The nursing professionals’ engagement to educational practices / Adesão dos profissionais de enfermagem às práticas educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6923 |
Resumo: | Objetivo: Compreender as causas que levam a não adesão dos profissionais de enfermagem às capacitações realizadas no hospital. Métodos: Estudo de caráter exploratório-descritivo, do tipo transversal e de cunho qualitativo, realizado com profissionais de enfermagem de uma clínica de hospital de Belém-Pa por meio de questionários. Resultados: O total da população deste estudo é composta de 25 funcionários: 5 enfermeiros, 11 técnicos de enfermagem, 8 auxiliares de enfermagem. Após a análise dos questionários, identificou-se 3 categorias: Conclusão: Os resultados demonstram a necessidade de se adaptar as práticas da Educação Permanente em Saúde a realidade do profissional e da instituição. É importante salientar que apesar das dificuldades enfrentadas pelos profissionais, eles compreendem a importância da Educação Permanente, isso demostra relevância deste estudo, pois percebendo o porquê das causas da não adesão pode-se trabalhar em medidas que reduzam a dispersão do profissional de enfermagem nas atividades educativas no local de trabalho. |
id |
UNIRIO-2_0fd2c1e18aa07a2c17d23f2c29890f52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/6923 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
The nursing professionals’ engagement to educational practices / Adesão dos profissionais de enfermagem às práticas educacionaisEducação em saúdeEnfermagemCapacitaçãoEducação em saúdeObjetivo: Compreender as causas que levam a não adesão dos profissionais de enfermagem às capacitações realizadas no hospital. Métodos: Estudo de caráter exploratório-descritivo, do tipo transversal e de cunho qualitativo, realizado com profissionais de enfermagem de uma clínica de hospital de Belém-Pa por meio de questionários. Resultados: O total da população deste estudo é composta de 25 funcionários: 5 enfermeiros, 11 técnicos de enfermagem, 8 auxiliares de enfermagem. Após a análise dos questionários, identificou-se 3 categorias: Conclusão: Os resultados demonstram a necessidade de se adaptar as práticas da Educação Permanente em Saúde a realidade do profissional e da instituição. É importante salientar que apesar das dificuldades enfrentadas pelos profissionais, eles compreendem a importância da Educação Permanente, isso demostra relevância deste estudo, pois percebendo o porquê das causas da não adesão pode-se trabalhar em medidas que reduzam a dispersão do profissional de enfermagem nas atividades educativas no local de trabalho.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresEntrevista de Campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/692310.9789/2175-5361.2019.v11i4.1058-1064Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 4 (2019); 1058-1064Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 4 (2019); 1058-1064Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 4 (2019); 1058-10642175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6923/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6923/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacêdo, Winnie Taíse PenaFigueiredo, Brena Melodos Reis, Danielle Saraiva TumaBarros, Silvia Helena PortilhoRamos, Maximira Carlota de Araújoda Silva, Silvio Eder Dias2019-07-22T09:26:57Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6923Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2019-07-22T09:26:57Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The nursing professionals’ engagement to educational practices / Adesão dos profissionais de enfermagem às práticas educacionais |
title |
The nursing professionals’ engagement to educational practices / Adesão dos profissionais de enfermagem às práticas educacionais |
spellingShingle |
The nursing professionals’ engagement to educational practices / Adesão dos profissionais de enfermagem às práticas educacionais Macêdo, Winnie Taíse Pena Educação em saúde Enfermagem Capacitação Educação em saúde |
title_short |
The nursing professionals’ engagement to educational practices / Adesão dos profissionais de enfermagem às práticas educacionais |
title_full |
The nursing professionals’ engagement to educational practices / Adesão dos profissionais de enfermagem às práticas educacionais |
title_fullStr |
The nursing professionals’ engagement to educational practices / Adesão dos profissionais de enfermagem às práticas educacionais |
title_full_unstemmed |
The nursing professionals’ engagement to educational practices / Adesão dos profissionais de enfermagem às práticas educacionais |
title_sort |
The nursing professionals’ engagement to educational practices / Adesão dos profissionais de enfermagem às práticas educacionais |
author |
Macêdo, Winnie Taíse Pena |
author_facet |
Macêdo, Winnie Taíse Pena Figueiredo, Brena Melo dos Reis, Danielle Saraiva Tuma Barros, Silvia Helena Portilho Ramos, Maximira Carlota de Araújo da Silva, Silvio Eder Dias |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo, Brena Melo dos Reis, Danielle Saraiva Tuma Barros, Silvia Helena Portilho Ramos, Maximira Carlota de Araújo da Silva, Silvio Eder Dias |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macêdo, Winnie Taíse Pena Figueiredo, Brena Melo dos Reis, Danielle Saraiva Tuma Barros, Silvia Helena Portilho Ramos, Maximira Carlota de Araújo da Silva, Silvio Eder Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Enfermagem Capacitação Educação em saúde |
topic |
Educação em saúde Enfermagem Capacitação Educação em saúde |
description |
Objetivo: Compreender as causas que levam a não adesão dos profissionais de enfermagem às capacitações realizadas no hospital. Métodos: Estudo de caráter exploratório-descritivo, do tipo transversal e de cunho qualitativo, realizado com profissionais de enfermagem de uma clínica de hospital de Belém-Pa por meio de questionários. Resultados: O total da população deste estudo é composta de 25 funcionários: 5 enfermeiros, 11 técnicos de enfermagem, 8 auxiliares de enfermagem. Após a análise dos questionários, identificou-se 3 categorias: Conclusão: Os resultados demonstram a necessidade de se adaptar as práticas da Educação Permanente em Saúde a realidade do profissional e da instituição. É importante salientar que apesar das dificuldades enfrentadas pelos profissionais, eles compreendem a importância da Educação Permanente, isso demostra relevância deste estudo, pois percebendo o porquê das causas da não adesão pode-se trabalhar em medidas que reduzam a dispersão do profissional de enfermagem nas atividades educativas no local de trabalho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Entrevista de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6923 10.9789/2175-5361.2019.v11i4.1058-1064 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6923 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2019.v11i4.1058-1064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6923/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6923/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 4 (2019); 1058-1064 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 4 (2019); 1058-1064 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 4 (2019); 1058-1064 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218883054895104 |