TRADIÇÃO ORAL E TRADIÇÃO ESCRITA: UMA ANÁLISE TEXTUAL DE NARRATIVA POPULAR DA REGIÃO AMAZÔNICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Viviane Braz
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Vegini, Valdir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/922
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo: a) descrever e analisar uma narrativa popular de cunho oral e escrito sob o ponto de vista dos conhecimentos da Linguística Textual, com enfoque nos mecanismos de textualidade utilizados pela informante; b) mostrar uma análise linguística textual sem a pretensão de torná-la única, mas com a intenção de contribuir para possíveis olhares críticos nas marcas linguísticas de um texto narrativo popular. O foco da análise linguística levou em conta os fatores lingüísticos da coesão, da coerência e o extralinguístico da intertextualidade com base teórica em autores como Beaugrande & Dressler (1981), Bayard (1957), Cardoso (2003), Costa Val (1999), Fávero e Koch (2008), Koch e Travaglia (1996), Kristeva (1986, 1974), entre outros. O corpus da pesquisa contém uma narrativa popular contada e escrita por uma informante de cinquenta e oito (58) anos, nascida e criada no município de Humaitá-AM. Da análise linguística, propriamente dita, verificou-se uma maior incidência de recursos de coesão referencial e coesão sequencial, coerência interna e coerência externa e intertextualidade implícita. Ao par disso, constatou-se a importância do resgate das narrativas orais e escritas existentes no imaginário popular como meio de comunicação, informação e conhecimento da memória e da cultura de um determinado povo. Observou-se também que as narrativas populares orais e escritas constituem um material riquíssimo para análise textual uma vez que, para a sua produção, são utilizadas diversas formas de linguagem que se entrelaçam e produzem um mosaico de efeitos e sentidos inesperados.
id UNIR-2_293b7cf7967167777b4e435c70050729
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/922
network_acronym_str UNIR-2
network_name_str Labirinto (Porto Velho)
repository_id_str
spelling TRADIÇÃO ORAL E TRADIÇÃO ESCRITA: UMA ANÁLISE TEXTUAL DE NARRATIVA POPULAR DA REGIÃO AMAZÔNICALinguística TextualNarrativa Popular Oral e EscritaCoesãoCoerência e IntertextualidadeTextualidade O presente trabalho teve por objetivo: a) descrever e analisar uma narrativa popular de cunho oral e escrito sob o ponto de vista dos conhecimentos da Linguística Textual, com enfoque nos mecanismos de textualidade utilizados pela informante; b) mostrar uma análise linguística textual sem a pretensão de torná-la única, mas com a intenção de contribuir para possíveis olhares críticos nas marcas linguísticas de um texto narrativo popular. O foco da análise linguística levou em conta os fatores lingüísticos da coesão, da coerência e o extralinguístico da intertextualidade com base teórica em autores como Beaugrande & Dressler (1981), Bayard (1957), Cardoso (2003), Costa Val (1999), Fávero e Koch (2008), Koch e Travaglia (1996), Kristeva (1986, 1974), entre outros. O corpus da pesquisa contém uma narrativa popular contada e escrita por uma informante de cinquenta e oito (58) anos, nascida e criada no município de Humaitá-AM. Da análise linguística, propriamente dita, verificou-se uma maior incidência de recursos de coesão referencial e coesão sequencial, coerência interna e coerência externa e intertextualidade implícita. Ao par disso, constatou-se a importância do resgate das narrativas orais e escritas existentes no imaginário popular como meio de comunicação, informação e conhecimento da memória e da cultura de um determinado povo. Observou-se também que as narrativas populares orais e escritas constituem um material riquíssimo para análise textual uma vez que, para a sua produção, são utilizadas diversas formas de linguagem que se entrelaçam e produzem um mosaico de efeitos e sentidos inesperados. PROPESQ2010-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/922Revista Labirinto (UNIR); v. 13 (2010): Jan.-June; 120-1341519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/922/908Nogueira, Viviane BrazVegini, Valdirinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-03T22:09:46Zoai:periodicos.unir.br:article/922Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2020-07-03T22:09:46Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv TRADIÇÃO ORAL E TRADIÇÃO ESCRITA: UMA ANÁLISE TEXTUAL DE NARRATIVA POPULAR DA REGIÃO AMAZÔNICA
title TRADIÇÃO ORAL E TRADIÇÃO ESCRITA: UMA ANÁLISE TEXTUAL DE NARRATIVA POPULAR DA REGIÃO AMAZÔNICA
spellingShingle TRADIÇÃO ORAL E TRADIÇÃO ESCRITA: UMA ANÁLISE TEXTUAL DE NARRATIVA POPULAR DA REGIÃO AMAZÔNICA
Nogueira, Viviane Braz
Linguística Textual
Narrativa Popular Oral e Escrita
Coesão
Coerência e Intertextualidade
Textualidade
title_short TRADIÇÃO ORAL E TRADIÇÃO ESCRITA: UMA ANÁLISE TEXTUAL DE NARRATIVA POPULAR DA REGIÃO AMAZÔNICA
title_full TRADIÇÃO ORAL E TRADIÇÃO ESCRITA: UMA ANÁLISE TEXTUAL DE NARRATIVA POPULAR DA REGIÃO AMAZÔNICA
title_fullStr TRADIÇÃO ORAL E TRADIÇÃO ESCRITA: UMA ANÁLISE TEXTUAL DE NARRATIVA POPULAR DA REGIÃO AMAZÔNICA
title_full_unstemmed TRADIÇÃO ORAL E TRADIÇÃO ESCRITA: UMA ANÁLISE TEXTUAL DE NARRATIVA POPULAR DA REGIÃO AMAZÔNICA
title_sort TRADIÇÃO ORAL E TRADIÇÃO ESCRITA: UMA ANÁLISE TEXTUAL DE NARRATIVA POPULAR DA REGIÃO AMAZÔNICA
author Nogueira, Viviane Braz
author_facet Nogueira, Viviane Braz
Vegini, Valdir
author_role author
author2 Vegini, Valdir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Viviane Braz
Vegini, Valdir
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística Textual
Narrativa Popular Oral e Escrita
Coesão
Coerência e Intertextualidade
Textualidade
topic Linguística Textual
Narrativa Popular Oral e Escrita
Coesão
Coerência e Intertextualidade
Textualidade
description O presente trabalho teve por objetivo: a) descrever e analisar uma narrativa popular de cunho oral e escrito sob o ponto de vista dos conhecimentos da Linguística Textual, com enfoque nos mecanismos de textualidade utilizados pela informante; b) mostrar uma análise linguística textual sem a pretensão de torná-la única, mas com a intenção de contribuir para possíveis olhares críticos nas marcas linguísticas de um texto narrativo popular. O foco da análise linguística levou em conta os fatores lingüísticos da coesão, da coerência e o extralinguístico da intertextualidade com base teórica em autores como Beaugrande & Dressler (1981), Bayard (1957), Cardoso (2003), Costa Val (1999), Fávero e Koch (2008), Koch e Travaglia (1996), Kristeva (1986, 1974), entre outros. O corpus da pesquisa contém uma narrativa popular contada e escrita por uma informante de cinquenta e oito (58) anos, nascida e criada no município de Humaitá-AM. Da análise linguística, propriamente dita, verificou-se uma maior incidência de recursos de coesão referencial e coesão sequencial, coerência interna e coerência externa e intertextualidade implícita. Ao par disso, constatou-se a importância do resgate das narrativas orais e escritas existentes no imaginário popular como meio de comunicação, informação e conhecimento da memória e da cultura de um determinado povo. Observou-se também que as narrativas populares orais e escritas constituem um material riquíssimo para análise textual uma vez que, para a sua produção, são utilizadas diversas formas de linguagem que se entrelaçam e produzem um mosaico de efeitos e sentidos inesperados.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/922
url https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/922/908
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labirinto (UNIR); v. 13 (2010): Jan.-June; 120-134
1519-6674
reponame:Labirinto (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Labirinto (Porto Velho)
collection Labirinto (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv ||labirinto@unir.br
_version_ 1800219449943392256