificado |
title_full |
Estratégia de zombaria: o humor ressignificado |
title_fullStr |
Estratégia de zombaria: o humor ressignificado |
title_full_unstemmed |
Estratégia de zombaria: o humor ressignificado |
title_sort |
Estratégia de zombaria: o humor ressignificado |
author |
Rodrigues, Diego de Lemos |
author_facet |
Rodrigues, Diego de Lemos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santor, Fernando Silva |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7591838935545985 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Feitosa, Sara Alves |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Salbego, Juliana Zanini |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1504569933099072 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5451869210045387 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0004600993120325 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Diego de Lemos |
contributor_str_mv |
Santor, Fernando Silva Feitosa, Sara Alves Salbego, Juliana Zanini |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Propaganda Publicidade Modelos (Pessoas) Humor (Psicologia) Estrategia (Filosofia) Advertising Publicity |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Propaganda Publicidade Modelos (Pessoas) Humor (Psicologia) Estrategia (Filosofia) Advertising Publicity |
description |
Com este trabalho buscamos estudar a transformação do papel desenvolvido pelo garoto propaganda em publicidades televisivas. Para isso, através de um aprofundamento nos estudos a cerca da publicidade, através de Predebon (2012) e das estratégias publicitárias, de acordo com as concepções de Lupetti (2007), Silveira (2009) e Propp (1992), concentramos conhecimentos que vieram a contribuir em nossa análise. Foram analisados quatro comerciais televisivos veiculados na televisão aberta brasileira entre o mês de agosto de 2010 e o mês de agosto de 2011, cujas narrativas apresentavam os seus garotos propaganda de uma forma diferente da que se costumava a utilizar. Em nossa análise, buscamos verificar quais as estratégias presentes nas narrativas destes comerciais são ressignificadas para que aconteça a transformação no papel do garoto propaganda, com relação a sua função tradicional. Ao final deste estudo chegamos à conclusão de que a estratégia publicitária ressignificada nos casos analisados é a estratégia do humor. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-30T17:02:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-30T17:02:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUES, Diego de Lemos. Estratégia de zombaria: o humor ressignificado. 2013. 75p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3299 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Diego de Lemos. Estratégia de zombaria: o humor ressignificado. 2013. 75p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2013. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus São Borja |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3299/1/DIEGO%20DE%20LEMOS%20RODRIGUES%202013.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3299/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3299/3/DIEGO%20DE%20LEMOS%20RODRIGUES%202013.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5e182a1ef22cbfd4669277f5edddf8da 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 1242b74a3b9a8405c5dafbe2fafc14a9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1797224951896342528 |